6 de dezembro de 2012

O Yojimbo (Post Traduzido de "The Celestial Agonies")

Se você quer ser um yojimbo mesmo, aprenda com
ESTE cara.

Olá, Mestres e jogadores!

Conforme já fiz aqui uma vez há MUITO tempo um post sobre duelistas inspirado neste próprio post da The Celestial Agonies (o meu ficou uma droga em relação ao deles, admito), resolvi, mesmo após esse tempo todo, voltar e traduzir o post que originou tudo isto. Espero que gostem, e não se esqueçam de continuar apoiando sempre que puderem a Editora Oráculo na tensa missão de trazer L5A para cá na melhor forma possível.

Sim, este post tem por mais objetivo fomentar a vontade de jogar, criar aventuras e provar que L5A ainda respira.

O Yojimbo
Por Cooper
Traduzido por Thiago "Isawa" Hayashi

Nas edições anteriores você podia diferenciar um yojimbo pela presença do mon Shiba ou Daidoji sobre seu braço de espada. Eram as Técnica dessas duas escolas que defendiam seus protegidos, mas o personagem em si acabava lutando mais ou menos da mesma forma que qualquer outro bushi. Uma solução suficientemente direta, mas que não era diversificada nem divertida.

A recém renovada manobra de Guardar da 4ª Edição reverte este rumo. Agora qualquer Escola pode produzir um yojimbo decente contanto que o jogador se lembre de colocar a proteção de seu protegido acima da sua. Por que? Porque a manobra Guardar permitirá que qualquer um projeta um aliado de um ataque comprometendo sua própria defesa.

Dito isto, apresento-lhes dez regras de ser um yojimbo:

Não bem desse yojimbo que estamos falando,
mas vale pesquisar sobre o coelhinho aí.
Dez: NUNCA COMECE UM COMBATE EM DEFESA TOTAL
Um personagem em Defesa Total não pode usar a Manobra Guardar para defender seu protegido, e provavelmente é mais difícil de ser atingido do que ele, e não será uma ameaça imediata ao seus atacantes.

Se você começa um combate em Defesa Total, um assassino competente passará direto por você esfaqueará seu protegido no coração. (NT.: Não existe AdO em L5A, lembrem-se disso)

Deve-se notar que embora qualquer um possa ser um yojimbo eficaz nesta edição, os Shiba e Daidoji ainda têm algumas vantagens que refletem sua especialidade. Por exemplo, um Shiba Nível 1 de fato pode usar a Manobra Guardar em Defesa Total, permitindo-lhes ocasionalmente romper a regra nº 1.

Nove: SEMPRE PENSE NA SEGURANÇA DE SEU PROTEGIDO
Bem óbvio, na verdade. Como um yojimbo, seu dever é manter seu protegido vivo, intacto, e se possível, ileso. Naturalmente você fará um trabalho melhor se estiver sóbrio e saudável. Porém, se um de vocês dois tiverem que se ferir, é você quem deve estar no caminho do golpe, se seu protegido morrer antes de você, você falhou.

Oito: NÃO DEIXE O ÓBVIO SURPREENDÊ-LO
9 a cada 10 vezes um Kaiu na Muralha precisará de um Yojimbo para afastar um Oni enquanto um emissário às cortes da Garça precisará de alguém para duelar por ele. prestando atenção aos seus deveres, desvantagens e inimigos de seu protegido, você pode se preparar para problemas antes que eles cheguem. Você não pode se preparar para tudo, mas deve ao menos ter um plano pronto para seus inimigos mais comuns.

Sete: SEJA UM ALVO FÁCIL
Em outras palavras, garanta que seu Nível de Proteção seja inferior ao de seu protegido. Embora isto o torne mais fácil de ser atingido, também o torna um alvo mais atraente aos ataques, e todo inimigo que vá atrás de você é menos um inimigo atrás de seu protegido. Usar a Manobra Guardar é um bom meio de ser um alvo fácil, bem como ir em Ataque Total.

Um bushi que escolha a trilha Yojimbo Shiba ou que atinja o Nível 5 da Escola de Guerreiros de Ferro Daidoji não precisa se preocupar em se tornar um alvo fácil porque possuem uma Técnica que os permite interceptarem o dano a seu protegido.

Seis: NÃO SEJA UM HEROI
Você só precisa proteger uma pessoa, não o grupo inteiro. Se sua amiga, a Matsu, quer investir e se tornar um alvo mais fácil do que você, deixe-a. Qualquer inimigo que a ataque não está atacando seu protegido nem afetando sua habilidade de protegê-lo. Se a Matsu sobreviver, elogie-a e compre-a uma bebida. Afinal, você vai querer que ela faça a mesma coisa no futuro.


Cinco: SAIBA QUANDO ATACAR
Mesmo para um yojimbo chega a hora de faz sentido partir para o ataque. Aqui estão alguns exemplos de quando isto é apropriado:

  • Quando nenhum atacante pode atingir seu protegido nesta rodada;
  • Quando ninguém mais está em posição de atacar;
  • Quando só resta um inimigo;

Guerreiros de Ferro Daidoji que atingiram o Nível 2 de sua Escola podem atacar mais do que outro yojimbo porque sua Manobra Guardar dura o dobro do tempo.

Quatro: FIQUE PERTO DO SEU PROTEGIDO
Se você suspeita que possa haver outro inimigo, fique dentro de uma Ação Simples de Movimento de seu protegido. Lembre-se: só se pode ganhar os benefícios da Manobra Guardar se a pessoa estiver a 1,5 m de você.

Três: ESTEJA PRONTO PARA DUELAR
Já que você está lutando as batalhas de seu protegido por ele, não é pedir demais que seu protegido o nomeie como seu campeão num duelo. Tal yojimbo deve ao menos ser um duelista decente. O bastante, ao menos, para manter a ralé longe.

Dois: ESTEJA DISPOSTO A PERDER
Às vezes a melhor coisa a fazer por seu protegido é perder um duelo curvando-se. Primeiro, porque pode ser a única vez em que você pode repreender seu protegido por ele estar errado. Segundo, não há nada a ser ganho ferindo-se contra a lâmina de um oponente superior (ou um envenenador). Lembre-se, você pode defender seu protegido melhor quando está saudável. Um oponente astuto arranjará um duelo antes de uma tentativa de assassinato só para garantir que você está fora do jogo.

Um: MORRA BEM
Haverá momentos em que todas as outras regras falharão e a única maneira de manter seu protegido seguro é enfrentar as adversidades pela frente. Aproveite este momento quando ele aparecer. Nesses momentos finais invista com cada vantagem que puder. Abaixe sua Iniciativa, invista no inimigo, assuma a Postura Defesa Total, faça o que puder para comprar tempo para seu protegido fugir e morra sabendo que foi um bom yojimbo.

__________________
Espero que tenham gostado. E fiquem atentos, L5A não morreu. A HnI também não!

Um comentário :

  1. Qual o nome do filme da primeira imagem vizualisada nessa matéria?? excelentes dicas para quem quer jogar com yojimbos.

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...