2 de abril de 2014

"Novidades" para Scion


Saudações, pessoas da Internet!

Como acho que todos (HA! "Todos"... Até parece que mais de meia dúzia de pessoas lê este blog...) aqui já sabem, sim, estou por causas de desânimo crônico e acúmulo de frustração, afastado do RPG até segunda ordem. Isto inclui traduções, criações e qualquer outra coisa. Tenho até evitado ler os comentários e notícias relacionadas ao hobby porque em sua maioria, são coisas que acabam não me interessando e o acúmulo de desânimo entra num loop infinito.

Enfim, mas após quase um ano sem postagens, resolvi, ironicamente justamente um dia após o fatídico 1º de Abril, vir aqui escrever algumas coisas. E, estranhamente, não vi ninguém comentar a respeito destas notícias aqui reportadas. Sim, me senti fortemente tentado a criar outro post de 1º de Abril. Mas, creiam-me, este não é o caso. Palavra de quem tem "Can't Lie" na ficha.



Não sei o quanto a notícia se espalhou por aí, mas uma editora americana "vinda de lugar algum" comprou os direitos de publicação de grande parte da linha editorial da White Wolf. A Onyx Path, atualmente, possui os direitos das linhas Exalted, Scion e, salvo engano, o NWoD todo. Alguém que por favor saiba mais a respeito pode dar detalhes melhores.

Mas a questão mór que me levou a blogar novamente, é outra. A saber, Scion (minha linha predileta dentre elas no momento) está programado para ser lançado sob financiamento coletivo em algum momento deste ano ainda. Já esteve previsto para Abril, acho, mas agora, o site da OP indica Agosto. Revirando mais a fundo as superficiais informações expostas no site (ao que parece, Scion não parece colocar muita fé na editora, por isso a quase invisível existência dele no site), encontrei o fórum da editora. Até aí, neves. Quase toda editora mantém um site. E até mesmo na AEG a gente pode encontrar alguns editores dando umas postadas aqui e ali.

Entre elas, agora sim, vamos às que interessam:

1. Scion será lançado inicialmente em dois livros: Origin e Hero. Isso até me desanimou um pouco, mas a dupla funcionará meio que como a White Wolf fez com o NWoD: Origin tratará dos Scions antes de serem... Bem, Scions. Além do básicodo sistema, e falará sobre personagens de baixa ou nenhuma Lenda, como feiticeiros e magos que tentam roubar o poder dos Deuses, driádes, sátiros, etc. Enquanto Hero trata mais propriamente dos Scions de nível baixo. Coisas boas nisso: Teremos bastante espaço para falarmos de fluffy e de como usar de fato cada tipo de história. Sempre tive uma dificuldade imensa em criar histórias para Scions "antes da Visitação". Agora, talvez, o Origins consiga solucionar isso.

2. Dez Panteões iniciais: Foi apenas isso que o editor responsável pelo projeto falou até agora. Não temos a menor pista sobre quais são. Palpite meu, teremos os seis iniciais (Pesedjet, Aesir, Dodekátheon, Loa, Amatsukami e Atzlánti), os dois do Guia do Narrador (Burocracia Celestial e Tuátha de Dánnan)... E não mais quem poderia entrar... Talvez o panteão nativo-americano ou coisa assim. Cruzem os dedos para que esqueçam completamente o panteão dos Aliados (Segunda Guerra Mundial).

3. Sistema novo... Quer dizer, não muito: O sistema de Scion está sendo totalmente revisado, e dessa vez, criado para funcionar legal nos três níveis de poder (Heroi, Semideus e Deus). Mas a parte que não entendi: Ele é um sistema novo. OK. Mas ele continua tendo bolinhas, pilha de dados, dificuldade alvo... Então... Como assim, NOVO? Mas sim, tomara que acertem as mecânicas quebradas, coloquem regras para criação de Relíquias e sim, ponham muita coisa do que o povo responsável pelo Scioning já fez!

Enfim, até agora, pelo que tenho lido, tive uma ou outra preocupação. Mas no geral, me empolguei bastante. A única coisa que me preocupa é que como a linha parece destinada ao underground, nunca a veremos tão bem trabalhada assim.

10 comentários :

  1. A Onyx Path tem mandado bem nos livros até agora. Vampiro e Lobisomem 20 anos ficaram muito legais.
    Exalted foi um que fiquei tentado a comprar, mas eu fiquei grilado por não botar tanta fé que eles conseguiriam concertar aquele sistema horrível.

    Scion me animou bastante, mas por favor Onyx Path, esqueça esse negócio de sucessos automáticos (ou pelo menos faça com que Destreza Épica não conceda bônus de Esquiva)! Narrei scon até perceber o quanto era desbalanceado um cara com destreza épica a partir do 3 em comparação aos outros personagens.

    Em todo caso é melhor ir preparando o bolso, porque o livro físico desses projetos da onyx path não tem saído por menos de 150 dólares aqui para o Brasil :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso q nunca li coisa alguma da OP. Mas não ouvi ninguém falar mal do X20 (V20, W20, M20... Sei-lá-mais-o-q20). Eles parecem ser uma editora com ideias novas, a começar pelo fato de eles deixarem seus escritores residirem em tudo qto é lugar do mundo, e não obrigar todo mundo a bater ponto na empresa todo dia... Como num emprego normal. Sim, a maioria do povo está nos EUA (ainda assim, espalhado), enquanto outros estão na Inglaterra e até mesmo Japão.

      Pelo q li das conversas no fórum, realmente ninguém falou especificamente sobre desbalanceamentos (embora Destreza Épica seja, de fato, desbalanceada pra caceta em relação a outros poderes. Mas eu tb destacaria as Esferas Fogo e Fertilidade... Na minha opinião, beiram a inutilidade), só de "consertar o que não funcionava antes". Eu confesso que ainda bancaria um projeto desses na boa. Poupando dinheiro e essas coisas, rola até q fácil. Mas... Sei lá... Se o sistema vier chato demais, acaba sendo trocar seis por meia dúzia. Explicar pra todo mundo o sistema todo, aquela história... Repito: O ideal nesses casos é o grupo inteiro ter o sistema ao menos conhecido. Livro lido ajuda. Mas o jeito é ver como vai ficar mesmo...

      Outro detalhe que gostei, é q eles devem diferenciar origens de Scions. Tipo, ser filho adotado, ou alguém Destinado (Fated), filho de Deus com humano(a), ou com alguma outra coisa (lembrando q sátiros, ninfas, fadas, lobisomens e toda tralha sobrenatural típica deve estar lá tb), etc. causa diferenças mecânicas na ficha. Soa bem promissor. E tempo pra cuidar dos pormenores e deixar o sistema polidinho eles têm. Mas, pra variar, o jeito é esperar...

      Excluir
    2. Acho que a maneira como exalted vai vir definirá também o que esperar de Scion. Como ambos usam um sistema muito parecido, eles possuem defeitos parecidos. Eu boto muita fé no projeto. Scion tinha tudo para ser o meu RPG favorito, mas o sistema não contribuiu muito! Acho que a única coisa que me manteve narrando por um bom tempo foi o seu projeto Anauê (que por sinal foi uma das coisas mais legais que já li de RPG :) )

      Excluir
    3. De boas q eu sempre acho q ninguém nem deu trela pro Anauê. Q ninguém nem leu, quem leu nem gostou, e essas coisas...

      Excluir
  2. Que grande retorno hayashi. Tava com saudades de suas publicações.

    Longa Vida a você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu. Quero ver se realmente consigo criar postagens mais ou menos úteis tb. XD

      Excluir
  3. Comentando aqui depois de um longo tempo rs. O Blood and Smook, a revisão do Vampiro: Requiem, ficou muito bom, com os poderes e as regras melhor apresentados e trabalhados. Torcendo muito para Que Scion tb receba um tratamento digno e que o sistema se torne tão bom quanto a ideia da ambientação.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Hayashi, Gostei muito das traduções das duas primeiras partes dos scion hero que você postou aqui, achei bem melhor do que algumas que eu achei.
    Tá sbendo se saiu mais alguma coisa sobre a 2ª edição de scion? To na gança por isso e pelos livros demigod e god traduzidos ou ao menos meio traduzidos, se souber alguma coisa da um parecer pra nós aqui. Flws Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou parado com Scion até a saída da segunda edição. Não vale a pena trabalhar com algo q logo vai ser desatualizado.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...