20 de janeiro de 2011

Sugestão de Seção: Quadrinhos "homemade" na Hayashi no Ie

Bom, já andei conversando com a Isabella há algum tempo sobre a possibilidade e a viabilidade dessa idéia. Em grande parte, parece bem impossível dada a fugacidade de informação que a Internet possui. Por outro lado, também é verdade que por mais que o povo de RPGistas do Brasil se amarre numa pirataria, eles sabem cooperar quando querem. Prova disso? Ainda não encontramos nenhum exemplar do Tormenta RPG (por mais criticado que seja) online por aí.

E o que isso tem haver com os quadrinhos? Já não é de hoje que venho com a idéia de colocar quadrinhos escritos por mim, mas desenhados por outras pessoas para ser baixados aqui. Por que não faço isso? Em primeiro lugar porque meus desenhistas têm o péssimo hábito de me deixarem na mão com os roteiros. Em segundo lugar, até desenharia eu mesmo horrorendamente e colocaria aqui, orando para que um surto de loucura coletiva se abata nos freqüentados a ponto deles acharem que meu roteiro compensaria a arte porca. Também preciso levar em consideração que eu já faço coisa demais de graça (traduzo, comento, "feedbacko", etc.) por aqui, além de ser uma baita sacanagem com os pobres desenhistas, que também precisam comer.

Página do mangá "Bleach". Todos os
Direitos Reservados... Como se alguém
ligasse.
Daí que a pergunta a que tanto estou rodeando é a seguinte: Vocês achariam viável disponibilizar esses quadrinhos (que ainda VÃO ser feitos, caso essa idéia vá pra frente) para download por um preço módico? Outro detalhe amplamente sujeito à discussão, inclusive. Isso, claro, com o máximo possível de avisos pelo volume para NÃO postar isso pra download gratuito na Net. Minhas conversas com a Isabella eram mais para ver se haveria instrumento legal (efetivo) que impedisse isso, mas a licença autoral nunca impediu os 98% de coisa existente no 4Shared.

Fato, preciso ainda de maiores instrumentalizações para essa idéia. Que meios de cobrança serão utilizados? E quando os quadrinhos estiverem prontos, serão enviados por e-mail ou haverá um link para ser baixado que será repassado ao pagante? Essas questões também precisam ser resolvidas, mas, em parte, não adianta filosofar a respeito sem quadrinhos prontos, e não adianta fazer os quadrinhos sem uma base mecânica eficaz para essas questões.

Ah, sim. Por fim, grande parte desse último empurrão veio do Odin, que está distribuindo seu livro com os Contos de Elgalor por aí. Boa sorte para nós!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...