5 de agosto de 2013

L5R 4th: Terras Sombrias


Ok, eu pessoalmente não sou muito fã de repetir tópicos da mesma "seção", muito menos de ficar falando toda hora aqui de L5R. Ainda assim, graças ao comentário do Victor Hugo lá no post anterior, de fato achei este assunto bem legal para expormos aqui.

As Terras Sombrias são uma das coisas mais características e exclusivas de L5R, tornando Rokugan praticamente o que ela é em vários aspectos. Bom, sobre ela, pode-se dizer várias coisas que praticamente todo jogador já sabe. Ela é sombria. É má. E lotada de monstros. A grande maioria deles provavelmente engoliria um samurai besta o suficiente para perambular por lá sozinho sem muito esforço. Tá, mas o que há a mais nisso que possa nos ser interessante? É esta a pergunta que este post tentará responder.



Bom, vamos começar pela história. Para começo de conversa, as Terras Sombrias nem sempre foram tão "sombrias" assim. A região em si fica ao sul do resto de Rokugan, e muito antes de qualquer Kami vir à Terra, era o lar do vasto Império Nezumi. Os Nezumi (isso mesmo, os homens rato de Rokugan) se libertaram dos senhores Naga (homens-serpente) depois que estes entraram num sono milenar, e vieram a criar uma brilhante e próspera civilização, enfrentando uma ou outra disputa com os trolls também naturais desta mesma região. Tudo ia muito bem, até o surgimento da humanidade e a pouco posterior queda do Kami Negro, Fu Leng, no sul das Terras Sombrias.

Como creio ser de conhecimento mais comum, a queda de Fu Leng afastado de seus demais irmãos (que caíram onde futuramente seria Otosan Uchi) provocou uma abertura física e espiritual para o Reino do Mal, o Jigoku. Isso teve várias consequências. A mais observável: isso possibilitou que os espíritos naturais do Jigoku, os onis, invadissem o Reino Mortal. Outra foi que a região próxima ao Poço Infecto de Fu Leng (o local exato onde Fu Leng caiu) começou a se tornar uma "realidade distorcida", pois a corrupção epidêmica do Jigoku começava a tornar a região mais "infernal". Tudo isso, nas devidas proporções acabou destruindo o Império Nezumi, do qual muito mal temos histórias ou relíquias. Nem mesmo os próprios Nezumis sabem muito a respeito de seu glorioso passado.

"Ancestrais viver em paz. Aí Deus cair-cair do Céu. Ele ferrar
com nação Nezumi. Nós odiar ele-ele!"
Quando eu digo "infernal", eu quero dizer que a água, solo, ar, plantas e os próprios animais mais próximos da região começaram a ser contaminados pela Mácula das Terras Sombrias (como os humanos vieram a chamar esta capacidade que o Jigoku tem de corromper tudo). Sim, é óbvio que seres humanos também são suscetíveis a ela. Não se sabe até hoje porque raios os Nezumis não são afetados pela Mácula, já que muitas das tribos ainda continuam vivendo lá. Há quem creia que se deva à capacidade procriativa deles, ou ao costume de seus "Lembradores" (Rememberers), cujo poder xamânico é capaz de proteger tribos inteiras. Enfim, com o passar de séculos, este mortal exército foi se aproximando de Rokugan, com o Reino do Mal se alimentando vorazmente do rancor de Fu Leng e usando-o como combustível para destruir tudo que existia à sua frente. Por isso os trolls e ogros acabaram se tornando criaturas maculadas em sua esmagadora maioria. Eles são naturais do Ningen-do, mas na época do Amanhecer do Império, já estavam praticamente todos corrompidos.

É sério que esse cara é o Maw?
Bom, o resto da história é bastante conhecido. Primeiramente, Shinsei e seus Sete Trovões conseguem aprisionar a alma de Fu Leng nas Doze Escrituras Negras. Isso enfraquece bastante o avanço dos onis, permitindo que Rokugan respirasse e prosperasse por mais uns séculos. Quase 600 anos depois, o avanço avassalador de um Lorde Oni dotado de força descomunal e raciocínio estratégico, o Maw, quase destroi o Caranguejo inteiro. Ele arrasa o Shiro Hiruma (que está perdido até hoje. Foi retomado, mas só para ser perdido novamente pouco depois), as forças Hiruma recuam, e o Caranguejo só consegue vencer graças ao sacrifício de Kuni Osaku na Batalha da Onda Retumbante, em 716. É nesta batalha que a Muralha Kaiu começou a ser construída nas margens do Rio Saigo, onde está até hoje.

Fato, as forças do Caranguejo lidam razoavelmente bem em proteger Rokugan dessas invasões demoníacas, mas por que raios então Rokugan jamais conseguiu formar uma ofensiva eficiente para destruir as Terras Sombrias de uma vez? Bom, há vários motivos para isto:

Primeiro, as Terras Sombrias são uma região imensa e de difícil mapeamento (um dos três Book of the Shadowlands chega a mencionar que acreditava-se a princípio que a geografia do local se movia de maneira espiral, consonante a um movimento do Poço Infecto. Estavam errados. As Terras Sombrias variam de relevo conforme... Bem... É meio estranho dizer... Sua própria vontade), fazendo com que qualquer força enviada lá na prática navegue às cegas. Em segundo lugar, é um lugar onde magias elementais funcionam com maior dificuldade, cura e regeneração natural praticamente não existem e é difícil descansar. O lugar é na prática uma selva demoníaca deturpada onde até mesmo a grama quer matar qualquer coisa. "Ah, mas a jade protege o usuário dela lá dentro, não é?" Claro que sim. O problema é que mesmo um dedo de jade não protege o usuário por tanto tempo assim (uma semana, segundo o livro básico, p. 277, deixando o usuário dali pra frente contando apenas com o próprio Vigor para resistir à infecção), considerando que ele precisa viajar ("às cegas") num reino mortífero, que muda ao bel prazer, e ainda precisa voltar antes de ser infectado.

Num post sobre as Terras Sombrias, esta ilustração não poderia faltar!
Não lembro de ter encontrado isto em fontes oficiais, mas costumo considerar que existem três níveis das Terras Sombrias: No primeiro, o mais comumente encontrado pelo Caranguejo e pelos outros clãs, ficam normalmente goblins, trolls, ogros, e outras coisas mais leves, além de mortos-vivos que morreram combatendo estas mesmas criaturas na Muralha. Depois, temos um nível intermediário, onde aí sim teríamos Lordes Onis lutam entre si pelo poder, e vira e mexe alguma fração de suas forças tenta flanquear o inimigo, indo parar na Muralha (isto mesmo. Ao meu ver, tudo aquilo que o Caranguejo enfrenta é apenas uma fração minúscula do poder real dos onis). E por fim, temos o nível colossal-insano-lovecraftiano de terror-chutador-de-balde que a proximidade milenar com o Poço Infecto causou na região mais interna e afastada de Rokugan das Terras Sombrias. Seria quase impossível chegar lá, dada a distância e todos os perigos no caminho (considerando também que dificilmente haveria como comer e dormir no caminho). Coisas do nível de poder do Primeiro Oni, além de prováveis "testes de insanidade" podem esperar personagens que se aventurem por lá. Não, não lembro de nenhum rokugani já ter ido tão longe.

Apesar da magistral arte da April Lee, esta ilustração está aqui
pela floresta
Bom, de resto, não há muito o que se falar sobre a geografia das Terras Sombrias porque... Bem, porque pode ter de tudo lá dentro. O que se pode dizer é que, realmente, a supor pelas ilustrações, o que a Muralha vê é uma cadeia de montanhas que desce de encontro ao Rio Saigo (o que é ótimo para enfraquecer as hostes de onis em frente à Muralha), mas, passando desta cadeia de montanhas, temos relatos de florestas, picos impossivelmente verticais, mais montanhas, e várias outras coisas. Algum livro chegou a mencionar uma cidade que resolveu aparecer por lá. Ela não estava antes, mas resolveu aparecer... Fazer o que? Claro, tudo corrompido pelo toque do Jigoku. Eu, em minhas aventuras, também costumo retratar as Terras Sombrias como um lugar com o melhor tempo sendo "extremamente nublado", onde o brilho de Amaterasu se esconde de vergonha, e qualquer fonte de fogo emite um estranho brilho verde (sim, de maneira geral, acender uma tocha no meio das Terras Sombrias é uma má ideia). Isso sem contar o cheiro cadavérico, barulhos horrendos e a impossibilidade mística de se concentrar, dormir, descansar ou sequer se curar naturalmente.

Esse cara parece Maculado para você? Não? Ponto pro Jigoku!
Enfim, as Terras Sombrias são sumariamente um lugar vasto, onde há espaço suficiente para qualquer Mestre enfiar qualquer coisa que ele considere suficientemente assustadora para os jogadores corajosos (ou insanos) o suficiente para entrarem lá enfrentar. Mas acho que a crucial diferença entre as Terras Sombrias e um "lugar para testar seu bestiário" é que a Mácula não visa simplesmente te transformar num zumbi e atacar seus amiguinhos. Pelo contrário. Você é muito mais útil para ela sobrevivendo e voltando ao Império onde poderá transmiti-la para alvos que jamais entrariam em contato com as terras além da Muralha. Crianças, cônjuges e pessoas em geral com quem você pode ter contato. Isto sim, é o terror de Rokugan. E graças às regras da 4ª edição, um personagem pode muito bem estar infectado sem saber, e transmiti-la ainda assim. Ou pelo contrário, escapar ileso do ataque de noventa onis, mas ainda assim ser considerado Maculado pelas outras pessoas. O ideal do Jigoku é corromper o mundo natural. Distorcê-lo numa caricatura maligna. Personagens maculados em pouco tempo se mostram antônimos do que foram antes, ou pelo menos satiricamente distorcidos com o que se esforçavam a ser. Outro problema são fontes da Mácula mais ativas, como maho-tsukais e invocadores de onis ou kansens. Embora sejam infectados deliberadamente, e por isso de certo menos passíveis de provocarem epidemias de Mácula, eles invocam seres mais diretamente destrutivos, então não diria que são tão mais inofensivos assim...

Kyoso no Oni. Matando bravos samurais como se fossem formigas desde
os primórdios de Rokugan. Nota: Ela não está entre os onis mais fortes...
Enfim, moral da história: As Terras Sombrias devem ser na sua campanha algo que até mesmo o mais marcialmente capaz e destemido bushi deve temer enfrentar. Se não por ele, por sua família e entes próximos. O Clã Caranguejo tem bons motivos para nem mesmo gostar que samurais de outros clãs se aproximem da Muralha. Ganhar permissão, mesmo sendo um Caranguejo, para se aventurar nela não é para qualquer um. Se por um lado, uma pessoa precisa se mostrar capaz para convencê-los de que duraria mais do que alguns minutos lá dentro, há também de se considerar o que fazer quando esta pessoa retornar ou corrompida ou reanimada pela Mácula. Não existem herois além da Muralha. Não há glória em lutar contra as Terras Sombrias, porque os horrores que lá habitam espantam os delicados bardos que narrariam os feitos heroicos lá cometidos. Pisar nela é se aventurar num reino de terror, sanguinolência, destruição e insanidade, e qualquer ser humano passa a ser uma presa.

10 comentários :

  1. Gostei da matéria.
    To sentindo falta de conteúdo Maho.

    ResponderExcluir
  2. Narrei Mirror Mirror pra fechar minha campanha de L5R e, de fato, meus jogadores ficaram frustrados com a letalidade das Terras Sombrias, rs. Inconformados com todas as adversidades, penalidades e apelações que confrontaram.

    Três personagens sobreviveram à jornada: Uma cortesã que fugiu com Kage, um shugenja que conseguiu fugir da batalha, e um bushi que foi salvo pela Sombra, mas que voltou completamente corrompido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu acho meio falta de tato de jogador. Num sistema famoso por ter um combate mortal, ficar na frente de um exército de demônios inumanos invasores não me parece uma boa ideia. "Ah, mas eles estão no nosso ND". ND? Onde vc acha q está? Em D&D?

      Esqueci de mencionar tb. No Bearers of Jade, mencionam q o Crab desenvolveu uma nova unidade de tempo, chamada "maru". Tecnicamente, é o tempo q demora pra um soldado do Caranguejo morrer em combate. Então, eles planejam "Vou precisar de tantos marus para chegar a tal ponto", já considerando a qtde de pessoas que vão morrer num combate. Sim, é triste, é tenso, mas isso é as Terras Sombrias. XD

      Excluir
    2. Fato.
      Mas foi impagável ver o desespero deles quando sua emboscada falhou. Os bushis avançaram contra os Moto e seus golpes foram praticamente inofensivos. Parte da cavalaria Moto ergueu voo e os cravejou de flechas.
      Isso, somado aos infernais dias anteriores, certamente deixaram uma imagem muito negativa das Terras Sombrias. Missão cumprida =P

      Hum, eu não me lembrava dessa medida. Fui procurar e encontrei no Great Clans tmbm, na parte que fala das gírias do Crab.
      Minhas favoritas são Koma (Pônei - apelido de guerreiros não-caranguejos na muralha) e Zakennayo (um palavrão genérico muito usado na muralha).
      Yamijiai tmbm é muito boa, significa tecnicamente o mesmo que FUBAR, rsrs

      Excluir
  3. O curioso de fato é q "maru" é literalmente "bola" em Japonês.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lendo sobre essas gírias a poucos dias.

    ResponderExcluir
  5. Mais um instrutivo e bem escrito post Hayashi!!!

    ResponderExcluir
  6. Depois de deste post, fica a dica sobre outro tema muito interessante e pouco explorado: Campanhas Navais...
    Sejam obviamente Mantis ou até mesmo Fênix, Garça e Caranguejo eu acho muito legal esse tipo de cronica mas, encontro pouca coisa sobre o assunto. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um tema que me interessa muito também.
      Acho muito triste que a AEG não tenha explorado tanto, mas tem material sim.

      Cheguei a começar a adaptar umas embarcações pra L5R, baseada no Shogun 2 e um material da Osprey. Mas não terminei >.<

      Umas boas imagens de referencia:
      http://imageshack.us/a/img9/8290/002ut.jpg
      http://imageshack.us/a/img687/8391/001nqx.jpg
      http://imageshack.us/a/img710/591/003zzo.jpg
      http://imageshack.us/a/img821/3672/004nwl.jpg

      Excluir
    2. Eu lembro destes seus posts lá na comunidade do orkut... infelizmente você não terminou Santiago! =(

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...