22 de janeiro de 2013

MMO: Star Wars - The Old Republic


Sim, tenho andado sumido e meio indisposto a bloggar por aqui. Não é o único, mas acho que o mais forte motivo é que de fato, descobri algo bem legal que tem me cobrado bastante tempo. Trata-se do novo MMORPG de Star Wars, o "The Old Republic". Em tempo, gostaria de dizer que não tenho lá uma vasta experiência em MMOs, mas cheguei a experimentar o universalmente famoso World of Warcraft e também recomendo o Champions (onde você joga com super-herois. Comento sobre ele em outra oportunidade).


Primeiramente, gostaria de dizer que o motivo fundamental que me levou a empolgar tanto assim com o SWTOR é bem extra-jogo na verdade. Nunca fui muito fã da franquia Star Wars, confesso. Acho legal e tudo, mas não me considero fã. Mas como meus amigos daqui empolgaram, resolvi experimentar, ver qual é a do jogo. Resultado: Terminado o prólogo, lá estava eu fascinado pela plataforma, desenvolvimento, história e tudo do jogo em si.

Da trilha sonora aos cenários, passando por NPCs dublados (inclusive em idiomas alienígenas que só podem ser entendidos pela legenda), os poderes de todas as classes (inclusive as não-Jedi), tudo ficou muito legal. Tá, alguns bugs gráficos ainda persistem, como alguns inimigos que continuam de pé mesmo depois de mortos, mas nada que fira gravemente a reputação do jogo. Acho isso até engraçado às vezes.

Os combates são bem legais, com poderes da Força fluindo pra tudo quanto é lado, e o esquema de pontos de Luz/Negro da Força provavelmente deverão ser incorporados na mecânica do RPG da Fantasy Flight (sim, há um RPG de mesa NOVO para Star Wars a caminho, para quem não sabia), pois ficaram simples, eficientes e muito legais. O sistema de interação social durante as quests também é bem divertido. Enfim, recomendo seja para quem é fã da obra do Lucas, para quem procura um bom MMO ou para quem simplesmente procura um jogo bem desenvolvido, interna e externamente.

Outra coisa linda do jogo também são os combates espaciais, side-quests em que você sai com sua nave detonando as forças do Império (ou da República, caso você seja um sith. Sim, é óbvio que eles estão lá como opção jogável).

Meus amigos locais se empolgaram tanto que montaram um fórum para nossa guilda. Procure-nos por lá, estamos sempre abertos para ajudar jogadores brasileiros ou lusófonos.

E também estamos pelo Facebook.

E que a Força esteja com você.

O grupo da guilda da qual faço parte. Sou o segundo da esquerda. O Jedi Consular Asiático!

8 comentários :

  1. Muito bom Hayashi

    Vou te falar q sempre fiquei muito curioso a respeito do The old Republic, mas como ja fui viciado em WoW, fiquei com um pé atrás de começar outro vicio, rs

    Ele é gratuito, né?
    Acho que vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem o modo free player, q é o q eu jogo, mas espero q se o BB, o Pagseguro e a Player Brasil ajudarem, eu não precise mais. Dá pra jogar e se divertir de boa sim, mas o jogo praticamente te força a fazer a inscrição paga, pq muita coisa essencial vc simplesmente não tem acesso ou é um acesso bem restrito. A subscription do jogo nem é tão cara (R$ 80/2 meses), visto a qualidade geral do negócio. Muita gente criticou o jogo, por ter uns bugs bobos. Sofri qse todos eles, mas sinceramente não acho q isso tire o mérito dessa obra. Fora o jogo ter qse 25 Gb instalado (sim, é um porre baixá-lo), o resto é só diversão. Sério mesmo. E olha q nem sou tão fã de Star Wars assim...

      Excluir
    2. Essa é a parada. Eu adoro SW, e o Old Republic é uma ótima forma de aprender mais sobre o universo expandido.
      Mas, por hora, quero me dedicar em Mass Effect, Deus Ex e Max payne 3.

      Excluir
    3. Eu comecei jogando com meu consular mó despreocupadamente. "Ah, é um joguinho maneiro." Aí numa quest aleatória vc descobre e investiga indícios do surgimento do costume dos jedis usarem sabres de luz. Isso mesmo, o criador do primeiro sabre. Dali pra frente eu empolguei e não parei mais. De fato, a história está ótima. Pelo menos para a minha classe.

      Excluir
  2. Muito bom saber disso! Assim como tu, não sou um grande fã ou conhecedor de Star Wars, mas parece que o jogo realmente vale à pena ser conhecido.

    Ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo, Odin. Recomendo fortemente. Jogue pelo menos até a primeira batalha espacial. É lindo aquilo.

      Excluir
  3. Hayashi... ele ja ta dando suporte para o brasil? tentei jogar a uns dois meses atras mas no site dizia que nao tinha suporte para ca =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O suporte continua só em Inglês mesmo. Inclusive recentemente tive q ajudar um amigo meu q teve problemas com o código de segurança e teve q ligar pra lá pra conseguir excluir a opção. Fiquei no telefone de tradutor simultâneo.

      Mas sincero q não considero a língua um problema. Até pq, 90% dos NPCs falam algum idioma alienígena mesmo... Mas mesmo assim, jogaraço.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...