4 de dezembro de 2010

Biblioteca Isawa: Desvendando o Role Playing Game, de Mateus Rocha


Continuando com a mania de inaugurar seções, planejo usar esta aqui para falar dos livros que ando lendo, e que venha a achar interessantes. Fato, não sou muito de ler, sou super-preguiçoso com isso, mas, vira e mexe, alguma coisa chama a atenção e merece destaque. E para começar, vamos por um livro que estou usando no meu TCC (que ando extremamente preocupado com um aviso que recebi da faculdade. Pode ser que eu nem tenha chance de continuar na Universidade, se entendi direito. Preciso de esclarecimentos e espero que eles venham o mais breve possível e sejam positivos).



Desvendando o Role Playing Game, de Mateus Souza Rocha, reúne de maneira muito acadêmica vários aspectos relacionados ao nosso amado hobbie. Desde os primórdios da idéia de jogo em si quase lá no paleolítico (brincadeira), falando sobre a história do RPG, e seu surgimento intrínseco aos jogos de tabuleiro e de guerra, passando por todos os grandes marcos da área. De D&D até os MMO's, tudo bem organizado, inclusive comentando as várias acusações que o hobbie sofreu aqui e lá fora. Minha edição é de 2010, o que o mantém até bastante inteirado de todos os acontecimentos. Me surpreendi ao ver que ele aborda assuntos tão atuais assim.

O texto é bem direto e gostoso de ler. Informações objetivas, e narradas por um fã de RPG mas que não se deixa inebriar pela empolgação e perder o fio acadêmico do discurso. É um livro excelente e que recomendo como leitura obrigatória a qualquer um que se considere autoridade em RPG. Mesmo que você seja só um jogador esporádico, é o tipo de conhecimento muito bom de se ter. Também é muito indicado para educadores que queiram usar o RPG como ferramenta pedagógica. Enfim, se você tem curiosidade sobre como surgiu esse tal de "RPG" e seus principais adventos, o material é totalmente indicado.

No caso, comprei o livro pela 2AB, uma loja online especializada na verdade, em livros de design, mas que por acaso foi a única em que encontrei o livro para vender. Recomendo a livraria também, já que foram super atenciosos e até mesmo me mandaram um e-mail perguntando se o livro chegou bem, se atrasou, etc. Além do livro em si e dos costumeiros marcadores publicitários, vieram junto duas balinhas com o logo da editora. Uma idéia diferencial, original e que achei muito legal! (Rima tripla horrorosa)

Bom, taí. Recomendo enormemente o livro. E perdão pela resenha enormemente curta. Ainda não terminei o livro (que chegou nesta sexta), mas tem sido muito útil por aqui.

Um comentário :

  1. Olá! Sou o autor, gostei da resenha, espero que o livro tenha sido útil no desenvolvimento do seu trabalho.

    Abraços,
    Mateus

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...