22 de julho de 2013

Clássicos de Rokugan: Fluffy de L5R nas Mãos de Todos. E em Português

Saudações, senhoras e senhores.

Hoje, venho aqui interromper o combo de posts a respeito de Kick & Punch (trocadilho idiota) para falar a respeito de um projeto que já queria trabalhar há algum tempo para L5R, mas que só consegui realizar agora há pouco.

Conforme todos nós estamos mais carecas que o Togashi Satsu de saber, Rokugan é uma terra de cidadãos nobres, letrados, audazes, arrojados e honrados. Genialmente sacado pela AEG, isto quer dizer que artes como literatura e teatro deveriam receber os devidos enfoques no cenário. E isto é feito ao longo de vários exemplos, principalmente na série de livros The Way of Clans. Vemos várias citações a peças e romances que só existem no cenário, que foram escritos por personagens célebres na história e influenciam por demais as pessoas rokuganis. Pensando nisso, e numa forma de colocar pelo menos grande parte do fluffy tão legal que L5R tem num lugar mais acessível (já que grande parte do volume dos The Way nem é mais aproveitável), resolvi criar este pdf que compartilho com vocês hoje.

A ideia é selecionar um texto de cada clã que melhor expresse seus aspectos intelectuais e filosóficos. Isso, claro, envolveu revirar quilos de pó para desencavar livros antigos onde podemos encontrar A Espada, Nitten e Liderança, por exemplo. Enfim, confesso que os textos de Caranguejo, Louva-a-deus e Unicórnio ainda me decepcionam um pouco, tanto pelo volume quanto por serem por demais superficiais e creio que pouco enriquecedores. Ainda assim, imagino que o texto do Caranguejo ser um roteiro de uma PEÇA DE TEATRO escrita por um Hiruma surpreenda muitos que considerem o clã um monte de brutamontes. A peça, Derradeira Noite, narra os tensos últimos momentos de resistência de uma família de três mulheres ante a queda de Shiro Hiruma por forças das Terras Sombrias. Grande parte da origem desses textos é óbvia, mas ainda assim, vamos lá:

  • Derradeira Noite (Caranguejo) = Bearers of Jade
  • A Espada (Garça) = The Way of the Crane
  • Nitten (Dragão) = The Way of the Dragon
  • Liderança (Leão) = The Way of the Lion
  • Mentiras e Pequenas Verdades (Escorpião) = The Way of the Scorpion
  • O Tao de Shinsei (Fênix) = The Way of Phoenix, The Way of Shinsei, L5Rwikia e Kaze no Shiro
  • Poesias de Viagem do Unicórnio (óbvio) = The Way of the Unicorn
  • Código Vespa (Louva-a-deus) = Secrets of the Mantis

Enfim, espero que curtam. Tanto você querendo apenas ler apenas sobre um ou outro clã, ou sobre todos, o volume de páginas é pífio de fato (o volume inteiro atingiu 24 páginas, se não me engano). Isto, aliado ao fato de ser um volume bem rápido e que espero conservar a qualidade da escrita na tradução, deve torná-lo de fato um passeio. Vamos ao link então:

Download do Suplemento "Clássicos de Rokugan"

2 comentários :

  1. Hayashi, não sei como explicar o quanto isso é fantástico. Legend of the Five Rings é atualmente o RPG que mais jogo e costumo ensinar o cenário a muitos jogadores novos, que sempre estão ávidos por mais conhecimento sobre seus clãs favoritos e nem sempre entendem inglês.
    Isso vai ajudar muito a entrar no clima de cenário, pode oferecer ganchos poderosos para aventuras e dar margem a citações memoráveis.
    Muito obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu. No momento sem muitas ideias a respeito de coisas do tipo. Mas sim, devo dar uma reeditada nesse negócio para:

      1. Trabalhar melhor os mons dos Clãs no fundo. Já teve reclamação dizendo q eles ficaram muito fortes.
      2. Talvez colocar os diálogos de Shinsei com cada Kami além de Hantei. Bom, talvez...

      De qq forma, qq erro (deve ter algum perdido), tb é só avisar.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...