26 de março de 2011

Projetos MDF: Porta Livros

Bom, pessoal, meu tempo é curto então vou tentar ser o mais breve possível para falar a respeito de mais uma invenção maluca que me ocorreu para fazer em MDF.

Sinceramente, nem era para ter demorado tanto assim para fazer, mas graças à escravidão trabalho na Embratel com a faculdade, pouco tempo tem me restado para qualquer outra coisa. Assim, foi difícil imprimir as decoupages e conseguir tempo para cuidar de uma peça de madeira relativamente grande.


Bom, esta é a dita peça. Para variar, usei motivos típicos de L5R, como a capa do livro da 4ª edição. Sim, alguns ajustes tiveram que ser feitos no tamanho, mas nada que alguns minutos no Photoshop não resolvessem. Os detalhes exteriores também tiveram que ser pintados num tom próximo a este tom predominante da capa. Que não é preta, e sim um cinza escuro. Muito escuro, mas não chegou a ser preto. Sim, foi um porre, mas, como é bem pouca a área a ser pintada, nada tão impossível assim. Não chega a aparecer tanto assim, mas dá pra ver de rebarba por esta imagem a "lombada do livro" (que é onde ficam as dobradiças para abrir esta caixa). Ela aparece em maior detalhe à frente.

Aha! Conforme falei, aqui está uma foto com a lombada aparecendo com maior destaque. Na verdade, tive que recompor um pouco esta imagem. Adicionar o Sawao, o logo da 4ª edição e os cinco anéis. Que burramente ficaram meio podados neste projeto. Esta parte, se me cabe o direito de me advogar foi culpa do cara do lugar onde imprimi. Pedi para ele que aumentasse a imagem de maneira regular. O aspecto final ficou meio vertical, mas estava morrendo de pressa na hora e acabou que ficou do jeito que está aí mesmo. Também vale a pena ressaltar o óbvio corte ao longo das duas "faces do livro" para permitir que o mecanismo de dobradiças abra e feche tranqüilamente. Confesso que o resultado final não ficou 100% como eu queria. Mas, como vivo dizendo por aqui, em casa de ferreiro o espeto é de pau, e este foi um projeto preliminar. Que, dado o auê que foi produzi-lo, espero sinceramente não receber encomendas dele nem tão cedo.


Agora, ao interior. A idéia aqui é o mesmo princípio dos porta dados numa escala proporcional. Revestimento em EVA para impedir que a própria estrutura de madeira sólida machucasse o livro lá dentro. Este é o principal propósito do porta livros afinal. Minha preocupação maior com ele era solucionar o problema de carregar livros na mochila, por exemplo, e invariavelmente vê-lo ganhar orelhas, dobras e outros "ferimentos" de percurso ao longo do processo. Fato, ainda não testei empiricamente o porta livros para ver como ele se sai nesse quesito, mas, entre outros motivos, ainda não surgiu a oportunidade. Pastas podem servir muito bem a este propósito, mas também não cheguei a conhecer os limites de amortecimento do EVA, mas imagino que ele seja bem grande. Ah, sim. O EVA interno também combina com a cor da capa. Pelo menos foi o tom mais próximo que eu achei. Acho que preto não ficaria tão legal assim. Momento de licença artística.

Agora temos uma pequena amostra da capacidade de armazenamento do porta livros com os nossos grossos livros de RPG. Confesso que tive que adaptar o interior para ele comportar livros de L5R. Não fazia a mais desatenta idéia de que eles eram maiores que os de D&D, por exemplo, que cabem com pouca folga no volume. Já os de M&M, ficam com uma baita folga, o que me leva a crer que caberiam talvez até três livros empilhados dentro da grande caixa.

Minhas maiores preocupações a respeito com o futuro deste "projeto" momentaneamente finalizado é com a falta de uma fechadura ou instrumento semelhante na caixa. No caso de carregar o porta livros (com livros dentro) dentro de uma mochila, isso pode fazer com os livros saiam aos poucos da caixa, agravando ainda mais o problema dos atritos tão comuns no nosso transporte coletivo urbano.

Todavia, sem muitas mais especulações, o porta livros sai a R$ 40 mais despesas de envio. Neste caso em especial, não posso garantir muito prazo, já que dependo da disponibilidade da peça em loja. Bom, espero que isso mude em breve também.

Mas, no mais, o que acharam?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...