15 de abril de 2010

Scion! Os Filhos dos Deuses no ST!








Uma das minhas mais recentes paixões no RPG tem sido Scion, q apesar de vir de uma editora q vivo criticando por trabalhos anteriores, dessa vez, até o chato de galocha aqui precisa dar o braço a torcer. Scion é uma obra prima.
Creio q pra maioria de nós, o sistema Storyteller está intrinsecamente ligado à idéia depressiva e soturna do World of Darkness com seus vampiros góticos e lobisomens eco-heróicos q mais brigam entre si do que combatem a incompreendida Wyrm. No entanto, Scion parece ir exatamente na contrapartida disso. Ele é heróico, moderno, e os jogadores são incentivados a ações heróicas e empolgantes ao longo da narrativa. Scion é intenso, vívido e é quase impossível ser remetido ao negativo e pesado "antigo" Mundo das Trevas, maior e mais célebre produto da White Wolf.

Seguindo a história do ambiente (q não custa ressaltar, em nada tange o WoD), há muito, muito tempo atrás, os Deuses mitológicos salvaram a Humanidade dos seus maléficos progenitores, os Titãs, e auxiliaram os frágeis humanos nos tempos primevos. Os panteões (existem vários, mas os principais são o nórdico, grego, japonês, asteca, vodu e egípcio) concordaram entre si que não interfeririam mais no Mundo, e se retirariam para o Mundo Superior ("Overworld"), só podendo descer para gerarem filhos com humanos, os chamados Heréus (forma arcaica de "herdeiro", tradução muito acochambrada de "Scion", título do RPG). Tudo ia muito bem ao longo de incontáveis milênios, até que os Titãs conseguiram se libertar de sua prisão no Mundo Inferior ("Underworld") e se lançaram numa sangrenta vingança para cima dos Deuses. O combate tem se mantido apenas às regiões celestiais, porém, aqui embaixo acontecem as pequenas ações que somadas podem mudar tudo. Os Titãs também deixaram suas crias em locais escondidos do Mundo, esperando pela libertação de seus mestres, ou as têm liberado aos montes por aí. Tudo que esses monstros querem é libertar mais Titãs para engrossar as fileiras do combate no Mundo Superior. É aí que entram os Heréus.

Na pele desses filhos dos Deuses, os personagens dos jogadores devem impedir que as crias de Titãs ("Titanspawn") causem ainda mais estrago por aí. Munidos dos presentes de seus pais e mães Divinos eles devem canalizar o poder de seus pais para combater seus inimigos na plenitude de suas capacidades. Essa ajuda vem na forma de Relíquias (itens, armas e até mesmo armaduras que permitem que os Heréus manifestem seus poderes divinos), Guias (mestres ou tutores para ajudá-los nas mais diversas questões), Seguidores (servos de menor poder e geralmente de utilidade específica) e Criaturas (animais lendários com poderes especiais).

Scion brinca muito bem com a idéia de "moderno mitológico", atualizando figuras célebres da mitologia como a medusa, eihenjars, as valquírias, ou até mesmo Sísifo em interessantíssimas roupagens modernas. É como andar por aí e de repente dar um "oi" para Aphrodite enquanto ela flerta entre empresários ricos, ou participar de um acalorado debate entre Osíris e Hades sobre a posse de uma alma muito preciosa para ambos, enquanto Raiden e Bast zombam de todo esse furor por uma coisa tão tola.
O sistema pode assustar os fãs mais arraigados do antigo Storyteller por tantas inovações, mas, nada que algumas releituras e uns treinos práticos de construção de personagem não resolvam. Apesar do sistema de Iniciativa/Juntar-se à Batalha ("Joint the Battle") parecer fenomenalmente complicado, ele é super divertido qdo se pega o jeito. O principal destaque neste aspecto é o jogo estratégico entre o equilíbrio de ataques mais fracos, que podem ser executados mais freqüentemente, e mais pesados, que embora sejam mais lentos, causam efeito mais devastador caso acertem. Finalmente há uma vantagem em se usar uma faca em relação ao cara que tem uma espada montante gigantesca!
"Hmm... Isso quer dizer q Scion se resume a pancadaria desenfreada? É só bater nas crias de Titãs e pronto?" Sei q é a esse raciocínio que meus comentários induzem, mas, por mais fantástico que seja o sistema de combate, o lado interpretativo e mental do RPG não foi deixado para trás também. Vários Truques ("Knacks") têm funcionamento totalmente mental ou social e são muito úteis e divertidos. Afinal, quem é capaz de não ceder ao charme de uma filha de Aphrodite, ou contrariar a sabedoria de um Heréu de Thoth, Deus egípcio inventor da escrita e guardião dos segredos de seu Panteão?

Revisite a mitologia pela ótica do fantástico cotidiano, veja os personagens combaterem monstros mitológicos depois do trabalho, se aventurarem entre a ciência e a magia (normalmente usando um contra o outro e vice-e-versa). E, acima de tudo, salve o dia e o Mundo!

Ficou curioso? Não deixe de conferir então o livro básico de Scion, com as regras de construção de personagem, os seis panteões básicos (Aesir, Pesedjet, Atzlánti, Loa e Amatsukami), combate e Destino Selado, porque até mesmo os Deuses se curvam perante tal força.

Livro Básico em Inglês

Tradução em Português feita por mim da primeira parte do livro básico

7 comentários :

  1. Muito muito boa a sua tradução.

    Se passar por uma revisão leve, estará pronta para a diagramação.

    Aliás, se vosmicê quiser ajuda para diagramar quando estiver terminada a tradução, eu posso ajudar. Não sou profissional nem nada, mas...

    Desejo sucessos a ti.

    ResponderExcluir
  2. Hayashi, você tem aí a ficha de personagem traduzida em qualidade mais alta do que a do netbook do Scion em português?

    Estou procurando feito doido na internet.

    ResponderExcluir
  3. Salvo engano, o povo da comunidade de Scion: Hero do orkut daqui do Brasil fez uma, mas eles não disponibilizaram pra download. Vc pede e eles mandam por e-mail. Fora isso, acho q não tem mesmo não.

    ResponderExcluir
  4. Já me enviaram a ficha.

    Então, vosmicê tem intenção de continuar a tradução? Estou lendo e gostando bastante.

    Congratulações.

    ResponderExcluir
  5. Teria como manda a fichas de personagem traduzida em qualidade mais alta do Scion em português. E pelo trabalho com a tradução do livro parabéns
    Obrigado antecipado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu estou afastado das traduções no momento, então acho que não vai rolar.

      Excluir
  6. Melhor tradução. Parabens pelo trabalho e esforço.

    Obrigado.
    Sei que você traduziu alguns suplementos como o panteão chines e celta... Possui outros?

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...