2 de maio de 2011

Tradução: Preview de Qin: Os Reinos em Guerra - O Reino de Qi


Olá, pessoal.

Para desfibrilar um pouco esse blog, resolvi adiantar um pouco um dos projetos que mais anda me tomando tempo. Qin, o RPG francês sobre a China Antiga (???), continua às voltas por aqui. Confesso que dei uma parada gigantesca na tradução, mas após voltar paulatinamente, acho que consegui passar das partes mais chatas dele. Sério, o capítulo Magia chega a ser massante em alguns momentos.


Enfim, os sete reinos da época dos Três Reinos (???) já foram traduzidos, além de toooodo o sistemão de combate. Que aliás, me parece bem divertido. Super "filmes de kung-fu", encontrando soluções muito mais simples do que as que eu já pensei pra resolver esse tipo de situação. O sistema me parece muito fluido, rápido e simples (bem à moda "RPG europeu") e mesmo narrando uma aventura mais sobrenatural, com fantasmas, demônios e sei lá mais que tipo de monstro bizarro a mitologia chinesa foi capaz de criar, não imagino campanhas neste RPG chegando a níveis assustadores de poder tão facilmente como em D&D, por exemplo.

Ah, sim. O livro também detalha muito bem (bem até demais, ao meu ver) questões culturais e cotidianas do cenário. Sim, nele temos como se orienta a culinária dos reinos nesta época, como é a vida de trabalhador, nobre, como se constrói casas... E coisas realmente pequenas, como barraquinhas de petiscos (quase assustei ao imaginar que a tradição das vãs de cachorro quente seria tão antiga assim), e até mesmo questões de sexualidade são abordadas no gi-gan-tes-co capítulo "A Vida nos Reinos em Guerra". Sempre achei esse nível de detalhamento meio falho em L5R. Mas ao ver a quantidade de problemas novos que ele cria para solucionar tão poucos, acho que não valeu tanto a pena assim.

Neste preview mínimo de três páginas, somos apresentados ao reino de Qi. Um reino intelectualizado que tem que se virar como pode para sobreviver no meio de tantos "brutamontes".

Acho bem legal esse macro-foco bem paralelo (Reinos em Guerra) aos trocentos mil micro-focos que você pode dar aos personagens. Sim, sair por aí caçando demônios e assombrações como um pedaço de pau encantado e um monte de quinquilharia mágica me parece bem divertido dependendo dos níveis de insanidade do sujeito, mas, se você quiser dar um foco de guerra entre países à sua campanha, tá lá esse paraíso de plots inesgotáveis.

Acho que ainda falta um sistema de combate massivo para este RPG, exatamente por isso. Mas acho que isso quebraria a idéia de ser um RPG heróico contrastando com a vertente de centenas de soldadinhos para cada rolagem. Ou isso, ou de repente poderíamos ter os dois juntos resultando num Dinasty Warriors ou coisa que o valha para sua mesa!

Deixando de papo furado, deixo-vos o preview!

Download do 2º preview de Qin: Os Reinos em Guerra - Qi

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...