18 de setembro de 2010

Reporte da Aventura: HS1 - The Slaying Stone (A Pedra Assassina)

Olá, pessoal.

Ontem, e até as 3 h da manhã de hoje, estávamos realizando a primeira seção da aventura que já há algum tempo tem sido falada neste blog. A saber, resolvi mestrar a aventura pronta "HS1 - The Slaying Stone". Ela se destina a personagens de 1º nível, e devo dizer, tem se mostrado bem mais difícil que os kobolds "asfálticos" da Fortaleza no Pendor das Sombras. Como esse é o primeiro report, creio que me concentrarei mais na apresentação dos personagens que até agora integram o grupo do que na aventura propriamente dita. Bom, vamos ao elenco:


  • Finisten (Vingador Humano): Finister é reservado e de poucas palavras. Inquisidor de Ioun, busca informações sobre os perigosíssimos artefatos conhecidos como as pedras assassinas de Kiris Dahn a comando de ordens superiores de sua Igreja. Disciplinado e perspicaz, Finisten é frio, racional e metódico em suas atitudes. Para quem não lembra, ele usa o prelúdio aproximado do Lantis, já que o jogador responsável resolveu mudar de defensor para agressor de sua fonte de poder. Finisten foi doutrinado no caminho de Ioun por seu tutor nobre (originalmente, ele é filho de camponeses), mas teve todo o vilarejo queimado por asceclas de Vecna, provavelmente procurando algum segredo (típico).

    • Tork "Anaconda" Stonefist (Guerreiro Humano): Talvez Tork seja o combatente mais experiente do grupo. Ele já foi um soldado, e mesmo longe do exército, continua seguindo sua doutrina. Ele é rude, grosso e não raramente suas palavras assustam até mesmo seus próprios companheiros de grupo. Ele já lutou em guerras e em arenas, mas atualmente está se virando como mercenário freelancer, contratado junto com Cinzah a serviço de Treona.

    • Cinzah (Patrulheiro Feral): Cinzah teve sua tribo massacrada quando ainda era alguns anos mais jovem. Sem escolha, ele com minguados sobreviventes se mudaram para a cidade, onde encontraram empregos pouco salubres dada sua inexperiência em assuntos mais "cívicos" e sua aparência monstruosa. Cinzah acabou sendo contratado por uma guilda de criminosos, mas ele reluta contra isso. A guilda atualmente o enviou num serviço mais afastado, contratado por Treona. Seus "donos" pensam que isso é um teste de sua fidelidade para com a organização. Contudo, Cinzah parece ter outros planos...

    • Rasec Reynolds (Bardo Meio-Elfo): Sociável, de boa aparência e palavras gentis, Rasec é o "relações públicas" do grupo. Porém, quem vê este galante bardo, não imagina seu passado triste. Ele teve seu antigo vilarejo invadido por orcs, que entre várias mortes, causaram a de sua recém-namorada Miriam. Não conseguindo mais viver num lugar onde tudo o lembrava dela, ele agora usa seus talentos arcanos e músicos para viajar e tentar se esquecer de seu passado.

      • Morgoth (Mago Humano): Personagem que caiu de pára-quedas na aventura, feito na última hora pelo Dg, velho conhecido da cruzada D&D 4ª edição no RRPG. Como tal, ainda não sei o prelúdio dele e até mesmo SUPONHO que ele seja humano. Ainda não consegui nem abrir a ficha dele.


        Como estamos no cenário típico de D&D (Points of Light), a principal característica deste cenário é o fato de consistir de reais pontos de civilização em meio a grandes vastidões de terras selvagens, indomadas e não raramente perigosas para as pessoas. Assim, as estradas são poucas, mas vitais. Viajar sozinho durante muito tempo nesses grandes espaços entre locais civilizados é quase suicídio. Assim, estando em viagem, provavelmente as outras pessoas na estrada estão indo ao mesmo local que você (não há muitos outros destinos, digamos assim). No caso, todos os personagens estavam indo para a torre de Treona, para saber mais sobre o motivo de terem sido contratados. Exceto por Finister, que a tinha como única fonte de informação sobre as pedras.

        No caminho para a torre, Rasec tenta puxar assunto com os outros viajantes, até então desconhecidos para ele. Não demora muito para que conheça a "sutileza" e "fineza" de Tork Stonefist, que mesmo sendo contida pelo seu "colega de profissão" Cinzah, ainda assim assustou muita gente. Eles conversaram um pouco, tentando se conhecer e saber o que faziam. Já findava a tarde, quando um temporal veio sobre eles, e quando resolveram montar acampamento à beira da estrada ao invés de prosseguir a jornada à noite, uivos surgem da mata ao redor da estrada, e lobos famintos cercam os personagens. O combate se prolongou bastante até, mais graças a problemas técnicos com o Maptools do que qualquer outra coisa, creio eu. Os lobos lutavam ferozmente, causando graves feridas em Tork e em Morgoth, que se viu desprotegido na retaguarda. Finister lutou ao lado do mago, mas mesmo com o poder de sua Jura de Inimizade, errava vários ataques. A linha de frente se via em polvorosa com Tork segurando sozinho dois lobos e sendo auxiliado por Cinzah e Rasec, que basicamente o mantinha de pé com suas curas e incentivos. A movimentação também era atrapalhada pela estrada de lama que se formou com o temporal. Caso os personagens conseguissem se aproximar da torre, Treona poderia ajudá-los com suas bombas, mas isso não ocorreu.

        A torre de Treona já estava a poucos metros de nossos jovens heróis, e após terem lidado com os lobos, a anfitriã pede que se apressem, e se abriguem logo da chuva. Lá dentro, são recebidos por uma mulher humana já em meia-idade, à luz de uma fogueira. A habitação é bastante simples, porém espaçosa. Treona explica, juntamente com "ex-lorde" Kiris Akirk, sobre as pedras assasinas de Kiris Dahn. Como leitores mais atentos podem notar, Alkirk era da linhagem dos governantes de Kiris Dahn, mas a cidade foi tomada por uma horda invasora de goblins há oito anos, e desde então nem mesmo o nome da cidade resta mais. Os goblins a "reconstruíram" com o nome de Gorizbadd. As pedras assassinas eram oito dispositivos usados na defesa da cidade. Munidas das circunstâncias corretas, elas conseguiam facilmente eliminar qualquer exército invasor. Contudo, os goblins eram tantos, que nem mesmo isso foi suficiente. Só bem recentemente, os estudos históricos de Treona apontaram à existência de uma até então desconhecida nona pedra assassina, que ainda está em algum lugar da atual Gorizbadd. A missão dos aventureiros é então entrar na cidade e recuperar a pedra, antes que os goblins sequer tentem descobrir a função do artefato. O uso incorreto dele pode trazer efeitos colaterais ao próprio usuário, o que pode ser exponencialmente desastroso.

        Para complicar ainda mais a vida de nossos heróis, eles não são os únicos atrás da pedra. Dreuss, um tiefling rival de Treona também fez sua jogada e contratou um bando mercenário de orcs para levar a pedra para ele. Os "Olhos Arrancados" ao que tudo aponta, foram o mesmo bando que assaltou a vila de Rasec, o que, desnecessário dizer, o colocou de vez nessa busca.

        Até então, já eram altas horas da madrugada e os jogadores estavam beirando a inconsciência. Eu até teria mestrado mais, mas não tinha preparado os futuros encontros. A missão dos aventureiros é até que simples, olhando de longe. Agora, é só esperar até a semana que vem para saber COMO eles vão resolver entrar numa cidade goblin assolada por outros invasores.

        11 comentários :

        1. Bom primeiro de tudo um ultimo comentario
          sobre a Isabella, amiga do Ramon, se voce estiver de acordo Hayashi deixa a ultima vaga do grupo com ela, apenas creio que ela deveria mudar pra um defender (que já que temos 2 strikers no grupo se ficarmos com 2 controlers ,o bicho pega depois)
          quanto a sessão eu gostei muito, o pessoal interpretou muito bem seus personagens,a aventura estava tão empolgante que as horas voaram e de repente já era de madrugada
          ^^
          como todos já disseram ontem, creio que se voce disponibilizar pra gente conectar no maptool enquanto rola uma interpretação no rrpg
          tambem irá agilizar bem, até porque tendo armazenado os mapas/tokens do maptool em cache
          depois pra voltar a entrar nele caso seja necessario é rapidão
          e ficou muito shown as macros

          Agora falando um pouco sobre a aventura, apesar
          de todos suspeitarem uns dos outros no começo,
          afinal se encontraram numa estrada meio isolada,
          conforme iam conversando as desconfianças creio terem diminuido um pouco e no calor do combate em que os personagens tiveram que se unir para sobreviver meio que os obrigaram a deixar suas diferenças de lado para poderem triunfar ante os lobos.
          Um combate que a primeira vista realmente parecia facil, mas que com alguns erros criticos
          dos dados(acho que todo mundo errou pelo menos umas 2 vezes XD )fez com que o combate ficasse tenso, com os lobos nos cercando e o pior
          um dos lobos encurralando o pobre mago do grupo e centralizando seus ataques nele, enquanto outros dois eram meio que segurados pelo guerreiro , esse foi o momento tenso do combate
          que a gente ficou dividido e tinhamos que optar
          qual lobo matar logo primeiro para ir ajudar
          o mago e o vingador que estava meio que abondonado pelos Deuses ontem, mas que felizmente no momento crucial acertou o golpe final no ultimo lobo.

          Como ja tinha dito muito legal que todos interpretaram os seus personagens e o grupo está de parabens pela sintonia no combate mesmo a maioria tendo se conhecido ontem , e parabens pela aventura, está ficando muito boa, já ansioso por Sexta pra jogarmos de novo

          ResponderExcluir
        2. Fico feliz em saber que a mesa foi adiante, mas triste por que eu não pude participar (imagina se eu tivesse jogado até as 3! Hoje tive que acordar as 6 para trampar, rsrsrs)

          Mas tá ficando interessante, aguardo a continuação na próxima semana.

          ResponderExcluir
        3. Quero falar a todos que me diverti muito na abertura da campanha e todos estão de parabéns pelo seu desempenho como jogadores. Espero que daqui pra frente a diversão só aumente. ^^ E tomara, sim, que Thiago confirme a vaga para Isabella. Quanto ao Tork, quero dizer que me rendeu várias risadas aqui... êta bicho doido sô!

          Quanto a velocidade do combate, creio que além dos problemas técnicos, já superados, mas que causaram grande atraso, outro é a velocidade de upload e download do mestre, que é crucial para que não aconteçam lags, afinal ele é o servidor dedicado, e mesmo movimentações de dados feita por nós, jogadores, "passam" 1º pelo servidor, para depois atingirem os demais. Portanto jogadores, e mestre, tenhamos paciência quando as coisas se tornarem lentas demais...

          Conhecendo agora o nome da aventura, mestre, tomei a liberdade de procurar mapas num famoso fórum de mapas, o Cartographers Guild, que possui usuários que fazem maravilhas para o rpg. Fui motivado pela qualidade gráfica não muito atrativa de mapas copiados diretamente de aventuras em pdf escaneadas e editados (no final eles acabam ficando ruins) a procurar mapas já construídos. Acabei achando um tópico com mapas para a aventura, todos eles, senão quase todos, em ótima resolução e muito bem feitos. Vi apenas o primeiro, para não estragar a surpresa dos encontros que virão, mas dada a sua qualidade, espero que os outros sejam de igual valor. E necessário se registrar no fórum para ter acesso aos arquivos. Aqui vai:

          http://www.cartographersguild.com/showthread.php?10509-Maps-for-HS1-The-Slaying-Stone

          E é só... Abraços e até semana que vem. Espero que Thiago use os mapas, hehe... ^^

          ResponderExcluir
        4. Gostei d+ ! muito legal a aventura e gostaria de destacar aq:

          -O mestre foi super bom,muito boa narrativa!
          - Os jogadores são de primeira na interp e no combate !

          Vamo continuar que tem muita bola pra rolar pela frente ! E QUE SAIA ESSA ZICA DE NOS !

          PS: so peço desculpas pelo meu atraso no jogo,pq igual falei, foi minha 1ª vez e logo,logo estarei afiado

          ResponderExcluir
        5. Bom, sobre a lentidão do servidor, é muito improvável que a velocidade se mostre diferente pelo Hamachi, mas essa hipótese ainda precisa ser investigada. Ainda não sei o q está causando TANTO lag, mas, só pra ter uma idéia, os mapas puros, em jpg não ocupam mais de 100 kb. O q é até pouco, mesmo pra minha conexão discada. Mas, não sei o q rola q as campanhas todas possuem gigantescos 3 ou até 6 mb ou coisas assim. Numa conexão discada, pode-se demorar HORAS pra baixar isso. Não sei o que acontece.

          Qto ao grupo, os jogadores estão excelentes. Só gostaria, e entendo que é estupidamente difícil, de um combate mais interpretativo. Sim, a torcida pros caras acertarem é muito legal, mas de repente seria muito mais legal se os jogadores "interpretassem" seus poderes. Ao invés de "Eu uso Floreio Ardiloso.", por exemplo, algo mais "Eu ameaço atacá-lo por cima, mas dou um contra-pulo e uso Floreio Ardiloso!".

          ResponderExcluir
        6. Boas camaradas! (agora o Tork pode chamá-los assim XD)

          Bom, primeiramente, mas sem delongas, quero parabenizar o pessoal pela ótima sessão que tivemos. Realmente, superou minhas expectativas! Que bom que gostaram do Tork! E podem ter certeza que ele vai dar muito o que falar ainda (podem deixar que ele só é meio burro, não estúpido, além do mais tem WIS pra compensar).
          Bom, em relação ao nobre DM, massa demais cara! Simplesmente não deixou a galera na mão, e manteve o gostinho de quero mais pra próxima aventura. Só gostaria de ressaltar alguns pontos, que inclusive já até conversei com o Rasec.
          1) Como já dito, seria melhor carregarmos os módulos do MapTools antes para não termos que esperar tanto tempo para começar o encontro. Se você quiser (e se provar ser mais rápido), posso ser servidor no Hamachi pras coisas andarem mais rápido, já que sua conexão é discada.
          2) Agora que o pessoal se entrosou, tanto com os membros do grupo como com os programas, poderíamos organizar mais a parte de roleplay, pra não ficar bagunçado como ficou na primeira sessão, por exemplo: tira ou vouch da galera e põe só o NPC pra falar. Depois vai dando vouch 1 por 1 pra cada um fazer só uma pergunta por vez, já que todo mundo falando ao mesmo tempo fica parecendo mercadão de peixe japonês.
          3) Outra coisa, na mesma linha da sugestão anterior, é que você digite as falas dos NPCs previamente, pra você fazer só um copiar+colar na hora, pra ficar mais rápido na hora dos diálogos grandes (veja bem, pra uma linha isso não pe necessário, mas tem NPCs que conta história...)
          4) Concordo plenamente que a gente tem que melhorar o roleplay na hora do combate, fica bem mais bacana. Mas o DM tem que fazer isso também com os NPCs ou quando a gente acerta o golpe, pois a dinâmica fica mais fácil de imaginar, e bem mais bacana também! Não precisa fazer 2 linhas de descrição, mas só "o lobo morreu" também não fica muito bacana (mais uma vez, repito: sei que diante de todos os problemas técnicos que tivemos, e diante da impossibilidade de contratar um gnomo trambiqueiro pra quebrar nosso galho, pra não atrasar muito a sessão isso foi necessário)

          Enfim, adorei a sessão, e não vejo a hora de jogar com vocês de novo galera. Tirando esses pequenos detalhes e melhorando-os, a gente tem tudo pra fazer uma campanha épica! ^^

          PS1.: Rasec, você vai ser o baixinho agora a menos que apareça um anão! XD
          PS2.: Finister, já mandou benzer os dados e a espada? =P

          ResponderExcluir
        7. e aew Queixaum, eu sou o baixinho e você o grandão do grupo ^^
          quanto ao roleplay no combate ,creio que ficará bem legal mesmo, vou ter que bolar umas frases de efeito pra usar depois
          a ideia de separar as pessoas pra falar tambem é
          boa ,eu as vezes ficava perdido com quem tinha/estava falando imagina o mestre que tem que ler tudo
          Pedro não esquenta com a zica, depois voce faz uma reza pro seu Deus e voce ve que os dados melhoram
          e aguardando a proxima sessão

          ResponderExcluir
        8. A idéia do voice e todas as outras foram anotadas.

          A saber, a Isabela me mandou uns 3 e-mails já com a personagem dela. Tiefling híbrida de Lâmina Arcana (q sinceramente, eu considero o pior defender de todos) com Bruxo. Eu acho um clichê super funcional o eladrin mago e o tiefling bruxo. Draconato paladino tb... XD

          Bom, de resto, até sexta.

          ResponderExcluir
        9. só uma duvida ela é experiente jogando rpg?
          se for creio que mesmo que o defender seja ruim
          ela saberá se virar com a escolha dela
          caso ela esteja começando recentemente
          talvez fosse uma boa ideia
          passar uma build mais simples/facil
          dela jogar

          ResponderExcluir
        10. Bom, ela parece ser experiente o suficiente pra fazer uma build híbrida. Porém, inexperiente o suficiente para incluir itens mágicos na ficha de nível 1 (mesmo q a lâmina mágica conste no CB como item +1, não entendi a da varinha +1 q custa, sozinha, 360 PO no inventário).

          A escolha de poderes me pareceu bem legal tb.

          ResponderExcluir
        11. Bom, conversei com o Thiago esses dias e os últimos detalhes já foram arrumados.
          Anciosa pela sexta-feira para que possamos dar continuidade a aventura.
          Com certeza vai ser otimo.
          Ah, não se preocupem com a build feita, acredito que não vou ter problemas em jogar com ela, mas se vai ser funcional ou não só saberemos na mesa de jogo.

          ResponderExcluir

        Leia Também:

        Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...