14 de fevereiro de 2012

O Fim da RedeRPG. O Fim de uma Era

Ninguém gosta de ser o portador de más notícias. Mas esta infelizmente supera minha tolerância a ficar impassivo. O título do post pode soar bastante sensacionalista, mas de fato é algo marcante. Como muitos de vocês já devem estar sabendo, a trágica notícia que abateu o meio RPGístico brasileiro essa semana realmente veio a se concretizar.

"Felizmente", eu fiquei sabendo até antes, pois ainda consto no grupo de discussão interna da RedeRPG no yahoo groups. No momento, o Telles ainda estava indeciso se a Rede continuaria ou não. Mas agora, é fato. Estão agendados apenas a resolução de mais concursos, uma ou outra seção, e depois é o fim. Fecham-se as cortinas, apagam-se as luzes. As despedidas já se iniciaram tanto no próprio site quanto no facebook da RedeRPG. Mas, bom, o que isso significa em termos práticos para o RPG nacional?

Desnecessário dizer, desde a sua criação, a RedeRPG tem sido um pólo de reunião para os RPGistas, um banco de dados incomparável no nosso idioma sobre os mais diversos RPGs, além de ser uma força propulsora para vários eventos relacionados ao hobby. Isso sem falar de principal anunciante dos produtos da Moonshadows. Antigamente, sempre quando conhecia algum RPG novo, eu ia direto à RedeRPG para saber mais a respeito, pois era quase impossível que não tivesse nada lá escrito a respeito. Sim, o banco de dados continuará ativo exatamente por isso, segundo o Telles, mas esta será uma oportunidade que novos RPGistas não terão. Falando em novos RPGistas, e quanto a eles?

Antes de entrar neste assunto propriamente dito, me convém citar mais uma das frases geniais de meu amigo Wendell: "Se o RPG ainda não morreu no Brasil, ele está no CTI". Não é de hoje que alarmamos as mais loucas crises de mercado, criticamos os rumos que o RPG em si toma lá fora e reclamamos pela excessiva escassez de jogadores e material de qualidade e acessível lançado no Brasil. Mas acho que uma coisa se mantém tanto no prisma dos pessimistas quanto no dos esperançosos: Há cada vez menos jogadores de RPG no Brasil. Culpem WoW, a Internet, o corre-corre diário, o desemprego, a alta do dólar ou as músicas do Restart, mas eu pelo menos observo muito isso. Com menos jogadores, talvez a necessidade da RedeRPG em si também caia bastante. Por isso talvez as gerações futuras de RPGistas (supondo que elas sequer venham a existir) nem sequer notem ou sintam falta da RedeRPG. Isto é algo tão ruim quanto parece? Eu diria que não. Hoje, temos blogs às toneladas sobre RPG no Brasil. Uns com notícias, resenhas, contos, ilustrações, opiniões e até zoações a respeito. A RedeRPG de maneira alguma era necessária para se manter informado sobre o RPG no Brasil e no mundo. Fato, ajudava bastante, mas eu mesmo já cansei de ver notícias saírem em blogs antes da própria Rede publicar a respeito. Principalmente se tratando de blogs especializados neste ou naquele jogo.

Embora estivesse sumido há eras como poster ativo da RedeRPG, sempre fui muito fã do trabalho que Telles e seus fieis comandados faziam com muito suór e dedicação. Poucas são as pessoas sobre quem posso falar como tendo feito tantos esforços em prol do hobby no Brasil quanto o povo da RedeRPG. Um dos meus maiores orgulhos é de fato ter podido contribuir, mesmo que por pouco tempo e em pouca quantidade para essa gloriosa história.

Muito me entristece este fim, mas que seja esta a oportunidade em que novos talentos surgirão para chegar até onde, se posso ousar em dizer, nenhum RPGista brasileiro jamais esteve.

E que a página enfim vire.

5 comentários :

  1. Durante muito tempo acessei a RedeRPG diaraimente, mas nos ultimos anos quase não entrava no site.
    Mesmo assim é muito triste.

    RIP

    ResponderExcluir
  2. Ia postar respondendo os comentários devidamente, e prosseguir com o clima de seguir o enterro.

    Mas acabo de receber uma comunicação interna da RedeRPG. Não posso adiantar muito, mas estejam avisados, RPGistas brasileiros: Cruzem os dedos. Não posso adiantar mais do q isso.

    ResponderExcluir
  3. O Marcelo disse que vai continuar...
    Apesar de não dizer mais nada.

    Eu Acessava muito a Rede e havia bastante gente no fórum e tal, mas depois que lançaram o Crônicas da Sétima Lua o negócio meio que foi morrendo aos poucos... Ouvir dizer que não creditaram algumas pessoas...

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...