Não, não tem um erro duplo no título da postagem. "Legend of the Five Rings" será traduzido como "Lenda dos Cinco Aneis", e portanto, abreviado como L5A, bem à maneira que o termo ianque é abreviado. Bom, tenho conversado muito com o Claudio Muniz, o editor responsável pelo projeto, e infelizmente não posso adiantar tanto quanto eu queria para poder dividir com todos vocês a empolgação que o projeto tem me trazido. Mas sim, posso adiantar que muita coisa legal está sendo produzida pela Oráculo. Queríamos inovar muito mais ainda, mas para isso requereríamos uma liberdade que a própria AEG ainda não nos libera. Mas em suma, muitas traquitanas legais serão oferecidas como recompensa para os colaboradores. Todas muito legais, até onde eu vi.
Antes de me aprofundar nas novidades, porém, devo ressaltar que não estou trabalhando propriamente como tradutor, conforme muitos aqui foram levados indolosamente a acreditar. Diria que no momento sou apenas um colaborador mais atuante, trabalhando a adaptação de um ou outro termo ao "feeling" rokugani, ao mesmo tempo que se mantendo eficazes durante o jogo. Por isso, adianto desde já que algumas coisas mudaram radicalmente, se pararmos para analisar original e traduzido. Mas nada assim tão sério (sim, "Crab Clan" foi traduzido como "Caranguejo", não como "Siri"). Creio que alguns termos ficaram até melhor do que os originais em Inglês, mas, novamente, não vamos fazer spoilers aqui. Quero realmente que todos tenham esse prazer a mais ao lerem o livro traduzido: Verem como "isto aqui" virou "aquilo lá".
De resto, o mesmo de sempre. Anunciem a todos este momento nada menos do que histórico para o RPG nacional. Nunca um projeto dessas dimensões foi tentado aqui por financiamento coletivo. A Oráculo é uma editora pequena, e precisará de toda ajuda possível. Ela tem feito a parte dela investindo bem mais do que eu pessoalmente consideraria seguro. Então, não deixemos por menos. Assim que a campanha abrir, quero poder encher o peito de orgulho em dizer que tivemos um alvo satisfeito em tempo récorde como ocorre com jogos indies. Não tenho acompanhado o trabalho de perto (estou em outro estado da Editora Oráculo, para início de conversa), mas tenho sentido que, apesar de terem poucos profissionais, eles têm se dividido em 8 cada um para conseguirem dar conta dos brindes, revisarem textos, negociarem com a AEG, cruzar pra área e cabecearem. Em suma, eu sei que vai ser uma campanha difícil, mas lembrem-se que com uma margem de lucro alta, outros projetos futuros de L5R virão mais facilmente. Portanto, quero ver aço nos olhos dos colaboradores. Não ashigarus correndo e gritando em lágrimas reclamando que o preço mais parece um oni.
Antes que me perguntem, não, não tenho ideia de valores. Por questão de contrato, não tenho acesso às cifras internas entre Oráculo e AEG. Mas recomendo a todos, por chute meu, que desde já façam reservas na casa dos R$ 100. Não apenas para o livro, pois garanto que quem quiser recompensas não se arrependerá. E falem sério, pombas! Quem não vai gostar de ter a camisa style que a Oráculo já colocou no facebook dela? Ou aparecer com ela com o peito estufado em qualquer evento em que você for mestrar?
O provável segundo erro do post que talvez alguém apontaria seria o "Novidades de Novidades". Mas é bem por aí. Não posso falar propriamente das novidades, mas reafirmo, como já disse aqui, no face e sei lá mais aonde me perguntaram: "Coisas legais estão por vir". E se não posso falar delas exatamente, então venho aqui dar a novidade de que... Novidades estão por vir. Bom, era isso. Belo final de post, não?
Ahá! Mas você não se satisfez apenas com isto não é, samurai-san? Então, bom, posso falar pelo menos da recompensa da qual eu tenho sido o maior responsável: a aventura "Sangue em Águas Claras", que já comentei aqui no blog, causou um ou outro borborinho, mas acabou esquecida no meio de tanto tempo. Confesso que só resolvi terminá-la bem recentemente, apesar de grande coisa já ter sido feita no ímpeto inicial de escrevê-la. Conversei com o meu amigo idealizador original dela, e ele liberou o uso irrestrito da ideia, e já temos carta branca da Oráculo para vir aqui dar uma palhinha do que ela se trata.
Conforme falei no post antigo, SeAC ocorre em Sunda Mizu Mura, o Vilarejo das Águas Claras, no Clã Caranguejo, mas pode ser facilmente realojada para qualquer outro lugar de sua preferência (tem informações nela de como e porque fazer isto). O clima da aventura é já clássico investigativo, tentando descobrir quem realmenete está por trás dos eventos que abatem a família de um bushi Hida. Por se tratar de um território do Caranguejo, é de se esperar que combates ocorram também. E o que é uma boa aventura sem um pouco de ação?
Em segundo lugar, sobre a qualidade gráfica. Originalmente, como publicaria a aventura apenas em pdf mesmo, ela tinha um fundo de papel de arroz todo próprio (retirado do Word 2007) e outras frescuragens do tipo. Mas agora que ela será uma recompensa da Oráculo, o volume terá que ser preto e branco, mas provavelmente manterá toda a tipografia que achei bem legal como resultado final. A capa também provavelmente mudará, em grande parte por erro meu, mas taí uma ótima chance dos artistas da Oráculo nos impressionarem. De resto, ainda preciso atualizar os termos do texto para a versão que a Oráculo está utilizando.
Infelizmente, não há muito que eu possa falar sobre o plot da aventura sem estrar surpresas, mas acho que um resumo razoável seria:
"Sunda Mizu Mura celebra um pesaroso fato. Um personagem de feitos lendários do poderoso Clã Caranguejo encerrou uma vida honrada e hoje se põe ao lado de seus gloriosos ancestrais no Yomi. A família de Hida Hokaku celebra a partida de seu patriarca com o devido luto, apesar de tudo. Mas ao que parece, nem tudo em seu honrado e glorioso conto de vida foram flores. Antigos rancores ainda assombram sua família, e eles logo ficarão evidentes. Evidentes como sangue sobre águas claras..."
Enfim, esperem uma aventura curta, um plot bem simples, mas que, se bem desenvolvida, pode ir para os mais diversos campos.
11 de outubro de 2012
L5A 4ª no Brasil: Novidades de Novidades
Marcadores:
4ª Edição
,
AEG
,
aventura
,
brinde
,
financiamento coletivo
,
Jogos Geniais
,
L5A
,
L5R
,
Oráculo Editora
,
RK
,
Rokugan
,
RPG
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
estou contando os dias
ResponderExcluirBoa sorte!
ResponderExcluirE estamos na contagem!
Essa iniciativa da Oráculo me surpreendeu MUITO.
ResponderExcluirEstou com muita esperança e certamente vou vou escolher alguma das opções mais completas na campanha :D
Boa Noite Hayashi ,como posso ajudar na colaboração Hayashi? Além de divulgar nas redes sociais...
ResponderExcluirAbraço
Bom, no momento, não muito. O jeito mesmo é esperar, e avisar a todos assim q o movere abrir a campanha. Ela já foi pre-aprovada pelo site. A campanha propriamente dita pode entrar no ar a qq momento. Qq coisa, recomendo o site/face da Oráculo para maiores informações:
Excluirhttps://www.facebook.com/editoraoraculo?ref=stream
E
www.editoraoraculo.com.br