10 de setembro de 2012

Enquete "The Way of"

Pois é, meninos e meninas.

Entramos agora numa nova fase na HnI. Estreando todo o esquema de financiamento coletivo, estou ao mesmo tempo escrevendo este post, e enviando a proposta de projeto para o movere e criando a enquete para saber, dentre todos os The Way of Clans, qual será a ordem seguida. Inicialmente, a ideia lembra bastante a série Gempukku aqui do blog. Após uma semana de votações, o vencedor terá seu processo de tradução iniciado.

Confesso que ainda tenho pensado a respeito de ideias para brindes, e as que tenho no momento dificilmente me parecem suficientes.

Primeiramente, pensei em porta-dados (pois é. Eles de novo) personalizados de acordo com o clã predileto do contribuinte. Disponibilizarei modelos 3d deles depois. Volumes impressos da tradução (obviamente, depois da tradução terminada) também são uma opção. E fora isso, confesso que não pensei em nada. Talvez porta-livros na mesma ideia do porta-dados (obviamente, em dimensões e preço correspondentes).

Naturalmente, também estou aberto a sugestões, e ansioso para termos várias participações aqui a respeito de seus clãs (e livros) prediletos de L5R.

33 comentários :

  1. Mto bom Hayashi.
    Acho q o impresso é uma boa alternativa, mas pode ser a menos viável financeiramente.

    Quanto a enquete, gostei da sugestão de alguem do facebook, sobre lançar na ordem q fora publicados.

    De qqr forma, votei no Crab \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, no caso imagino q o valor da contribuição com direito à impressão seria de R$ 60. Talvez até menos. Ainda na dúvida se com o envio grátis ou não. Mas acho q deixar com frete grátis já simplifica bastante pra contabilidade do movere. Enfim, 99% de chance de ser envio grátis mesmo.

      Sim, até valeria cobrar mais por isso (já q tenho q abater o custo da impressão propriamente dita, a taxa do movere e ainda ter uma margem de lucro viável), mas acho q mais por um suplemento anacrônico cujo valor é qse totalmente simbólico e o conteúdo é qse todo fluffy mesmo, nem rolaria. Considerando q R$ 80 equivale a um livro de RPG básico novo e original.

      Enfim, tudo isso ainda está aberto a negociação.

      Excluir
  2. H-san, "passei" aqui para duas coisas: dar um 'olá' e deixar a pergunta 'advinha em qual votei?', hahahaha. Gosto de suas iniciativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Some não, Dri. Notei q um voto apareceu no Crane e outro no Scorpion. Agora o empate está entre eles e Lion.

      Qq coisa, estaremos aqui.

      Excluir
  3. Eu assumo o voto do Crane =P

    Oh crap, só a elite rokugani lutando pelo primeiro lugar. Só falta a Fênix para termos uma briga dos clãs "civilizados". (Peço desculpas aos vigias de muralhas, piratas, gaijins tratadores de cavalos e eremitas das montanhas).

    Hohoho essa foi minha tentativa de iniciar uma segunda Clan Wars =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso q me segurei muito aqui agora para não dar meu voto à Fênix. Voto de tradutor não vale e ainda que valesse, seria apenas um voto, no momento, ainda inexpressivo na disputa.

      Mas espero q ela esquente mesmo. Tivemos qse vinte votos na enquete passada. Gostaria de não ver menos do q isso nesta.

      Excluir
  4. Dragon empata a enquete. Típico. XD

    Tenho pra mim q grande parte da admiração brasileira pelo Dragon vem pelo fato das cores deles serem as mesmas da camisa da CBF. Até acho ele legal e tudo, mas não consigo ser fã...

    Mas vamos lá. Ainda tem muita água pra rolar e dizer q Clã será o primeiro a ser congratulado com o títulde primeiro The Way traduzido.

    ResponderExcluir
  5. se for os livros que eu to pensando.. eu tenho o do Escorpião e da Fênix traduzidos aqui no pc ._. qualquer coisa posso postar o print dos livros(manuais) na page do HNI, bem meu voto vai pro Carangueijo (sim eu falo os nomes em portugues, eu me acostumei por causa da Dragão Brasil #97 '-')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-se de passagem, eu q traduzi. :-) Mas a ideia é q mesmo pra esses livros, seja criada uma versão revisada, mantendo a formatação mais próxima possível dos originais. Com ilustrações e tudo mais.

      Excluir
    2. aaah okay então '-', meu vc tem feito minha vida mais feliz xD, vlw ae

      Excluir
  6. Boa noite, para não lavar roupa suja aqui, um amigo seu Alan leeameaçou de boicote, ameaça é crime, tenho o print e encaminharei ao setor juridico de minha empresa quando ao L5R. gostaria de falar com vc diretamente. meus contatos são:

    tecnofantasy@hotmail.com.br
    https://www.facebook.com/editoraoraculo?ref=hl

    fico no aguardo, antes de acionar judicialmente, somos pessoas civilizadas afinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, e-mail enviado. Só q acho q não termina com .br.

      Excluir
    2. Se em todo caso, meu e-mail não chegar aí (minha conexão pessoal é uma droga), o meu e-mail tá lá no rodapé do blog: isawa.hayashi@gmail.com

      Excluir
  7. Conseguiu os direitos para tradução dos livros Hayashi? Caso tenha conseguido, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não. Ainda não. Mas qq mudança nisso, eu aviso por aqui.

      Excluir
  8. Agora, alguém pode me explicar como o Mantis conseguiu 22 votos de uma hora pra outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que virou um clã maior, o Mantis têm feito uma campanha para aumentar os números do clã. Se reproduzem como nezumi e esses 22 devem ser todos irmão =]

      Excluir
    2. A pior parte é q estou na dúvida. Certeza qse absoluta de q esses votos foram obtidos por algum tipo de trapaça. Penalizo ou não o Mantis por causa disso?

      Excluir
    3. Anderson.nascimento17 de set. de 2012, 08:09:00

      Não penalize o Mantis mesmo com a possibilidade de trapaça, eu mesmo votei no Leão. Analise essa enquete como uma experiência, para que futuramente não se repita a mesma duvida de veracidade de informação.

      Excluir
    4. Típico do Mantis fazer algo dessa espécie ¬¬

      Excluir
    5. Concordo DonSantiago, por isso meu sensei sempre me dizia:
      "Ao passar pelas docas, verifique suas posses constantemente!"

      Excluir
  9. Legal essa proposta, mas uma duvida, se você está acrescentando na versão impressa lucro pessoal, você tem os direitos autorais de L5r pra publicar? Ou pretende ter?

    ResponderExcluir
  10. Eloá, eu ia perguntar a mesma coisa.
    Me propus a traduzir alguns materiais e quando sugeri o financiamento coletivo me alertaram que eu não poderia faze-lo se não tivesse a licença do material.
    Hayashi, por precaução é bom você dar uma olhada nisso.
    Em um forum gringo ou lista de discussão, não me lembro, me disseram que eu nao poderia nem traduzir e disponibilizar um material de fã para fã, mas como não estava lucrando com isso, os donos do direito faziam "vista grossa" para o fato, mas se você visa lucrar algo com isso é melhor dar uma olhada nisso.
    Eu prefiro que você faça o trabalho do que o Claudio Muniz, tive problemas com a Mitsukai e não boto fé na Oraculo. Prefiro o trabalho que você faz e se vc puder lucrar com isso, com certeza apoiarei o financiamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na verdade, o próprio esquema do crowdfunding foi anterior à Oráculo sequer comprar o L5R. Nota q ainda estou me mantendo o mais afastado e desatualizado possível em relação aos materiais de propósito. Não quero atrapalhar a 4th, mas tb quero dar algo legal para os fãs. Por isso pensei nos The Way.

      Maaaaaas, desde q a Oráculo anunciou, o projeto congelou totalmente. Nem mesmo gratuitamente vou lançar os The Way sem q a própria editora me autorize. Neste sentido, tenho conversado (mais propriamente, monologado) com o Claudio Muniz. Enviei uns e-mails pra ele, mas até agora sem resposta. Tb quero q eles me deixem ajudar na 4th. Não pq eu acho q eu mereça ou coisa do tipo. Mas pq realmente me divertiria muito fazendo isso. E claro, ganhando por isso, é ainda melhor.

      Nunca cheguei a ter problemas com a Oráculo ou com a Mitsukai (nem sei o q é isso). Porém, tb nunca nem soube da existência da Oráculo antes do negócio com L5R. Portanto, nem posso avaliá-los enquanto editora.

      Na atual conjuntura, tenho pensado em desistir totalmente dos The Way. Tanto como crowd tanto qto gratuito. Porém, sem eles, não consigo imaginar projetos meus q consigam atrair pessoas ou investidores suficientes. As CTL não receberam um voto sequer na enquete passada, o MdI continua sendo um produto derivado de L5R... Até pensei num wargame derivado da ideia do MdI (q por sua vez é derivado do GoTBG), só q ambientado no cenário das CTL (qta sigla!). Pode até dar muito certo, mas até agora, parece o real negócio q nunca atrairia mais do q meia dúzia de gatos pingados.

      Enfim, tal qual as coisas estão, e sem resposta da editora, parafraseio o J Quest: "Tudo está parado".

      Excluir
    2. Se sua pretensão é lucrar com um projeto, você tem que fazer algo de autoria própria, ou conseguir os direitos de algo o que, se já é difícil para empresas pequenas, deve ser quase impossível para uma pessoa só. Do contrário, tentar ganhar dinheiro com a propriedade intelectual alheia vai lhe causar muitos problemas!

      Excluir
  11. Em algum local eu ouvi falar que nem a editora oráculo tinha os direitos ainda sobre o L5R. Se isso for realmente verdade, um dos objetivos da editora com o crowdfunding é exatamente conseguir a licença dos livros.
    Eu acho pouco provável que a editora oráculo vá começar um crowdfunding de um produto que ainda não possua os direitos.

    Hayashi a Mitsukai foi uma editora de rpg que teve alguns problemas com os rpgistas. Dela saiu dois livros de uma mundo próprio. Essa editora era de propriedade do Claudio Muniz.


    Por isso o Sakai tem um pé atrás em relação a esse projeto da editora oráculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na verdade, creio q só quem possa dizer isso a certo seria a própria AEG. Mas vamos confiar na Oráculo. É uma editora relativamente pequena, e por ser nova, não tem lá o peso do nome da Devir ou Jambô. Porém, pelos mesmos motivos, tb não cometeu os erros das anteriores.

      A conversa com o Claudo ainda tem progredido lentamente (basicamente, só consigo receber um e-mail dele por semana). Ele deve estar atolado de coisas por lá. Mas, creio q a única boa notícia q possa ser tirada disso com determinada firmeza, é q sim, ainda há chances de eu ser o tradutor da edição brasileira. Mas isso ainda está em negociação, estou sujeito a vários testes e não é nenhum "já ganhou". Apenas disse q "tenho chance".

      Excluir
    2. Hayashi e pessoal.

      Eu não estou muito a parte desse assunto. O que sei é mais do blog, da comunidade do orkut e d'uns blogs gringos. Porém, quanto essa sonhada edição nacional de L5R, alguém já tentou entrar em contato com a Jambô para falar desse assunto. Como vocês mesmo disseram, a Oráculo ainda é uma pequena editora e, ao que me parece, não esta conseguindo ter muito sucesso nisso. Imagino Jambô tenha bem mais chance de conseguir isso(direitos e produção a preço mais acessível) e até mesmo o Hayashi - O qual creio ter mais conhecimento nesse assunto que qualquer outro de nossa língua - Poderá conseguir melhor espaço para trabalhar nisso e por uma melhor renda.

      Enfim! Não sei se vocês já tentaram isso e eu simplesmente estou jogando conversa fora. Mas caso não o tenham imagino que seja uma boa tentar!

      Qualquer coisa ainda há - imagino em menor chance - a Daemon, a Retropunk, dentre outros. Devir acho muito difícil!

      Excluir
    3. Cheguei a conversar com o povo da Jambô pelo fórum deles, na época, sobre a 3a edição. Lembro de eles terem dito q L5R é um projeto meio incerto no Brasil. Pode fazer um sucesso violento, ou não vender. E um livro da qualidade dele seria de fato bem caro de ser feito no Brasil. Se essa era opinião deles sobre o fundo salmão da 3ª, nem quero saber o q eles acham da 4ª. Não vamos nos esquecer tb q a Jambô tem a tendência de economizar fazendo o livro em p/b. Bom, L5R 4e foi indicado ao ennie de melhor arte interna (e, imho, deveria ter ganhado, não fosse os fanboys de Pathfinder). Lança-lo em p/b mataria pelo menos uns 40% do fun factor do livro...

      Fato, ainda faltam outras editoras a esse respeito aqui no Brasil. Mas até q se diga o contrário, a Oráculo é quem irá lançar L5R no Brasil sim. Devo ter notícias mais sólidas amanhã. Até lá, roam as unhas, acariciem seus d20, acendam incenso às Fortunas e garanta q vc tem jade suficiente no seu pescoço.

      Rokugan is coming.

      Excluir
    4. Eu discordo desse papo de n vender. Tem mta gente q compraria nem que fosse por curiosidade.

      Acredito que, com a devida divulgação, venderia nem que fosse para o público que Anime/Mangá. Não que essa associação seja algo que a maioria de nós, acredito, veja com bons olhos. Mas isso poderia garantir que livro n fosse um fracasso de vendas.

      A única coisa que poderia matar o projeto, de fato, é o preço - nego n paga caro por curiosidade, só paga caro quem tem certeza que vale a pena. É por isso q n discrimino a Jambo por ter lançado livros em PB para viabilizar.

      Sonho em ter L5R em português, de preferencia colorido, com capa-dura, verniz e acabamento especial. Mas, se for pra ser em PT-BR, aceito até miolo pb e capa brochura =/

      Boa sorte para a Oraculo.

      Excluir
    5. Bom, foi a opinião da Jambô na época.

      Ainda não conversei com a Oráculo sobre valores financeiros, portanto, nem faço ideia de a qto o livro sairá no Brasil. Imagino q a AEG tenha posto algumas restrições qto a seu material gráfico, mas imagino q no pior dos casos, o livro não passará dos R$100 aqui no Brasil. O q não é inédito. Foi esse o preço q o Mago novo saiu aqui (com capa foil e tudo mais).

      Excluir
  12. Torcendo para você se tornar o tradutor de LR54ed., nobre Hayashi. Desculpe não ter votado na última enquente nas CTL, eu realmente teria feito isso. Culpo meu emprego novo pela minha morte na internet, mas estou ressuscitando agora. Muita sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber q está de volta, Lady Astreya. Bom saber q tenho sua torcida tb. Enfim, só boas notícias. XD

      Acabei de checar meu e-mail. Nenhuma resposta ainda por parte da Oráculo. Assim como todos nós, eu tb estou na torcida, afinal.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...