28 de abril de 2012

Uma Ideia para Anauê: Contos Locais

Olá a todos.

Sei que falei que ia ficar sem falar de Scion por algum tempo, mas uma ideia me bateu esses dias, que creio valer a pena ser discutida aqui.

Scion é um RPG muito legal e que vale a pena ser conhecido por qualquer RPGista. Mas além de um sistema que pode soar complicado ou por vezes até mesmo decepcionante, outra coisa que muita gente acha ruim nele é o fato dos plots dos livros se aterem quase que exclusivamente aos EUA. Tudo bem, a White Wolf tem vários motivos para isto. Mas de fato é bem chato mesmo. Sim, o Cristo Redentor é até mesmo citado como um possível local para se encontrar (ou talvez ele próprio seja) Talos, o "robô" guerreiro de Dédalo, mas esta é basicamente a única vez em que o Brasil é citado em qualquer livro da linha.

Também já tive oportunidade de conhecer a "lista de boatos" na White Wolf Wikia, que é bem legal. O que achei mais legal de conhecê-la é notar que é uma contribuição coletiva de muita gente. Provavelmente do mundo todo também, não só dos EUA. Assim, tive uma ideia meio besta de tentar "desnacionalizar" Scion. Torná-lo um pouco mais "brasileiro", e talvez quem saiba torná-lo mais popular também, criando um atrativo e uma ferramenta ao mesmo tempo para Narradores poderem criar histórias mais confortáveis tendo seu cenário padrão ao seu redor.

Assim, venho aqui sugerir a todos a criação coletiva de um suplemento (de outro suplemento?) para Anauê, até então entitulado: Contos Locais. A ideia central é basicamente reunir contos, mitos, lendas urbanas e costumes dos mais diferentes, longínquos e/ou metropolitanos lugares do Brasil. Moldá-los aos pontos de vista típicos de Scion, e tentar trabalhar com eles num apanhado que sirva bem àquilo que a própria lista de boatos da wiki serviu: Dar sementes para histórias ou ganchos para onde seguirem.

Claro, a ideia precisa ser melhor trabalhada. Mas, por enquanto, podem mandar o que vocês acharem que talvez seja interessante para criar uma aventura na região de vocês, ou algum costume ou lenda urbana que precise ser "melhor investigada" ou qualquer coisa do gênero para o meu e-mail com assunto: Contos Locais. Sim, ele está lá no rodapé do blog. Se chegarmos a um tamanho suficiente, eu preparo um pdf com todas. Se não, então talvez tenhamos um post com todas elas. Obviamente, os créditos serão dados.

PS.: Espero não ver nada como um certo casal de pirados em Pernambuco fazendo empadinhas de gente a mando dos Titãs. Mas o pior é que isso soa bem caso para Scions investigarem mesmo...

Um comentário :

  1. Curti a ideia!
    Verei se faço algumas coisas legais de Brasília e Florianópolis!

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...