26 de julho de 2011

Projetos MDF: Porta Livros Old Dragon

Bons dias, leitores!

Terminei hoje um projeto que já queria fazer há algum tempo, mas que só tive condições disponibilizadas de material suficientes bem recentemente. A idéia do porta-livros para Old Dragon em si nem é minha, nem tão pouco tão nova, mesmo assim, demorei para chegar a um resultado agradável sobre como ele deveria ser.

Acabou que tive uns percalços durante as impressões. A textura das "tábuas" não ficou do jeito que eu queria em 100%, mas mesmo assim, acho que o produto ainda pode agradar muita gente. Por complicações que o programa para criar figuras em 3D tem com superfícies mais arredondadas (não consigo fazer uma imagem ficar nelas de um jeito legal), tive que fazer o porta-livros de verdade para só então postar as fotos aqui. Não custa lembrar, toda essa demora se deve também à falta de sol para ajudar na secagem. Ainda assim, uma amostra do que consegui até agora, e de algumas novas propostas que podem ser definitivamente anexas aos demais porta-livros:

Bom, nesta primeira foto, temos a visão geral do projeto mesmo. O logo de Old Dragon vazado para deixar a textura de veios de madeira aparecendo. A idéia geral era tornar o baú algo semelhante ao típico baú de tesouro de D&D. Pessoalmente, acho que a textura de madeira não ficou tão envelhecida assim. Os veios visam terem uma certa continuidade pelo baú também, o que foi mais ou menos mantido. Também temos a típica fechadura dos porta-livros. Não aparece tão bem assim neste ângulo, mas gostaria de mostrar em melhores detalhes as cantoneiras na parte inferior do porta-livros.

Aqui, temos uma demonstração do novo revestimento interno. Sai o EVA, entra o papel camurça. Estava buscando oportunidade de testar este material desde que acabei os porta-livros de L5R. Como havia dito na ocasião, por se designar a um propósito muito mais estático, não há necessidade de colocar a mesma resistência nesses porta-livros que provavelmente ficarão em casa, do que nos porta-dados, que serão sacudidos com muito mais freqüência. A cor também achei que ficou um pouco a desejar. Mas o tom marrom foi o mais próximo que consegui encontrar por aqui. Além do mais, não ficou tão berrante assim.

Como não tenho os livros de Old Dragon para tirar a prova dos nove, fiz esse teste com uma folha A4 dobrada ao meio (portanto, com a mesma área de um A5) para provar que esse tamanho consegue comportar com facilidade e folga os livros de OD. Pelo que andei revirando na Conclave, ele não comportaria o Grid de Combate... Mas acho que também seria pedir demais. Nota também para o mecanismo que permite a superfície curva da tampa, típico de um verdadeiro baú de D&D: São varetas paralelas, com pequenos intervalos entre elas. Sobre elas, vai a tampa em si, uma placa de madeira mais flexível, seguramente colada sobre elas, dando o resultado que vocês viram melhor na foto anterior.

Agora sim! Aí estão as cantoneiras de que falei antes. Para quem não se lembra, elas fora retiradas da capa do Livro do Jogador da 3.0, e depois inseridas sobre a superfície da textura de madeira. Atenção para o fato de que a superfície em si é lisa, a textura é apenas uma decoupage sobre o MDF. Elas visam também dar a ilusão de formar um aplique metálico sobre a obra, já que (embora não dê para ver por esta foto), elas se juntam às outras cantoneiras da faces dos outros lados. Se catarem piolho nas fotos anteriores, acho que dá para ver que as face da frente e trás têm jóias roxas, enquanto as laterais são verdes.

Bom, desnecessário dizer, mas o porta-livros também pode muito bem servir de porta-dados também. Ou para qualquer outra coisa "Old Dragonesca" que você queira guardar nele. Ainda não o adicionei à Hayashi no Mise, mas devo fazer isso em breve (leituras RPGísticas me roubam o tempo no exato momento).

As medidas do baú são:

  • Altura máxima: 15,5 cm
  • Largura: 25 cm
  • Comprimento: 20 cm
  • Capacidade interna: 23,8 x 18,7 x 9,3cm = 4.139,058 cm³ (não faço idéia da utilidade deste dado, mas beleza...)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...