5 de setembro de 2013

L5R 4th: Logística Rokugani


Saudações, pessoas virtuais!

Bom, conforme cheguei a falar pelo Face, já faz tempo que estava pensando em criar um post a respeito de questões mais logísticas a respeito de Rokugan. Mais precisamente, sobre distâncias e viabilidade de viagens. Claro, este assunto é normalmente bastante houseruleado, e mesmo com tantos cenários atualmente existentes, e alguns possuidores de livros cujo nível de esmerilhamento do cenário chega a ser espantoso (vide Freedom City, para M&M, ou o próprio Vor Rukoth, para D&D 4th), nem tão abordado assim... E pasme, uma das fontes de informação mais legais que cheguei a encontrar, tanto em termos de variedade de meios de transporte quanto na facilidade das informações dispostas (sem usar de números escabrosos de calcular) foi o livro básico de D&D 3.5. Lembro que mais para o final dele, havia uma tabela detalhando quanto cada meio de transporte (a pé, cavalo, carruagem, navio... Navio voador...) percorre em diferentes ritmos de viagem, respeitando ritmos de descanso, etc.

Bom, conforme falei, este post pode muito bem passar despercebido e ser bastante desnecessário em sua mesa. Afinal de contas, o Mestre tranquilamente arbitrar a demora de uma viagem de acordo com a necessidade do ritmo da aventura simplesmente. Mas, devo confessar, pesquisar a respeito e desenvolver ferramentas para aferir estas questões foi bem divertido para mim. E é em parte por isso que venho aqui expor algumas coisas que encontrei.



Primeiramente, a dúvida que me levou a pesquisar mais a fundo foi a questão postal de Rokugan. A saber, para comunicações de longa distância em que você não tem um shugenja disposto a usar feitiços de Ar para transmitir mensagens (usar tais feitiços deste modo poderia muito bem inclusive causar uma perda de Honra), o meio principal (ou seja, em 99% dos casos), passa a ser pombos correios. Ok, pombos podem voar, atingem o destino bem rápido por conta disso e isso pode ser bem útil para transmitir correspondências. Ótimo, mas quanto exatamente ele é capaz de voar por dia? E que porcentagem do tamanho total de Rokugan (que eu mesmo também não fazia ideia antes disso) ele é capaz de cobrir? E se eu por acaso quiser enviar uma mensagem de lá da Muralha Kaiu até a Capital Imperial? Quanto tempo esta notícia deveria demorar para chegar lá? Desnecessário dizer, estas perguntas também levam à inevitável conclusão de que, ao se escrever uma carta noticiando algo para alguém, deve-se considerar este atraso. Afinal de contas, pombos são capazes sim de voarem bem rápido (160 km/h, segundo as fontes que consultei. Isso é bem mais rápido que o meu carro, diga-se de passagem), mas boatos podem ser mais rápido ainda. Então de repente pode não ser tão legal avisar seu daimyo de algo que ele saberá por outra fonte bem mais rápido...

Enfim, para medir as distâncias, tomei por base este mapa de Rokugan, na época, da 3ª edição, mas que posiciona muitas das principais cidades e pontos do Império:


Como vocês podem ver, ele possui uma escala ali em baixo. Que está em milhas. E provavelmente em polegadas ao invés de centímetros. Bom, dificulta, mas não impossibilita. Através de uma epifania das coisas que aprendi na faculdade e no 2º Grau, lembrei de uma propriedade geométrica do hexágono regular: O hexágono inscrito tem lado igual ao raio do seu círculo. Ou seja, a distância do seu centro até o seu vértice é a mesma do seu lado. Ou seja, se eu tiver um hexágono do tamanho da unidade da escala (qualquer que seja ela), o que eu tenho é uma "régua" móvel para medir distâncias entre os pontos do mapa (se você não entendeu nada, não se preocupe. É normal e eu não sei se expliquei tão bem assim também). Ressuscitando o Maptool, criei algo assim:


Agora temos, portanto, um mapa hexagonado com todos os hexágonos medindo 100 milhas de diâmetro. O resto então passa a ser ajustar a camada da grade para medir distâncias relativas entre quaisquer pontos. Podendo ainda usar a ferramenta "régua" do Maptool para auxiliar-nos nisto.

Pombo meu, vai buscar quem mora longe...
Ok, e como essa bagaça toda funciona? Bom, como exemplo, vou usar a Capital Imperial Toshi Ranbo: Se a posicionarmos nas interseções dos hexágonos, temos como calcular sua distância radial (ou seja, a que distância cada coisa fica considerando um raio que a tem como centro). No caso, respondendo à minha dúvida inicial, a distância (em hexágonos) de Toshi Ranbo até Kyuden Hida, por exemplo, é igual a exatos 11. Se cada hexógono equivale a 100 minhas, logo a distância linear (supondo que este bendito pombo não invente de zanzar perdido por aí) seria de 1.100 milhas, ou 1.170 km aproximadamente (segundo esta ferramenta aqui). O nosso pombo hipotético então demoraria apenas 7 horas e meia para entregar esta mensagem. Fato, demoraria muito mais que um SMS, mas ainda assim, esta é uma situação bem ideal. Vamos supor que a mensagem seja enviada durante uma Corte de Inverno (portanto, durante o INVERNO). Este pombo teria que enfrentar um clima mais tenso, pode vir a se perder por infinitos outros fatores, se cansar ou simplesmente não estar em tão boa forma assim. Além de ele obviamente iniciar seu movimento em repouso e ter que acelerar até atingir sua velocidade máxima. Neste caso, resolvi impor uma "penalidade" de -20% em sua velocidade (ainda assim, este pombo alcançaria menos impressionantes 128 km/h), supondo todas essas variáveis agindo juntas (estou longe de ser um ornitólogo aerodinâmico, portanto, é só um chute mesmo). Neste mesmo problema, o que teríamos seria um pombo entregando a mensagem em 9 horas. E olha que esta distância é até bem puxada...

E se pegássemos realmente pesado? E se um Unicórnio tiver um amigo lá nas Ilhas da Seda e Especiaria (literalmente, um canto a outro do Império)? Quanto tempo este pombo poderia levar? Aplicando as mesmas fórmulas desenvolvidas no problema anterior, o que teríamos saindo de Shiro Shinjo (o castelo do Unicórnio mais a noroeste de Rokugan) indo até o Oratório dos Marinheiros Perdidos, no extremo sudeste do Louva-a-deus, o que teríamos é uma distância de aproximadamente 2.350 km sendo rompida num tempo pessimista (a 128 km/h) de 18 horas e alguns quebrados. Sim, é até possível que o bendito pombo pare para descansar, já que não sei se eles têm ou não hábitos noturnos. Mas a questão é que ele conseguiria chegar até bem mais rápido do que eu suporia. Vale a pena lembrar, esses cálculos levam em consideração que Rokugan seja PLANA. O que sabemos não ser verdade. Considerar elevações e declives na trajetória bidimensional (sem contar a própria curvatura do planeta onde Rokugan se instala) complicariam e muito meus cálculos, mas não imagino que a diferença total seja tão significativa. Além do mais, a ideia é darmos uma estimativa, e não um prazo exato. Novamente, o Mestre pode muito bem arbitrar o tempo de demora como uma simples ferramenta da trama. Ou o bendito pombo pode acabar sendo comido por algum outra ave ou coisa do tipo... Ferrando com essa numerada toda.

Cavalos de Rokugan
Ok, e quanto a viagens por terra ou mar? Bem, isso é MUITO mais complicado. Em primeiro lugar, porque além de considerarmos a velocidade dos meios de transporte utilizados, devemos considerar o percurso total, que nem mesmo minha escala consegue satisfazer (fazê-lo de maneira precisa envolveria cálculos com um monte de "pis" relativos aos comprimentos das circunferências derivadas de cada curva que uma estrada entre uma cidade e outra faça. Imagino que isto também possa ser resolvido mais facilmente com um mapa impresso mesmo, e uma régua flexível, como aquelas fitas de costura, trenas ou coisa equivalente). Isso sem contar atrasos potenciais derivados de clima ou imprevistos ocorridos durante uma viagem. Lembrando que Rokugan é um lugar muito sujeito a intempéries como terremotos, tempestades e maremotos (nem todos resolvíveis tão facilmente por shugenjas). Ainda assim, calculando bem por alto, e forçando para encontrar um exemplo onde as estradas entre os pontos sejam mais ou menos retas, entre a Capital Imperial Toshi Ranbo e a cidade diplomática da Fênix, Nike Sake, passando por Mamoru Kyotei Toshi (um total de 1,2 hexágonos, ou 120 milhas ou 193 km), a uma velocidade nada impressionante de 13 km/h (a velocidade de um cavalo andando em trote, segundo a Wikipedia), pode demorar até 14 horas de estrada! Lembrando que cavalos não podem manter um trote durante muitas horas, precisando descansar, ou reduzir o ritmo (diminuindo a velocidade provavelmente para o ritmo de "andar", equivalente a uns 6,4 km/h), aumentando ainda mais o tempo. Neste caso em especial, acho altamente recomendável uma parada na cidade intermediária, repousar as montarias para só então retomar a jornada. Um ritmo de galope (40-48 km/h), por outro lado, poderia percorrer a mesma distância em apenas 4 horas, mas de fato, muitas montarias não tolerariam este ritmo durante muito tempo (a maioria das raças de cavalos não suporta um galope por mais de 4 km).

Novamente, esses cálculos ficariam meio embaçados ao serem implementados a Rokugan, porque, fora o Clã Unicórnio, mais ninguém usa cavalos, e provavelmente a velocidade dos pôneis rokuganis seria bem menor. Ainda assim, creio que sirvam de boas estimativas de base.

Um kobune, o barco mais comum de Rokugan. Notem
a ausência de remos, mais comuns nos koutetsukan
Viagens de barco creio ser totalmente imprevisíveis, já que a maioria dos navios rokuganis usa velas, e uma vez afastados das costas, estão totalmente sujeitos ao imprevisível clima, podendo ser afetados imensamente por maremotos ou tempestades (ou de repente algum monstro/oni marinho, dependendo da proximidade com o Mar das Sombras). É possível também encontrar um ou outro monge ou algum outro tipo de maluco peregrino viajando a pé. A velocidade típica do andar humano é em torno de 5 km/h, o que pode estender e MUITO até mesmo viagens curtas. Ou seja, fazê-lo demandará de fato muito tempo. Mas certamente deixará muito espaço para aventuras!

Enfim, creio ter enchido este post demais com cálculos, contas, estimativas e chutes dos mais loucos. Espero ter sido útil, apesar de tudo, nem que seja para fomentar algumas ideias e noções.

Até a próxima, pessoal.

10 comentários :

  1. Muito bom!
    Esse esquema dos pombos vai mudar muita coisa nas minhas mesas! Sempre pensei como seria o tal jogo de cartas se as cartas demorassem semanas para chegar, agora tudo fica com muito mais sentido.
    Obrigado novamente Hayashi!

    ResponderExcluir
  2. Pelas minhas barbas!

    Isto é útil não apenas para campanhas em Rokugan, mas em qualquer cenário em que longas viagens sejam necessárias/ interessantes.

    Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Odin e Elriolt.

      Confesso que até achei q fosse demorar e ser bem mais difícil fazer essas estimativas, mas nem foram TÃÃÃÃO assim.

      Eu incluiria um parágrafo dizendo q é necessário tb ter um bom senso para medir o tamanho da correspondência q o pombo carrega. Mensagens curtas podem ser presas ao pé do animal (vide Hollywood) tranquilamente. Mas tenho medo qdo o povo começa a escrever páginas e páginas, anexa a itens, manda um tetsubo junto, etc... Nesse caso, creio q as cartas são entregues a cavalo mesmo. Enfim, questão de bom senso...

      Excluir
  3. Erh, galera... Após ler novas informações, descobri novos dados q podem alterar um pouco esses cálculos: Aparentemente, a capacidade de voo de um pombo-correio é de 500 km (embora alguns já tenham chegado a mais de insanos 1000 km) por dia. E sua velocidade de voo é de "apenas" 104 km/h. Ou seja, nos dois exemplos citados, o pombo continuaria demorando pelo menos dois dias para entregar a mensagem...

    ResponderExcluir
  4. Hayashi, eu sou maluco por esses detalhes de cenário.
    E agora entendi porque tanto usou-se hexágonos pra medir distancias no RPG, rs

    Tempos atrás eu fui procurar no forum da AEG a respeito de distancias e viagens, e encontrei este tópico: http://goo.gl/HoasU3

    Ele me foi muito útil, principalmente o texto do Akodo Akira. Ele me atentou para fatores que dificilmente os jogadores se preocupam, como a sujeira/suor das roupas dos personagens, após uma longa viajem (as vezes nem tão longa assim).

    ResponderExcluir
  5. Cara você mandou bem, as vez tento fazer tabelas de viagens e o meu grupo endoida!. Fantástico.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, adorei mesmo, sera q vc poderia fazer de batalha naval? Estou lendo 7th Sea para inspirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, galera.

      Bom, infelizmente, batalhas navais são meio complicadas, e estão de fato bem longe de serem sequer relativamente importantes em Rokugan (basicamente, só o Louva-a-deus e talvez a Garça se dedicaria a elas em Rokugan. Embora nas Colônias isto seja mais provável). Enfim, considero o q já temos na Tabela de Batalha Massiva bem suficiente para elas. E tb acho o 7th Sea meio falho neste ponto. A saber, batalhas navais para ele só no GM Guide e outros suplementos.

      Excluir
  7. Caro Hayashi,

    Esta questão de distâncias caem nas costas do mestre. Como eu sou mestre e jogo num cenário próprio tive que dá uma pesquisada em como vários sistemas lidam com as distâncias e tive que tomar um decisão por um padrão de viagens.

    Eu defini o Cavalo de Montaria Leve como o Padrão de distância do meu cenário.
    Este Cavalo viaja a 75 km/dia, equivalendo a 10 horas de viagem por dia, o cavalo não viaja sem parar estas 10 horas, elas são divididas durante o dia (os PJ's não viajam a noite geralmente).
    Se o dia tem 24 horas, os cavalos viajam 10 horas, sobra 14 horas livres para o descanso dos PJ's e animais.
    Então entra nos cálculos os acréscimos de como é a estrada/terreno de viagem, se é estrada limpa, trilha ou por dentro de florestas, etc ..., aí o tempo de viagem dependendo do terreno aumenta em 25% a 50%.
    As viagens em estradas limpas geralmente tem incremento de 10% de tempo de viagem (pois uma estrada limpa 100% em tempos medievais seria raríssimas).
    Há também viagens por estradas/terrenos mistos, ai calcula-se cada parte deste terrenos até chega-se a distância final.

    Sou fã da ideia do Cenário Pontos de Luz de D&D 4E, logo as distâncias entre as cidades são longas (gosto que sejam de 7 dias no mínimo, pelo padrão Cavalo de Montaria Leve).

    Vamos calcular o tempo de viagem da Cidade X para a Cidade Y, a distância é de 300km numa estrada limpa (10% a mais no tempo de viagem = 330km).

    Cavalo de Montaria Leve : 330/75 = 4,4 dias .

    Cavalo Pesado de Guerra (viajam 60 km/dia): 330/60 = 5,5 dias.

    Humanos junto com anões viajando a pé (38 km/dia): 8,6 dias.
    --------------------------------------------------------------------------------------------

    Ou seja, mesmo com cavalos rápidos demora-se dias num trajeto de 300 km e isso em estradas/terrenos limpos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, bem legal esse esquema. E acabou q os cálculos nem ficaram tão complicados assim. Sim, pode ser algo que dê certo trabalho, mas acho divertido cuidar desses detalhes. Claro, qdo não há necessidades mais urgentes na trama demandando atenção. Mas sim, provavelmente devo até usar estas estatísticas aí qdo eu for mestrar qq D&D da vida. Bem legal mesmo.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...