22 de agosto de 2010

7th Sea: Prévias da Tradução

Pois é, galera. A tradução de 7º Mar está progredindo a passos lentos, e até agora nem consegui chegar na metade do livro, o que muito me desanima. Mesmo assim, passei por trechos interessantes e que, embora tenham ficado muito apagados nos (poucos) rumos que a AEG deu pro RPG, achei legal colocá-los aqui para todo mundo ver.

Sim, Théah é um lugar de roupas e espadas finas, de um povo educado, erudito e civilizado. Ainda assim, existem mistérios e monstruosidades irracionais como esta na figura acima, brincando com o barquinho. Embora nem de longe sejam o foco do produto, tal qual em D&D, os monstros de 7th Sea são clássicos, mas bem divertidos. Não lembro de ter encontrado estatísticas deles em qualquer lugar, ao que me consta, não há um Manual dos Monstros de Théah, mas eu gostei bastante de um detalhe ínfimo do Guia do Jogador, que faz uma pequena poesia rimada com os monstros que a Igreja Vaticina associou aos Sete Pecados Capitais. Até o presente momento, ela vai ficar desse jeito:


"No dia mais claro, na noite mais densa... (-)

Ops, poema rimado errado. O de 7th é esse aqui:

"O Orgulho dos Zumbis os levou à desgraça,

Os Fantasmas, cheios de Inveja, espreitam na mortalha.

A Cobiça dos Kobolds os leva a matar.

A Gula dos Carniçais, nos homens vem a se saciar.

A Luxúria das Sirenes leva o homem ao fim.

Os Terrores da Noite roubam o ar do Preguiçoso enfim.

A Fúria dos Drakens vibra de maldade,

Mas um homem sem pecado, entre os seus, é majestade."

Bom, acho que ainda não está rimando tão bem assim, mas, mesmo assim, a idéia é muito legal. Também há um pedaço muito legal falando suber superstições que os homens do mar tem, e, para alívio das jogadoras, nem todo mundo concorda que mulheres a bordo são sinais de mau agouro.

Espero retornar com notícias mais animadoras de Théah, mas é que o texto tá tão... Chatinho de se ler que até desanima. Ah sim. O fato do livro ser todo em preto e branco o torna mais monótono também. Mas, estou fazendo o possível para deixar as ilustrações presentes no pdf final também. Não que elas sejam todas um primor de desenhos. Alguns são muito legais, outros são sofríveis a ponto de eu nem saber porque foram parar no livro além de ocupar espaço pra formatação da página. Enfim, até a próxima.

5 comentários :

  1. Fazer rimar poemas em outra língua é tarefa árdua... ainda bem que você está conseguindo! Continue o bom trabalho e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tu tens um grande talento com as palavras, amigo Hayashi. Digno dos maiores oradores das famílias Asako e Isawa...

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelos elogios, galera. Ainda acho q não está 100% legal, mas tem ficado muito bom realmente. Se alguém pensar em alguma coisa, principalmente algo mais formal e rebuscado, é só falar.

    A saber, também havia um poema rimado em Freedom City, quando o livro fala dos Cavaleiros Estelares. O trecho de aberta do capítulo é o juramento do Cavaleiro Estelar. A saber, o grupo é xerocado dos Lanternas Verdes da DC Comics, e como eles tem um juramento maneiro, a Green Ronin resolveu colocar isso no seu super-verso também.

    Para quem não sabe, o Juramento dos Lanternas Verdes (q aparece ali em cima, em tom de piada) inteiro é:

    "No dia mais claro, na noite mais densa
    O mal sucumbirá ante a minha presença
    E todo aquele que venera o mal há de penar
    Quando a luz do Lanterna Verde enfrentar."

    O Juramento dos Cavaleiros Estelares, por sua vez, é:

    "Espada e escudo, luz da Pedra Estelar,
    brilhante farol em nosso lutar,
    para a justiça, honra e verdade levar
    que o mal tema: o verdadeiro Cavaleiro Estelar!"

    PS.: Mais alguém notou que a Pedra Estelar, fonte de poder de todos os Cavaleiros Estelares... É um d20?

    ResponderExcluir
  4. E um d20 não é a fonte de todos os nossos poderes também, nós, personagens de aventuras?

    Brincadeiras a parte e parafraseando Odin e o Clérigo, parabéns, nobre Hayahshi. É realmente muito difícil traduzir e rimar poemas em outras línguas! Ficou deveras bom.

    ResponderExcluir
  5. A de alguns outros, por exemplo, os Scions, então, seriam d10?

    Valeu pela consideração, Astreya... Sua aprovação conta muito.

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...