27 de setembro de 2010

L5R 4th - As Virtudes do Bushidô

Bom, eu já "comprei" o livro pela Moonshadows, mas me parece que eles têm encontrado problemas em confirmar o pagamento por uma transferência que já fiz (o que constitui legalmente um baita calote, mas isso não vem ao caso).

Enquanto o livro não chega e o PROCON não é acionado, consegui um pdf da 4ª edição de L5R. Gostaria de posteriormente fazer um review do livro, que conta com muitas novidades, e já aviso que nem todas eu gostei. Todavia, muita coisa realmente melhorou, e, desnecessário dizer, o design interno do livro é muito bonito. As ilustrações, mesmo em algumas vezes xerocadas das ilustrações do card game, como na 3ª edição, mesmo feitas em CG, receberam vários filtros (me parece) para se tornarem mais "guache" ou aguadas. Isso colabora pro clima nipônico nelas. Fora isso, temos nanquim aspergida formando os títulos de cada "livro" que compõe o volume (Livro da Terra, Livro do Ar, Livro do Fogo, Livro da Água e Livro do Vácuo).

Enfim, este é um assunto até que bem interessante, mas que será melhor tratado no futuro.

Por enquanto, fico feliz em traduzir um pequeno trecho do livro, que magistralmente trata das Sete Virtudes do Bushidô, com citações bem peculiares do livro Liderança, de Akodo, tido como o "manual do samurai honrado" de Rokugan.


As Virtudes do Bushidô
"Este é o caminho do guerreiro. Todos os homens que se consideram samurais são medidos por ele. Os que se desviam dele perecem. Os que seguem seus ensinos prosperam."
- Liderança, de Akodo.

Presume-se que todo samurai viva de acordo com o estrito e exigente conjunto de princípios éticos conhecido como Bushidô (literalmente, o "caminho do guerreiro"). Os princípios do Bushidô foram estabelecidos primeiramente pelo Kami Akodo, fundador do Clã Leao, em suas primeiras escrituras, incluindo seu livro teórico Liderança. Eles rapidamente foram aceitos em todos os clãs de Rokugan e à medida que os papéis dos samurais evoluíram para incluir cortesãos e artistas, o Código do Bushidô evoluiu à total visão filosófica do papel e dever do samurai. Na Rokugan modera, o Bushidô é integeral a quase todo aspecto da vida de um samurai.

O Bushidô é composto de sete Virtudes: Coragem, Compaixão, Cortesia, Dever, Honestidade, Honra e Sinceridade. Essas virtudes devem representar a maneira adequada de samurais viverem e servirem aos seus senhores. Nesta forma ideal, o Bushidô valoriza cada uma delas igualmente, e espera-se que um samurai siga a todas com igual veemência. Na prática, porém, poucos samurais levam vidas tão impecáveis. Além disso, cada clã de Rokugan vê o Bushidô de maneira levemente diferente, de acordo com suas respectivas visões de dever, honra e vida. A real natureza do Bushidô é constantemente debatida nas cortes de Rokugan, e a real maneira de exercer suas Virtudes é geralmente aceita por todos os clãs. Todo clã, até o Escorpião, tem seus idealistas que tentam seguir toda Virtude não importa a que custo, assim como todo clã, mesmo o Leão, contém algumas almas negras que riem do Bushidô e zombam de seus princípios.

Compaixão (Jin)
"Pelo treinamento intenso, o samurai se torna rápido e forte. Ele não é como outros homens. Ele desenvolve um poder que deve ser usado para o bem de todos. Ele tem compaixão. Ele ajuda seus companheiros em toda oportunidade. Se uma oportunidade não surge, ele sai em busca de uma."
- Liderança de Akodo.

Compaixão ensina a um samurai que, como guerreiro de elite da sociedade, é seu dever proteger e guiar as pessoas menores de Rokugan. Em sua forma mais óbvia, isso significa oferecer proteção militar, proteção contra bandidos, criminosos, estrangeiros e monstros das Terras Sombrias. Esta é a forma de Compaixão que é mais reverenciada em Rokugan, pois mesmo clãs como Leão e Escorpião reconhecem a importância de manter seus camponeses vivos e produtivos. Provocar ou abusar dos de menor posição é um ato indigno de um samurai, mesmo que a ordem social o permita.

Alguns clãs levam a Compaixão ao extremo, porém, e buscam oferecer orientação e ajudar as castas menores. A Fênix, por exemplo, é conhecida por educar seus camponeses nos caminhos do Tao, vendo seu apoio espiritual tão importante quanto sua proteção física.

Coragem (Yu)
"Destaque-se da massa de pessoas que tem medo de agir. Se esconder como uma tartaruga num casco não é viver afinal. Um samurai deve ter coragem heróica. Isto é absolutamente arriscado. Isto é perigoso. Isto é viver a vida completa, plena e maravilhosamente. A coragem heróica não é cega. Ela é inteligente e forte. Substitua medo por respeito e atenção."
- Liderança de Akodo.

Coragem em muitos sentidos é o meio mais básico e universal de todas as virtudes do Bushidô, já que espera-se que todo samurai esteja pronto para morrer a qualquer momento. A importância central da coragem na vida de um samurai não pode ser compreendida. Um samurai deve estar preparado para lutar e morrer sem hesitação, seja a mando de seu senhor ou simplesmente devido à circunstância inevitável. De fato, é popular dizer que um samurai vive a dois passos da morte, já que este é o alcance de uma katana. Naturalmente, clãs guerris como Leão, Caranguejo e Unicórnio tendem a falar mais de coragem - especialmente o Caranguejo, que deve enfrentar os inimagináveis terrores das Terras Sombrias diariamente. Mas na verdade não há clã que ignore a coragem. Mesmo o Escorpião, notório por seu conceito de Bushidô, reconhece que a coragem é importante se seus samurais querem cumprir seus deveres (só por garantia, o Escorpião é bem mais disposto a se retirar de uma batalha perdida do que muitos outros samurais seriam).

Deve-se notar que, assim como Akodo definiu em sua última linha, a coragem não significa ignorância. Afinal, a vida de um samurai pertence ao seu senhor, não a ele. Um samurai que jogue sua vida fora num inútil e egoísta gesto não está se comportando honradamente, mas está falhando em seu dever para com seu senhor e clã. De fato, o Caranguejo seria o primeiro a dizer que em muitas vezes, fugir de uma luta requer mais coragem do que ficar e morrer.

Cortesia (Rei)
"Samurais não têm razão para serem cruéis. Eles não precisam provar sua força. Um samurai é cortês mesmo com seus inimigos. Sem esta demonstração pública de respeito, não somos mais do que animais. Um samurai não é respeitado apenas por sua força em batalha, mas por seus tratos com outros homens. A verdadeira força interior de um samurai se torna aparente durante tempos difíceis."
- Liderança de Akodo.

Samurais são homens e mulheres civilizados, não bárbaros, e espera-se que se comportem com cortesia e boas maneiras sempre. Um samurai que mostre emoção indevida ou rudeza não está apenas violando Cortesia mas também está perdendo sua face (on), desrespeitando os que estão à sua volta e se envergonhando. Um verdadeiro samurai permanece cortês e bem comportado sempre, mesmo enfrentando seu mais odiado inimigo jurado, ou provocado por vis insultos e comportamento maligno. Um samurai que insulte abertamente outra pessoa está mostrando sua própria fraqueza, motivo pelo qual cortesãos rokugani praticam infinitamente a arte do sutil e indireto insulto. Inversamente, quando um samurai é confrontado com falhas de Cortesia por alguém de maior posição, sua própria honra é demonstrada por sua habilidade de suportar tais provocações e evitar chamar atenção às falhas alheias. Rokugani como um todo fazem questão de ignorar os que passam por vexamos e espetáculos impróprios, já que chamar atenção a tal comportamento descortês é piorar ainda mais as coisas.

Como era de se esperar, os que servem seus clãs na política e nas cortes tendem a depositar forte ênfase em Cortesia, já que ela é um elemento vital da negociação política e social. Os clãs mais políticos, como Garça e Escorpião, dedicam especial valor à Cortesia, embora no caso do Escorpião ela esteja mais para uma Virtude de valor tático na corte do que qualquer comprometimento moral que possam ter. Inversamente, os notoriamente cruéis e pragmáticos guerreiros do Clã Caranguejo tendem a descontar ou ignorar a Cortesia, embora os cortesãos de seu clã a praticam o mais avidamente possível.

Dever (Chugo)
"Para o samurai, ao ter dito ou digo 'algo', ele possui esse 'algo'. Ele é responsável por ele e todas as conseqüências que decorrem dele. Um samurai é intensamente leal aos seus encarregados. Para seus responsabilizados, ele permanece intensamente verdadeiro."
- Liderança de Akodo.

Se há uma Virtude que mais compete por Coragem por aceitação universal, é Dever. Um samurai deve sempre estar pronto para servir ao seu senhor de qualquer maneira que for necessária, não importando o custo. A morte é o menor risco de um samurai - ele deve estar preparado para suportar humilhação, desonra, vergonha e falha pelo bem do Dever. Ele deve continuar fiel ao seu senhor, família, clã e camaradas não importa quais tentações possam vir em seu caminho. Um samurai que viole a lealdade de seu senhor ou clã está violando o Dever, e tais indivíduos inconfiáveis são dificilmente merecedores do título de "samurai".  Dever é a razão pelo qual o amor é tão problemático para os samurais, já que um samurai apaixonado sentirá uma lealdade conflitante por sua amada(o) o que pode violar ou afetar o cumprimento do dever.

O Clã Escorpião se refere a Chugo como "Lealdade" e praticamente zomba dele. Num clã onde traição e mentira são um modo de vida, há uma só coisa que pode ser considerada, e para o Escorpião, é a Lealdade. Violações de Lealdade são punidas da maneira mais horrenda que o Escorpião pode conceber - o terror do Bosque do Traidor, onde as almas dos que traem o Clã Escorpião são aprisionadas pela eternidade.

Honestidade (Gi)
"Seja precisamente honesto em seus acordos com todas as pessoas. Acredite em justiça, não de outras pessoas, mas de si próprio. Para um verdadeiro samurai, não há tons de cinza na questão de honestidade e justiça. Há apenas o certo e o errado."
- Liderança de Akodo.

Honestidade é o princípio mais simples do Bushidô, mas talvez o mais problemático. Idealmente, seria óbvio que um guerreiro honrado sempre devesse contar a verdade, e de fato, há muitas famílias e clãs que abraçam a Honestidade com o mesmo fervor que o resto das virtudes. O Clã Unicórnio é famoso por ser direto e objetivo em seus costumes, mesmo no mundo sutil da política, e a família Kitsuki do Clã Dragão sempre se viu em busca da verdade acima de tudo. A Honestidade também é fortemente associada a justiça, e assim tene a ser uma virtude admirada por magistrados (ou pelo menos pelos magistrados que amam seus deveres).

Porém, muitos outros samurais, especialmente os que servem aos seus clãs na corte, consideram a Honestidade uma virtude com a qual pode-se flertar, ou talvez até mesmo violar, para cumprir seus deveres. Quase todo samurai que serve nas arenas da corte e política pratica a arte de enganar ou manipular seus oponentes enquanto ainda se mantém tecnicamente verdadeiro, e algumas famílias tornam quase uma forma de arte tais táticas enquanto ainda dizem se comportar honradamente. Muitas famílias e escolas altamente políticas, como os Doji ou os Yasuki, aceitam tranquilamente que por vezes simplesmente mintam por seus clãs, e assim tendem a enfatizar Sinceridade muito mais do que Honestidade no que diz respeito ao Bushidô, contando com sua fidelidade a outras virtudes para compensar a observação desta. O Escorpião, naturalmente, ignora totalmente a Honestidade, e exibe quase contentamente público para samurais que lutam para contar a verdade ou que seguem a trilha da justiça.

Honra (Meyo)
"Um verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra, e é ele próprio. Decisões que você toma e como essas decisões são executadas são um reflexo do que você realmente vive. Você não pode se esconder de si mesmo."
- Liderança de Akodo.

Tanto a mais sutil quanto a mais básica das virtudes, Honra ensina que todo samurai se põe em julgamento de si mesmo, sempre. Bushidô não é meramente reforçado pela convenção social ou autoridade superior, mas pelo próprio coração e alma do samurai. Um samurai sem Honra não pode seguir verdadeiramente as outras virtudes do Bushidô, pois ele está meramente agindo como os outros esperam, não como seu próprio senso de honra exige. Inversamente, um samurai com Honra real seguirá os caminhos do Bushidô mesmo quando a sociedade ao seu redor se tornar corrupta e seus superiores esperarem que ele se comporte desonradamente apenas porque o comandam assim.

Quase todo samurai de Rokugan respeita a Honra, pois ela está no cerne do Bushidô. Apenas o Escorpião a rejeita, pois rejeitam muitos muitos aspectos do Bushidô - de fato, da perspectiva do Escorpião a Honra é a virtude mais problemática de todas, porque pode justificar deslealdade. Os poucos Escorpiões que realmente acreditam no Bushidô e tentam abraçar a Honra dentro de seus corações são tratados com profunda suspeita e comedimento pelo resto de seu clã, e são informalmente taxados de junshin, "não do sangue".

Sinceridade (Makoto)
"Quando um samurai diz que fará um ação, ela será feita. Nada o impedirá de completar o que ele disse que fará. Ele não tem que 'dar sua palavra'. Ele não tem que 'prometer'. A ação de falar por si só já põe o ato em movimento. Falar e fazer são a mesma ação."
- Liderança de Akodo.

Samurais aprendem desde a infância que devem expressar absoluta sinceridade em falar e fazer. Um samurai que fale em prol de seu senhor na corte, mas o faz de maneira irônica e desconfortável, está servindo tão bem ao seu senhor quanto se recusasse a falar. Um samurai que demonstre falta de dedicação em suas ações, que aja ou se comporte sem o absoluto comedimento, é um samurai que falha para com seu senhor e clã.

Sinceridade é vista com particular admoração por clãs e famílias políticas, como a Garça e os Otomo, mas muitos samurais a respeitam. O Dragão respeita o princípio da Sinceridade por unir palavra e ação. Mesmo o Escorpião reconhece que Sinceridade é de muito valor tático, já que dizem e fazem tudo com completa convicção, seus inimigos nunca saberão quando estão mentindo ou dizendo a verdade. Porém, algumas das famílias guerreiras mais pragmáticas, como Hida e Moto, vêem demonstrações de Sinceridade com suspeitas, vendo-as como pouco mais do que enganação vestida de comportamento honrado. O Caranguejo em particular é conhecido por usar o insulto irônico, "Ah, que sincero," sempre que acham que alguém os está tentando manipular.

_______

Bom, mil perdões pelo texto "tijolar", mas espero que tenham gostado.

8 comentários :

  1. Só topei com essa caixa de texto agora, mas acho q ainda é tempo de incluí-la tb nesse assunto, já que ela tem muito a acrescentar à discussão ética/metafísica do Bushidô:

    SHOURIDÔ
    Durante o Séc. XII, certas frontas das Terras Sombrias conceberam o conceito de Shouridô, um "código alternativo" de comportamento que abordava o desenvolvimento próprio, para tentar os samurais de Rokugan a se afastarem da trilha da honra. Shouridô não é oficialmente reconhecido dentro de Rokugan, e muitos samurais tradicionais reconhecem seus ensinos com total horror e distanciamento. Os de natureza menos honrada, porém, normalmente sucumbem ao seu sinistro apelo.

    Shouridô tem seu próprio conjunt ode sete Virtudes Negras: Controle, Determinação, Perspicácia, Conhecimento, Perfeição, Força e Vontade. Como seus nomes implicam, abraçar essas "virtudes" alternativas é uma rejeição explícita do Bushidô, pois enfatizam em êxito pessoal, poder e desenvolvimento, independente do custo para si ou para os outros. Não há espaço no Shouridô para lealdade ou dever, nem para respeitar seus semelhantes ou proteger os fracos - é um código corruptor projetado para minar a ordem social e moral de Rokugan, promovendo egoísmo, ambição e traição.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Hayashi, obrigado por suas traduções! E espero que o problema com a Moonshadows seja resolvido o mais rápido possível. Só comprei lá uma vez, mas foi direto na loja mesmo.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia os valores representados no cenário de Rokugan me fascinam mais.

    O Bushido representa um profundo e eficiente código de conduta, cujas nobres virtudes podem (e devem) ser aplicadas no dia a dia de todos, mesmo aqueles que jamais colocaram a mão em uma espada.

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que esses códigos de conduta devem ser aplicados de maneira particular, o que nos leva a pensar por nós mesmos, e não apenas seguir cegamente algum tipo de lei ou regra imposta. Claro que isso pode resultar em distorções, mas mesmo assim acho isso muito interessante. E concordo com Odin!

    ResponderExcluir
  5. Bom, por mais que o Bushidô seja interessante com as virtudes analisadas separadamente, é em momentos que a Coragem do Leão e Caranguejo são confrontadas com a Compaixão da Fênix como um todo e dos Asahina, por exemplo, que momentos marcantes em aventuras surgem. Discussões filosóficas e éticas que põem os jogadores pra pensar, e tudo isso, claro, tendo que manter a Cortesia.

    Isso é tão notável em Rokugan, que na maioria dos testes pros Campeões de Jóias (falo sobre eles mais tarde), há sempre a prova da discussão ética. Nele, os candidatos são postos em situações hipotéticas de escolha, e são inquiridos à justificativa de suas escolhas. A pergunta mais habitual nesses testes é "Quem é mais importante: o Império ou o Imperador?"

    Nessa pergunta, não há resposta certa ou errada. Ambos são tão importantes quanto, mas se avalia como o candidato justifica a sua escolha.

    Sim, essa prova costuma eliminar muita gente. XD

    E para vocês, quem é mais importante? O Império ou o Imperador?

    ResponderExcluir
  6. O Império, por que o império é maior que só uma pessoa, ele é maior que cada um separado, por que ele representa a união, a prosperidade e a segurança de todos. Alem, do império ser o conclave de uma ideologia, ser a união dos ideais que permeiam o Bushidô.

    Será que eu passava?
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. O Imperador. O império pode ser o mais forte do mundo, mas se o imperador não o mantém uno, próspero e seguro, o império entra em colapso, e já não passa a oferecer estes atributos aos seus habitantes. Se o imperador é fraco, também o é o império.
    O imperador não é o "avatar" do império, mas o império em si. Os dois são um. Ele é a centralização do império, e sem ele o império perde a unicidade e o poder, entra no caos e fica totalmente vulnerável a quem quiser e tomá-lo.

    ResponderExcluir
  8. Uma das coisas mais divertidas dessa pergunta é q não há resposta certa ou errada a princípio. Vc pode estar certo escolhendo o Império, mostrando que há Honra nessa decisão. Mas tb há escolhendo o Imperador. O q mudaria seria a justificativa desta escolha. Sim, o Império é importante pq sustenta o Imperador; mas o Imperador é importante pq orienta e coordena o Império e impede q o mesmo se destrua pela ausência de alguém no comando. No fim das contas, um depende do outro.

    Foi legal contar com um ponto de vista super Fênix/Garça da Isabella, pensando no coletivo e no bem de milhões em detrimento de apenas um, enquanto o Queixaum, mais militarista e pragmático, muito próximo do ponto de vista típico dos Leões, Caranguejos e Unicórnios, em defender o Imperador e seu comando.

    No fim das contas, os dois dependem um do outro. Não há Imperador sem um Império para si, mas também não há Império sem um Imperador por muito tempo.

    Sim, tivemos o fim da dinastia Toturi há pouco tempo, e outra dinastia já está em seu lugar. Mas antes de dizerem "Rei morto, Rei posto", vale a pena lembrar q a Dinastia só acabou pq o próprio Imperador resolveu se sacrificar na Tumba dos Sete Trovões para dar ao Império uma chance de sobrevivência. E antes q digam q o Naseru nem fez falta nesse tempo, tivemos uma tentativa de golpe militar pelo Unicórnio, q em seus desdobramentos arrancou milhares de vida do Leão e do Unicórnio, e a corte se tornou uma arena sangrenta mais do q nunca. Se a situação se prolongasse, seria questão de tempo até q os Clãs começassem a lutar entre si e a Guerra dos Clãs voltasse. Achei meio brochante a situação "Os Céus escolhem a nova Dinastia e vcs mortais, calem a boca", mas, pelo menos, evitaram o pior. Tudo isso, pq não tínhamos um Imperador.

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...