5 de março de 2011

Novidade na HnI: MDF + CCG ou RPG = ???↔!!!

Olá pessoal.

Não, não perdi as vogais de meu teclado. Ao que me consta, elas estão muito bem, mas esse monte de consoante perdida no título realmente pode soar meio confuso.

Bom, para decifrar essa sopa de letrinhas, MDF é a sigla para "Medium Density Fiderboard", algo como "placa de madeira de densidade média". Algo muito conhecido para o povo que conhece artesanato ou mexe com construção civil (salvo engano, esta madeira é a mesma usada para os compensados ou madeirites da vida).

Recentemente, acabei ajudando minha mãe que começou um curso disso, em princípio, para criar "lembrancinhas" do aniversário de 50 anos da Sociedade Feminina da Igreja que integramos. Algo muito divertido, terapêutico e um ótimo passatempo. Porém, de tanto ajudar, acabei meio que mordido pelo vício do negócio e achei alguns usos que creio pelo menos não terem sido devidamente explorados em sua total profundidade. Em suma, porque o povo de artesanato não gosta de RPG, e o povo do RPG também não é chegado a trabalhos manuais.


Mas é só juntar um com o outro e deixar a criatividade correr que logo se percebe a incrível versatilidade de usos que o material possui. Basta uma ida banal a qualquer loja especializada para se surpreender com a cacetada de material anexado ao hobby. De tintas, pincéis às mais diferentes ferramentas e acessórios criativos para conseguir os mais diversos efeitos. Além, claro de esculturas bem criativas e bonitas. Algumas até genialmente utilitárias também.

Nos atendo ao assunto nérdico em questão, acabo de "quase" terminar (faltam uns ajustes nos detalhes microscópicos) uma caixa para guardar o baralho de uno daqui de casa. Para quem não sabe, o uno lembra bastante o "mau-mau" (essa joça é com l ou com u?), mas com cores ao invés de naipes e algumas outras diferenças bem legais.



Bom, esta é a caixa simplezona mesmo. O logo no título foi feito com uma decoupage a partir de uma imagem da Internet. A resolução podia ter ficado melhor, a cor caiu um pouco ao longo do processo, mas, como é pra uso caseiro e em casa de ferreiro o espeto é de pau, e esse foi um projeto preliminar, foi ótimo!


Esta foto mostra um pouco do interior da caixa (a foto totalmente aberta não deu pra ver legal por causa do flash). Não sei se ficou muito nítido mas ela apresenta uma divisória ao meio, permitindo duas pilhas de cartas. Ainda falta adicionar um fitilho que atravesse e "cubra" os dois compartimentos para facilitar a extração das pilhas. Como eu disse, ainda faltam alguns ajustes.

Abaixo, só uma foto mostrando os pés da caixa.


É, deixei rebarbas na decoupage da  tampa. Vou cuidar disso o quanto antes.

Agora, se após isso tudo você leu e está pensando "Boooooriiiing.". Confesso que eu também. Como eu disse lá trás, basta algumas horas trabalhando com esses componentes para ser ter idéias de aplicações mais inusitadas. Eu, pessoalmente, me interessei por este modelo de caixa para cartas visando a usabilidade em card games colecionáveis (o CCG do título: Collectable Card Game), como Magic, Vampire: the Eternal Struggle ou o já carimbadaço por aqui Legend of the Five Rings.

Testei meu antigo deck na caixa para medir quantas cartas, mesmo com os sleeves mais grossos, caberiam em cada compartimento. Cabem 40 cartas em cada lado (o típico de um deck de L5R, com dois "sub-decks" de 40 cada), e ainda sobra espaço para mais umas 5 em cada lado. Não conheço tantos jogos assim, mas me parece um volume bem adequado.

A saber, a caixa de uno foi pintada com esmalte vermelho brilhante, e a decoupage feita com goma laca incolor e cola branca especial para isso. Mas, se você quer ver como EU faria para mim um "porta decks", abaixo vai o que improvisei no SketchUp:


Sim, posso customizar livremente qual imagem vai ser decoupageada em qual lado da caixa. O processo é bem mais simples do que parece.

E sim, estou aceitando encomendas de caixas (e futuramente, outros acessórios RPGísticos/cardesticos) que espero publicar em breve.

Os interessados podem me mandar um e-mail. Como a produção ainda é bem artesanal, não posso garantir prazos, mas raramente devo exceder mais que 3 dias para terminar um trabalho desses. Todavia, a troca de mensagens entre eu e o consumidor para definirmos se o rascunho 3D está legal e pronto para ser encaminhado à execução propriamente dita pode variar bastante. Pessoas que já tenham imagens prontas para mandar, recomendo que seja algo próximo da razão de 12x17. Sim, posso dar uma chapuletada no Photoshop pra ajudar, se quiserem. O preço da caixa porta decks é R$ 10 + despesas de envio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...