11 de janeiro de 2012

L5R CCG: Manual de Emperor Edition Traduzido

Bom, pessoal, conforme falei no post anterior, aqui está o manual traduzido de Emperor Edition. Tentei ser o mais fiel possível à minha própria tradução da lista de cartas, mas ainda é bem possível que uma ou outra coisa tenha ficado confusa ou incoerente. Assim conto com vocês para a revisão.

O post em si é bem curto mesmo, porque realmente não há muito o que ser dito a respeito. A única coisa que eu gostaria de acrescentar ao manual, mas acabei esquecendo, foram os créditos, os agradecimentos ao Kolat Informant, e uma nota até que bem óbvia a respeito de igualdade de gêneros nas regras. Assim, a característica Samurai se aplica tanto a homens samurais quanto a mulheres samurais-ko. O mesmo acontece com Cortesão/Cortesã, e qualquer outro termo desta natureza.

O manual em si acabou ficando até bem menor do que o que eu imaginava (o original tem 148 páginas, mas pelo tamanho pequeno, não impressiona tanto). Mas mesmo assim, não se assustem. Ler o manual ajuda, mas como creio que em qualquer card game ou RPG, a melhor maneira de se aprender é tentando e experimentando.

Sem mais delongas, eis o manual.

Espero que gostem, e que em breve, L5R possa renascer no Brasil mais forte do que nunca! UTZ!

Se por nenhum outro motivo, ao menos leiam o manual pela fiction de abertura. Ela meio que resume (com todos os motivos para ser tendenciosa possível) o que rolou até agora no Reinado de Iweko I.

15 comentários :

  1. Cara, parabéns! Já sai divulgando no Face!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb faria isso... Se tivesse alguma idéia de onde no Face divulgar isso... A RedeRPG é só pra RPG. E nem sei a qtas andam as comunidades de L5R no Brasil (fórum, orkut, Face... Existe um Face?).

    ResponderExcluir
  3. Comentário de um amigo meu no Face (já avisei que quem traduziu foram vcs).

    Henry: Fantástica iniciativa e o manual está show. Só tenho uma sugestão, os termos seria bom deixar em inglês já que os cards estão em inglês. Claro que quem joga Legends já tem mais do que dois neuronios, mas fica melhor a referencia das regras com os cards. Parabéns anyway!

    ResponderExcluir
  4. Cara, tem esse grupo aqui de L5R no Face, em SP. Toda sexta estamos nos reunindo para jogar lá na Devir.

    http://www.facebook.com/groups/179274715504741/

    ResponderExcluir
  5. Não tem um grupo desses no Rio...

    ResponderExcluir
  6. Lukz, eu cheguei a conhecer uma boa galera q jogava aí no RJ. Tanto na capital (Shinjo Kamui, se não me engano, bicampeão do Kotei Brasil e seus asseclas), qto no interior (os caras de Maripá, acho, liderados por pelo Doji Gralha). Fato, não sei por onde esse povo anda atualmente, mas pelo menos existiam. Creio q tenham se retirado das grandes lojas e ficado nas moitas de suas respectivas casas, se reunindo como toda boa célula Kolat. Ou seja, churrasco, card e conversa fiada.

    Kinder, é q achei q desse jeito ficaria mais fácil pros novatos sacarem mais ou menos qual é a do jogo. Em jogo propriamente dito, todos nós falamos "bow", "Courtier", "Duelist", "Tactician" e coisas assim. Mas havemos de convir q "Lobby" está bem longe de dar algum entendimento a qq ouvido puramente lusitano relacionado ao Favor Imperial. Mesmo assim, só me lembrei AGORA q por aqui usamos a expressão "buscar o Favor Imperial" ao invés de "lobby".

    Bom, tb era pra tornar a lista de cartas um pouco mais útil. Aliás, gostaria da opinião de alguém totalmente leigo no card de L5R: O texto está legal? Claro? Dá pra sair jogando só lido todas essas 20 e poucas páginas?

    ResponderExcluir
  7. Ficou ótimo, anyway. Eu pensei por exemplo de colocar o termo em inglês em parenteses, assim o novato não se perde.

    Em Abril tem o Kotei em SP

    ResponderExcluir
  8. Pior é q eu até tinha pensado nisso. Mas acabei esquecendo na hora de passar pra pdf.

    ResponderExcluir
  9. Hayashi,
    Muito bom seu trabalho.
    Mas realmente o card game é dificil de aprender. A AEG liberou uns decks para teste para imprimir e eu imprimi o Crab e Crane, mas o crane sempre ganha fácil. Devo estar esquecendo alguma regra. Uma dúvida, quando uma carta e virada ele pode bloquear e atacar? Se uma personalidade vira a unidade vira? Cavalaria pode bloquear infantaria?
    Valeu

    ResponderExcluir
  10. @Anônimo
    Bom, vamos por partes. Realment4 o Crane de duelo me pareceu bem forte, mas finalmente faz aquilo q devia fazer de um jeito útil (sem ter q encher metade do Fate com cartas q provocam duelo): Ele decide a batalha num duelo só acionando trocentos Focus Effects num duelo. Isso permite virar um cara, mandar gente pra casa, quebrar anexo, criar personalidades do seu lado. Além de matar o adversário. Num só duelo.

    O deck de Crab me soou com Personalidades e armas (aliás, falta armas legais naquele deck) mal escolhidas ao meu ver.

    Qto às dúvidas de regras:
    1) PERSONALIDADES viradas não podem designar (nem defender nem atacar). Agora, se elas estão com Seguidores virados, elas podem sim. Só q esse Seguidor não vai contar Força no final da batalha. Quem designa é a Personalidade... E ela leva junto quem tiver nela. Virado ou não.

    2) Não, não. Nas regras atuais, Personalidade e Seguidor são mais independentes um do outro. Assim, o Seguidor pode muito bem agir e até somar Força no final. Mesmo ele estando em pé e sua Personalidade não. Virar uma Unidade só... Virando a unidade toda mesmo. Lembrando q ao voltar de um ataque, TUDO q atacou, vira.

    Aliás, ótima sacada do Crab qdo se enfrenta um outro deck militar. Ele junta força, espera o ataque do adversário. Q já sofre pra estourar 8 de Força de Província. O Crab deixa o ataque passar sem defesa. Perde uma província (talvez). No seu turno, todo mundo q o atacou está virado. Ele declara ataque levando duas ou três províncais do adversário. Sério, qse sempre isso rende vitória pro Crab. Contra deck de honra, realmente não tem jeito. É ataque frenético contra o relógio. Recuse duelos. Honra não interessa muito pra vc mesmo (até vc topar com um Scorpion de desonra, mas isso é outra história). Arme-se, ataque feito um louco. Suba personalidades para repor as q vivem morrendo por causa dos duelos da Fortaleza do Crane. Mesmo ataques aparentemente idiotas valem a pena contanto q levem personalidades importantes do outro lado. Contanto q vc reponha as suas, e conte com a tendência q os Crabs têm de ignorar ou atrasar morte, vc acaba ganhando o controle da mesa com o tempo. E não se preocupe em atacar em minoria. De modo geral, um ou dois Crabs dão Força de uns 4 ou 5 Cranes.

    3) Sem problema algum. A grande vantagem da Cavalaria é para ataque na verdade. Pq a ordem de designação é Infantaria Atacante > Infantaria Defensora > Cavalaria Atacante > Cavalaria Defensora. Note q nesse caso, Cavalaria designa DEPOIS da Infantaria Defensora. Ou seja: "Jogador de Unicórnio declara ataque, sem designar unidades. Jogador defensor manda suas Personalidades para uma Província importante. Jogador de Unicórnio designa suas unidades para uma província vazia. E estoura esas província sem qq dificuldade." Sim, jogar contra o Unicórnio é um saco por causa disso.

    Pra defesa contra Infantaria, a Cavalaria seria quase irrelevante, mas o trait tá lá pra receber aqueles bônus de Força malucos q o Unicórnio vive usando...

    Espero ter ajudado. E q todos tenham gostado desse esquema de resposta de comentário!

    ResponderExcluir
  11. parabens esperava por esse manual *_* e espero por mais ainda xD, o blog tem face? pq eu nao axei ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Narak.

      Não, pior q ele ainda não tem facebook. Bom, eu tenho. Mas devo solucionar isso em breve.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. foi mal a demora pra responder xD.. é pq postando coisas nova do blog no face, fica mais facil o acesso e a divulgação tbm, não era o manual que eu pensava xD, mas mesmo assim agradeço, consegui otimos manuais nesse blog ;D *

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...