22 de agosto de 2010

D&D 4th: Vor Rukoth - Traduzido

Pois é, galera. Ando sem notícias muito empolgantes, mas, entre um marasmo e outro, consegui andar até que bastante com a tradução do Vor Rukoth. Ainda não consegui resolver TODAS as minhas birras com o Reader, mas um portátil dele tem dado conta legal.

A saber, a tradução de Vor Rukoth provavelmente deve conter alguns erros. Ainda não o revisei tão bem quanto gostaria, e a numeração de páginas também deve estar bastante bagunçada.

Bom, mas de qualquer forma, serve de uma ótima prévia para "O que é Vor Rukoth".

Visando ser apenas um lugar legal pro Mestre jogar o grupo, Vor Rukoth na verdade, não é uma cidade. É a ruína de uma grande cidade tiefling, a cidade irmã da cidade capital do GRAAAAANDE império de Bael Turath. A cidade era presidida pela própria irmã do imperador, Lady Najala. Tudo ia bem, o império prosperava e se expandia bastante (provavelmente nas costas dos povos conquistas e escravizados por Bael Turath), até que Bael Turath veio a colidir inevitavelmente com Arkhosia. Sem ter muita chance diante dos draconatos, os até então humanos nobres de Bael Turath selaram os pactos demoníacos que os transformaram nos primeiros tieflings. Vor Rukoth esteve afastada do conflito na maior parte do tempo, tempo esse usado principalmente para tornar sua regente cada vez mais louca e paranóica com seus novos poderes. Num de seus delírios, a rainha Najala projetou um portal para os Nove Infernos, e isso serviu para intimidar qualquer adversidade a Vor Rukoth. No entanto, uma legião arkhosia conseguiu sitiar a cidade, e, tentando contra-atacar, Najala abriu seu portal infernal e, dali em diante, tal dia ficou registrado nos contos e poucos registros existentes sobre Bael Turath como o "Dia dos Demônios". Os demônios liberados por Najala mataram inadvertidamente tudo o que encontraram pela frente. Tieflings, humanos, camponeses, nobres, draconatos, animais... Enfim, eles tornaram o que já foi o rubi da coroa do império turathi num monte revirado de poeira, sangue, dor, traição e morte. E assim, ninguém mais se lembrou de Vor Rukoth e suas riquezas por séculos.

Até hoje. (Creiam-me, este é o resumo da história)

Muitas das riquezas da antiga cultura tiefling continuam esquecidas, enterradas e escondidas nas imemoriais mansões da opulenta riqueza de Vor Rukoth. Vários itens de outros lugares do mundo também estão lá, dado o porte cosmopolita de Bael Turath. Mas eles não vem sozinhos. Males tão antigos quanto a própria lenda de Najala espreitam em cada pedra cor de sangue, almas incansáveis uivam em dores sobrenaturais, demônios antigos esperam em ardilosos disfarces, e o coração do mal de Vor Rukoth ainda pulsa... Na forma do poderosíssimo Portal de Najala.
Vor Rukoth é um livro destinado principalmente a Mestres que queiram arrumar plots maneiros relacionados à arqueologia, ou aos tieflings ou draconatos. Embora se norteie principalmente por esses temas, perigos muito mais variados estão ali. Como seres da Escuridão Inferior ou da Agrestia das Fadas. Basta procurar com cuidado. Achei pessoalmente um livro bastante polivalente, e com tantos "problemas" para o grupo resolver, que ele poderia muito bem passar de nível 1 aos épicos ali dentro... E ainda haveria coisas a serem consertadas!

Eis aí então a casa das encrencas:
Download de Vor Rukoth (traduzido)

PS.: Esse já é o segundo "livro de cidade"  lançado pra D&D 4th. Antes deles, tivemos o Hammerfast. Que me pareceu horrendamente bizarro. Cidade anã + fantasmas perambulando por aí... Será que tem chance de encontrar o Beetle Juice de barbona por ali também?

PS2.: Se continuarem nesse ritmo, estou roendo as unhas por uma cidade draconata... Ou quem sabe uma eldarin? (já tivemos uma cidade eladrin na Dragon. Não lembro o nome, mas era a cidade com uma polícia secreta caçadora de metamorfos "dopplegangers" infiltradores).

PS3.: Não, não consegui melhorar a imagem da capa do livro. E bem que tentei, mas todos os exemplares que consegui arrumar estavam num JPG ou muito pequeno ou numa (falta de) qualidade escandalosa.

2 comentários :

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...