6 de março de 2011

Projetos MDF: Porta Dados Revestido

Olá, roladores de dados!

Bom, conforme tinha deixado nos comentários do post anterior, tive algumas idéias súbitas para trabalhar com o conceito de um porta dados. Não que o tamanho da caixa fosse problema, aliás, se for, é um problema bom. Existem trocentos modelos de caixas de MDF, mas optei por um tamanho razoavelmente pequeno (5,5 x 11 x 11 cm), mais pelo advento de uma "tranca" improvisada pelo elástico.

Abaixo seguem maiores especificações técnicas:

Um dos maiores problemas ao construir um porta-dados seria a proteção interna. Não que qualquer impacto cotidiano consiga afetar significativamente a integridade dos dados. Creio que qualquer impacto suficientemente forte para isso destruiria a própria caixa em primeiro lugar. Assim, como meus primeiros trabalhos são mais caseiros mesmo, tomei a licença de usar motivos mais rokuganescos e fazer um "Porta dados do clã Fênix" para mim.

Ainda não imprimi as decoupages (precisam ser feitas em impressora a laser, e acho que não tem LAN aberta hoje). O que não me impediu que brincar um pouco com os modelos 3D delas, porém. Os modelos 3D não ilustram o elástico (ele é orgânico demais e só complicaria a composição dos sólidos para um efeito pouco significativo. Também não testei ainda a capacidade da caixa, mas acho que caberiam pelo menos 20 dados dentro dela, mesmo contando com revestimento exclusivo que encontrei aqui (algo mais espesso, porém mais resistente que o papel camurça, que pouco faria diferença afinal).

Porta dados em 3/4 ("frente")


Porta dados em 3/4 ("trás")

Para mostrar as figuras completas das laterais, sem a tampa... Tampando.

Detalhe da nova imagem da tampa. Não sei se ficou muito
nítido, mas o símbolo no meio dos anéis é o mon da Fênix.

Sobre a tampa/capa. Aproveitando o logo da franquia, e o fato da Fênix se virar com shugenjas dos cinco elementos (hahaha! Five Rings and we rule them all!), "embaixo" de cada Anel está um shugenja do clã famoso por sua afinidade com o dito Anel (Terra: Isawa Emori, Ar: Asako Takakazu, Água: Asako Bairei, Vácuo: Carta ainda não impressa, do ilustrador Jorge Matar, Fogo: Isawa Takesi). Desnecessário dizer, as ilustrações foram escolhidas mais por estética mesmo do que por competência do próprio shugenja também.

Bom, espero no próximo post já ter a imagem do trabalho final.

Como próximos projetos, acho que devo postar um "porta livros" de RPG que acho que tem futuro, e, se tiver sucesso em fazer contato com um cara que produz os próprios MDF's, uma "pasta para o narrador".

Como eles ficarão? Aguardem, e apareçam mais vezes pela Hayashi no Ie até lá!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...