23 de setembro de 2013

Hayashi Viu: "Sangue e Honra"

Saudações, senhoras e senhores!

Dando uma pausa nas postagens sobre Rokugan/L5R/L5A, gostaria de trazer até vocês aqui mais um daqueles filmes que a gente acha passeando pela TV por assinatura sem fazer muita ideia do que de fato quão legal ele pode ser. Também não sei se o filme em si é algo tão badalado ou já carimbado para vocês aí, mas ainda assim, gostaria de dar meus dois centavos a seu respeito.

Capa feia pra caramba!
O filme em si é relativamente recente (2011), e chega bastante inusitadamente por ser um filme medieval, com uma temática pouco promissora e um elenco também não lá muito chamativo. O resultado, porém, é totalmente surpreendente. Apesar de todos esses elementos, a trama de Sangue e Honra (Ironclad) consegue escalar de algo hollywoodianamente batido a cenas de lutas muito legais, lições de estratégia medieval e todo um diálogo bem legal sobre o dever e a honra de um cavaleiro cruzado num mundo que cada vez joga o cristianismo às favas.

O filme basicamente conta a história da resistência do cerco do castelo de Rochester contra as forças do Rei João, em 1215. Entre os revoltosos contra o rei absolutista, há o personagem principal, o cavaleiro cruzado Thomas Marshal lidera os esforços, com estratégia, fé e honra. À medida que o confronto se desenrola, os conflitos também se desenvolvem. Os recursos minguam, alguns dos já poucos defensores morrem e os ânimos internos se exaltam.

Enfim, se não por mais nada, o filme continua valendo para todo fã de cultura medieval, pelas lutas, e pela genial ambientação e ideias que os personagens (dos dois lados do confronto) têm para obter vantagens no confronto. São detalhes pequenos, que até mesmo podem se passar despercebidos a olhares menos atentos, mas deixo aqui algumas pistas:

Quem diria que uma cota de malha também serviria para o uso incomum que Thomas Marshal dá a ela?

Quem diria também que se pode quebrar um castelo usando porcos? (não, não estou falando de Angry Birds)

Bom, fica aí a pedida. Para quem sentiu falta de vísceras, ossos partidos e sangue espirrando nas batalhas épicas medievais que Hollywood tem feito, Sangue e Honra é uma ótima pedida. Se você gosta de cultura medieval e História, também. Se você gosta de romance, também não ficará à míngua. Se você gostaria de ver tudo isto junto, está perdendo tempo aqui no blog. Corre e pega este filme, rapaz!

3 comentários :

  1. Recomendo fortemente este filme. E uma das coisas que mais gostei foi poder ver novamente o ator que fez o líder bárbaro Buliwyf de O Décimo Terceiro Guerreiro, interpretando um, bem... líder bárbaro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia q conhecia aquele cara de algum lugar. Obrigado pela info, Odin...

      Excluir
  2. Parece bom o filme. Gosto do ator James Purefoy desde o tempo da série de tv Roma e depois do filme Salomon Kane :)
    Já agora, convido a visitarem o meu blog http://pensamento-indescoberto.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...