7 de maio de 2011

"The Deadliest Warrior"


Sabe aqueles dias em que por alguma força do destino você é inconscientemente levado a ficar zapeando pelos canais da sua TV?

Sabe quando, nesses mesmos dias em que você parece ter tirado um 20 no teste de Procurar e acaba encontrando algo muito legal?

Pois é. Hoje foi um dia como esses. Assisti o que creio ser os primeiros 4 episódios da série de "documentários" The Deadliest Warrior (ao que suponho, reprisados hoje, das 18 às 21 h) e vim aqui correndo assim que acabei de assistir.


Basicamente, o programa se baseia em pegar especialistas nas mais diversas doutrinas marciais da antigüidade e colocar seus respectivos arquétipos históricos para competir entre si nas mais impossíveis circunstâncias históricas ou geográficas.

Em princípio, cada "time de especialistas" tem quatro ou cinco armas para testarem comparativamente à do time rival. Nas categorias de armas de longo, médio e curto alcance, e uma arma "especial", à escolha de cada um. Todos os especialistas são altamente confiantes de que vencerão seus rivais e que os resultados de seus dispositivos de guerra SEMPRE serão melhores que os do concorrente, seja ele quem for, o que não raramente gera discussões acaloradas e engraçadas entre os rivais.

Até agora, adianto que:

(SPOILERS À FRENTE, LEIA POR CONTA E RISCO)
  • O guerreiro apache vence o gladiador romano;
  • O samurai vence o viking (e o Odin certamente ficou furioso por essa. Mas tudo bem, eu já sei que ele perde para o espartano no Rematch);
  • O espartano chuta facilmente a bunda do ninja;
  • E o pirata rala, mas consegue vencer o cavaleiro medieval francês.

Confesso ter me surpreendido com a luta do samurai. Já imaginava que a cota de malhas colocasse a vantagem pro lado dos nórdicos, mas o que me surpreendeu foi que o samurai virou a mesa não com precisão, rapidez ou frieza, como muitos (inclusive eu) suporiam, e sim com a brutalidade de uma arma que conheci no programa chamada kanabo (que graças à Internet descobri como sendo um nome diferente pro velho de guerra tetsubo, já conhecido por L5R).

A série é excelentemente produzida, conta com profissionais de alto calibre, e as dramatizações são muito bem construídas. Alguns efeitos especiais chamam a atenção, já que o programa não pode conter sangue (o que elevaria ainda mais a censura de 14 para 18 anos, creio eu), ele espirra na tela feito por CG. Assim como explosões (já que o pirata fez as honras de trazer a pólvora ao jogo), para não arriscar ainda mais os pobres dublês.

Pelo que vi, as temporadas posteriores (são 3 até agora), ficaram meio viajadas demais, na minha opinião, mas devem continuar interessantes. Também há um videogame em produção, onde pelo visto, a graça é pegar seu "campeão" predileto e sentar o sopapo nos concorrentes, independente da análise histórica.

Bom, taí meu conselho. Sei que ela já passou em certos vídeos de blogs amigos, mas, a série toda me parece muito digna de atenção. E algo que realmente fez para mim o até então desconhecidíssimo TrueTV subir no meu conceito. Se puder, assistam, e descubram por si mesmos, quem foi o "Mais Mortal dos Guerreiros"!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...