20 de janeiro de 2011

L5R 4th - Previews de Emerald Empire

Acabei de passar os olhos pela notícia do The Celestial Agonies, e dali para o site da AEG onde os previews estão.

Sinceramente, o livro me parece EXCELENTE, pra dizer o mínimo. Resgate de regras de livros antigos que valiam a pena (como The Way of Daimyo. Não que o livro valha muito a pena, mas algumas coisas dele são muito boas), MUUUUUITO fluffy, e a julgar pelo índice, teremos muito poucas regras mecânicas. Sincero, no ponto em que a 4ª edição está, nem precisa. Temos muita informação sobre a ambientação geral, e chego a dizer minuciosa sobre Rokugan (sim, o livro vem falando sobre as culinárias típicas de cada clã! o.0).

Fato é, porém, que os dois livros até agora da 4ª edição mesclam muito bem fluffy e crunchy, mas me parece sinceramente que EE será bem diferente. Além do que, se for para fechar a trindade, se Enemies of the Empire é um "Manual dos Monstros", então Emerald Empire é um "Livro do Mestre".


Ao longo de ONZE capítulos e dois Apêndices, temos: Geografia (coisa que já vinha no básico), Costumes (provavelmente resgatando informações sobre as superstições dos Clãs, do livro básico da 3ª, e trazendo, para quem sentia falta, regras para os jogos), Estrutura Social (quem manda em quem), Política (muita coisa resgatada do Masters of the Court, outro livro de qualidade épica), Artes (imagino que aqui caberia criar as escolas de Artisans, como a Kakita Artisan, mas acho que não virá), Dinheiro e Comércio (não, itens em Rokugan não estão simplesmente à venda como em D&D), Lei e Ordem ("PARADO, BLOODSPEAKER! Você tem o direito de permanecer morto!"), Religião (basicamente Masters of Magic + Prayers & Treasures), Educação (Dojôs, dojôs, e mais dojôs, por favor!), Guerra (leia-se Masters of War expandido), Terras Estrangeiras (não precisava, mas o livro tinha que fechar 300 páginas, ué), e o Apêndice 1: Glossário (como é que deixaram o livro básico sem isso!?), e o Apêndice 2, que é o revival do Way of Daimyo que falei antes.

Ou seja, ao que me parece, se você quer realmente saber qual é ou como causar o feeling de Rokugan pura, e não um "D&D com samurais" (isso é, caso ainda haja dificuldade nisso depois dos livros anteriores), este livro é para você! Contudo, imagino que ele só peque por ser pouco destinado a quem narre em suas próprias storylines, o que pelo visto, não é tanta gente assim quanto se pensava (se fossem maioria, o livro seria inútil). Ainda para esses, imagino que ele possa servir para pinçar coisas que sejam interessantes para suas ambientações particulares.

Mísseis mirados e travados neste livro assim que ele for lançado por aqui!

Caso você ainda queira ver o que eu vi, aqui vão os links:

Preview 1 (Índice do livro)
Preview 2 (Apêndice 2: Way of Daimyo, fragmento)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...