16 de abril de 2010

Scion Companion Parte 1 - Os Tuatha dé Dannan

Ok, você já conhece o funcionamento do mundo de Scion. As lutas entre os Heréus e as crias de Titãs imita o conflito entre os Deuses e seus pais. Mas, e quanto às outras mitologias? Pensando nisso, a White Wolf elaborou três outros livros pra exemplificar o que os outros Deuses andam fazendo no meio de tudo isso. Aqui, vocês conferem os Tuatha dé Dannan, os Deuses irlandeses.

Primeiramente, o livro não é sobre mitologia, e assim, se permite a licença poética de misturar mitologia celta com irlandesa e modificá-la à medida que ela serve melhor ao jogo, e não ao ponto de vista purista dessas culturas. Ainda assim, os Tuatha são um panteão bem versátil.

O livro detalha a história de sua chegada à Irlanda, quando encontraram a Ilha Verde ainda povoada por Fir Bolgs e fomorianos. Eles derrotaram ambos, embora esses antigos inimigos vivam voltando para atormentar a vida dos Tuatha e seus Heréus. É impossível não notar referências a contos célebres no inconsciente popular como a história da Excalibur e a figura do Rei Arthur, ou os gigantes dos contos de fadas europeus, que entram em cena falando "Fee fi fo fu" ou coisa parecida. Tudo isso, é claro, na roupagem "mítica moderna" que a White Wolf sempre emprega magistralmente no ambiente de Scion.

O poder característico do Tuatha (além do poderosíssimo
ríastrad, um acesso de fúria de proporções divinas) é o enech (em gaélico, algo como "face, reputação"), que os permite acessarem as influências sociais e hierárquicas, e até mesmo alterá-las em alguns casos. Este poder, porém, é condicionado pelas geasa (plural em gaélico de geas), que se parecem com juras feitas com o Destino proibindo ou obrigando o personagem a certos comportamentos sempre que tiver oportunidade, como ajudar mulheres grávidas ou evitar que determinada espécie de animal seja prejudicada na sua presença. A violação de uma geas pode gerar inúmeros problemas para um herói, e até mesmo a sua morte.

Obviamente, o livro também conta com novos Legados e opções mecânicas próprias para os personagens que queiram pertencer ao panteão
Highlander (inclusive, o livro chega a mencionar que o próprio Willian Wallace teria sido Heréu dos Tuatha), além das fichas dos dois protagonistas da história de abertura desta excelente leitura, uma Heréu de Lugh em nível "herói" e um Heréu d'A Morrigan (não é erro, não. Alguns Deuses irlandeses têm o nome obrigatoriamente precedido de artigo, então eles ficam "A Morrigan", "O Dagda", etc.) em nível semideus.

Uma das características principais dos suplementos de Scion é que seus suplementos são relativamente pequenos em relação a outros RPGs. Assim, você não precisa se preocupar em comprar um livro pra usar apenas 20% dele. Se você gosta de cultura celta/irlandesa/galesa, então Tuatha dé Dannan é um prato cheio!

Download do livro traduzido por mim.


No próximo post, a Burocracia Celestial, os Deuses chineses.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...