6 de junho de 2011

Projetos MDF: Porta Livros Melhorado


Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras.

E essa impactante imagem do Campeão de Esmeralda saindo de um fundo de chamas acho que passa muito bem a impressão que quero neste momento.

Conforme já tinha falado acho que no post anterior, andei tentando remodelar a estrutura do projeto do porta-livros, para ver se ele fica mais funcional, e comporta mais livros sem abrir mão do revestimento de EVA. Óbvio que a idéia pode sair exponencialmente cara, levando em consideração a expansão volumétrica do revestimento, mas... Bom, o resultado, que até agora é apenas um esquema em 3d para dimensionar as ilustrações que imagino para o meu porta-livros 2.0. Para ver mais como o projeto tá ficando, é só clicar abaixo e dar sua opinião.

Andei estudando alguns modelos de caixas maiores de mdf, e cheguei a esta versão, de 28x38x15 cm. Ela é bem grande mesmo, e, pelos meus cálculos, mesmo descontando a dupla espessura do EVA (0,3 cm), ainda caberiam, em média, de 3 a 4 livros lá dentro (considerando-os tendo entre 2,5 e 3,5 cm. Acho que poucos livros chegariam a esse limite de lombada). Neste caso, ainda com alguma folga. Pelos meus cálculos, o espaço é suficiente para 4,15 livros. Ou seja, ainda tem uma folguinha...

Fechadura da caixa. Fica no meio dela.
Mesmo contando com 3 livros, este costuma ser a quantidade típica para se formar o "básico" de cada RPG. Livro do Jogador, Monstros e Mestre, basicamente. O modelo que encontrei ainda não satisfaz todas as exigências que eu tinha, mas acho este modelo muito válido apenas se você quer um lugar para guardar seus livros em casa e não transportá-los por aí. Sim, a idéia era fazer algo mais móvel, mais próximo do conceito de uma maleta ou pasta mesmo... Bom, ainda estou trabalhando nisso.

Só para constar, a caixa em si tem uma fechadura que de início achei muito feia, mas que passei a gostar depois que notei que ela faz um barulho bem típico de "baús de tesouro", em filmes de pirata, por exemplo. Na foto, a qualidade saiu horrível porque não consegui encontrar o cabo de transmissão da minha câmera e tive que tirar a foto com o celular. Bom, tirei ainda assim mais para dar idéia de como ela é, já que ela não é representada nos modelos 3d. Falando neles:

Esta primeira imagem é mais pra dar idéia da regularidade da caixa. Como não podia deixar de ser, temos imagens clássicas de L5R ao longo de toda a caixa. Finalmente o Isawa Sawao saiu numa caixa minha sem ter a cara arrancada por algum instrumento de corte desavisado. A imagem da frente da caixa também é do Steve Argyle (adoro o trabalho dele em L5R). Diga-se de passagem, é a mesma ilustração que abre o conto de Rokugan "Samurais", daqui do blog. Mesmo assim, o detalhe que mais gosto nessa imagem acabou não saindo. Adoro o efeito que o Argyle dá aos tecidos das calças dos três samurais em primeiro plano. O vento tremula, e o tecido reage com drapeado digno de esculturas barrocas ou talvez da arte ocupacional das artistas do CLAMP.

Esta outra mostra os outros lados da caixa. Combinando com a idéia da ilustração da frente, a tampa usa a imagem editada do Campeão de Esmeralda Shosuro Jimen (também do Argyle). Achei legal a idéia de "Cuidado! Esta caixa é protegida por um samurai malzão... E por um grupo de Leões pela frente". A imagem da Doji Seo (salvo engano, Drew Baker) talvez tenha sido a que melhor encaixou nos padrões da caixa, me dando realmente pouco trabalho para fazê-la caber direitinho... Atrás, requeria uma outra ilustração bastante horizontal, e fiquei entre a Batalha na Tumba e a Muralha Kaiu, ambas do mestre Steve Argyle. Acabei me decidindo pela última. Essas são todas as ilustrações do conjunto, pelo menos até o momento, já que talvez eu mude de idéia até a versão final do projeto concretizado. O que pode demorar, visto que provavelmente vou precisar de todo o EVA preto da cidade de Juiz de Fora pra conseguir terminá-lo. Achei que ficou faltando uma cena de corte, já que temos o aspecto místico e militar muito bem representado. A Seo em parte faz isso, mas é nitidamente uma bushi, não uma cortesã... A imagem clássica da seção "Corte de Inverno" daqui do blog também ficaria muito legal, e ajudaria a quebrar o monopólio do Argyle na caixa.

Bom, é isso. Em breve espero colocá-la na Hayashi no Mise (preciso conferir se o Correio é capaz de enviar algo do tamanho dela. Só pensei nisso agora). De início, o preço dela será R$ 50,00 + despesas de envio. Espero que tenha ficado legal!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...