5 de março de 2015

Cancioneiro Rokugani: Hanggai


Ok, A Lenda dos Cinco Aneis está cada dia mais próxima de se tornar uma realidade concreta em nossas mesas Brasil a fora. Porém, isso não quer dizer que eu tenha parado de produzir e pesquisar coisas sobre/para o cenário. Aliás, muito pelo contrário. E entre as folgas que as traduções e criações me permitem, vira e mexe alguma coisa muito maneira aparece na minha timeline.

Agradecimentos muito especiais à Lu Vieira que descobriu este achado que vos trago hoje.

A Hanggai é uma banda que combina instrumentos tradicionais mongóis com uma pegada de rock (o que na falta de termo melhor fica como "folk rock") com um efeito final muito legal. E se a ideia é "criar música para os clãs de L5A", a pedida é óbvia para os Unicórnios, desde os fanáticos da frente de cavalaria sanguinária, aos seus Sacerdotes dos Senhores da Morte. É possível também sentir um ar meio "índio norte americano", mas os guturais do vocal rapidamente desfazem esta impressão.

Conheci relativamente pouco do trabalho deles, e claro, não entendo patavinas do que falam as letras. Mas o "truque" para o sucesso deles é bem simples. Eles usam um compasso muito fortemente marcado, normalmente marcado, lembrando um cavalo andando. Consequentemente, quando ele acelera, a impressão que dá é de sair por aí correndo sobre seu corcel enquanto distribui golpes de cimitarra a torto e a direito sobre chineses indefesos. Portanto, não se surpreendam se essas trilhas derem a súbita vontade de quebrar uma muralha por aí enquanto se usa vestes felpudas...


Xiger Xiger, um crescendo muito legal do fenômeno de compasso que falei antes.

 Mountain Top.

Esta apresentação do grupo é beeem mais apoteótica, por isso ficou por último. O nome dela, em chinês é Hun Lui. Muito bem composta, por sinal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...