10 de março de 2011

Projetos MDF: Porta Dados Revestido Finalizado!

Salve, galera!

Bom, hoje foi um dia daqueles por aqui. Mas, entre mortos e feridos, finalmente consegui ir numa lan, imprimi o que tinha que imprimir, e agora estou de volta meio baqueado mas vivo para mostrar os espólios de toda essa odisséia.

Sim, o que creio ser o primeiro de muitos porta dados ainda por vir foi completado ainda hoje, mas só pude vir aqui postar a essas altas horas. Confesso que ainda há aspectos que preciso melhorar, mas agora já temos novos planos de como obter essas melhorias. Ao que interessa. Você já sabe. É só clicar no link daqui de baixo, a magia acontece, você lê o post, vê as figuras, comenta, diz o que acha e todo mundo sai feliz...


Detalhe da tampa com o elástico puxado.
Bom, confesso que assim que vi as impressões meio que dei uma desanimada com as cores finais. O resultado pelo menos para mim pareceu muito mais vivo na tela do laptop do que no papel fotográfico final (pois é. Os caras não tinham nada entre o fotográfico e o sulfite). Mesmo assim, a laca deve ter dado um up nas cores.

Talvez por reflexo de (metido a) artista neurótico maníaco perfeccionista, eu tenha a também presente e súbita impressão de que o cromatismo poderia ter ficado melhor. Acho o laranja da lateral da caixa meio distoante com o resto do conjunto. Na primeira foto, as cores estão um pouco mais fortes, mas o flash que usei parece ter dado uma "morrida" principalmente na ilustração do Bairei, que também não sei porque saiu meio azulado. Se olharem para o fundo da caixa, verão um pedaço da ilustração da Isawa Chizaru também. Nunca fui muito fã dela como carta (usava no deck porque havia uma desesperadora falta de coisa melhor), mas preciso reconhecer que foi um dos melhores trabalhos do Miguel Coimbra. Que me parece ter infelizmente se ausentado da franquia.Um artista de nível e de língua ibérica. Um espécime único que a AEG deixa escapar pelos dedos. Voltando à caixinha...


Close frontal.
Nesta segunda foto, puxo atenção para o detalhe da face frontal. Usei um furador de EVA para conseguir abrir esse buraco para passar a alça do elástico. Arrependo-me seriamente por ter usado um número TÃO maior do que a bendita saliência, mas, lição aprendida. Na próxima, devo contar com uma ferramenta mais adequada. Nota para o fato de que a shugenja do Vácuo praticamente sumiu debaixo do flash. E que o buraco sumiu com a cara do pobre Isawa Sawao.






Sorria, Sezaru! Porque desse ângulo só dá pra fazer isso...
Foto de quina para mostrar... Sei lá. A quina, talvez? Sinceramente, eu queria ter usado a outra ilustração do Sezaru (em que ele aparece como Personalidade, não como Wind. Ele parece estar invocando uma magia numa "tocha" com a chama em forma de dragão [???]). Mesmo assim, o tom sério dele nesta ilustração (que vocês só vão conferir aqui pela metade mesmo) ficou bem legal, fora a raríssima presença de um papel de encantamento chinês. Sério. Existem pouquíssimas ilustrações de L5R que mostram "scrools" de feitiços (supondo, claro que isso seja um scrool realmente). Deve haver uma conspiração interna da AEG para fazer os jogadores pararem de jogar de shugenjas e preferirem bushis porradeiros e sanguinários. Faz total sentido, não?


AAAAHHH!! Socorro! Tem uma mãozona na caixa!
Foto para mostrar o exclusivo, eficiente, lindo, arrojado, dinâmico, barato, revolucionário e cheio de adjetivos maneiros revestimento de EVA para manter os dados seguros dentro da caixa. Ao contrário do que possa parecer nas outra foto do interior, o EVA é amarelo (as cores da Fênix são vermelho fogo, laranja e amarelo). Reparem que o revestimento da caixa (que acho que nem precisava, exceto que você queira lotar a caixa de dados. Sei que existem pessoas assim) é cortado de maneira a compensar a espessura das paredes e o revestimento delas também. Não que fosse necessário, já que o elástico deixa a caixa virtualmente inviolável, mas esse "dispositivo" acidentalmente concedeu o benefício de que, mesmo que a caixa esteja apenas fechada, mesmo sem o elástico, ela fique bem firme. Não descobri uma utilidade para isso ainda, mas, se tratando de preciosos dados, sempre é bom ter um dispositivo de segurança a mais.

Porta Dados em Ação!
Esta última foto é para dar uma idéia de escala com dados comuns de RPG. Cara, olhando assim, acho que eles deram uma encolhida. A caixa não parece tão grande assim na minha mão (vide a pata que aparece na foto anterior). Aí dentro está um jogo típico de dados (d4, d6, d8, d%, d12 e d20... Deveria haver um d10, eu sei. Não faço idéia daonde ele foi parar. Meus dados vivem fazendo isso), o que me leva a acreditar que ainda caibam algumas consideráveis dezenas de poliedros RPGísticos aí dentro. Até gostaria de gravar um vídeo ilustrando a capacidade ASSUSTADORA de proteção do EVA. Sério. Mesmo com toda essa folga os dados quase nem fazem barulho quando a caixa é balançada. Não esperava essa blindagem toda, mas o resultado final, mesmo que inesperado, é obviamente muito legal. Outra coisa legal, é que com o acréscimo de mais dados ao interior da caixa, eles tendem a ficar mais protegidos ainda, pois há menos espaço para "pegarem embalo antes do impacto" contra as paredes. Nesse caso, a união faz a força!

O porta-dados em si é um projeto bem simples, e agora que já ganhei algumas graduações na perícia responsável por sua confecção, creio que possa terminar qualquer encomenda (sim, podem se sentir à vontade para pedirem os seus dos jeitos que quiserem) em questão de dois ou até mesmo um dia. Não custa falar, qualquer arquivo de imagem pode ser usado e/ou Photoshopeado facilmente. Disponibilizo ainda o rascunho 3D para ter certeza de que é assim que se quer o resultado final. Mas, se quiser facilitar, as dimensões do porta dados são:

  • Superfície da tampa: 11 x 11 cm
  • Paredes inferiores da caixa: 5,3 x 10 cm (dos quais apenas os 3,5 cm mais abaixo ficam visíveis com a tampa fechada)
Bom, como estou ainda iniciando com esses porta-dados, acho que o preço de R$ 15 + despesas de envio está bem razoável.

Ah, sim. A quem interessar possa, o porta livros também está sendo feito por esses dias. Assim que terminá-lo, postarei aqui, para variar. Ele tem me custado literalmente algum suor, sangue e marretadas no dedo, mas está indo.

Até o próximo post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...