16 de novembro de 2012

"Uma Guia Para Cidades", Suplemento para L5A 4ª Edição

Sim, senhoras e senhores. As coisas podem parecer meio paradas por aqui, mas a verdade é que não estamos nem um pouco mortos. O trabalho para trazer L5R para o Brasil continua firme e forte, com a Oráculo buscando novos financiadores, sugestões de brindes e meios de tentar estender o material para as terras lusófonas além-mar.

Enquanto isso, consegui tempo entre um e-mail e outro dos editores para escrever um pequeno suplemento fan-made que espero que gostem. Ele trata de um assunto que sempre achei muito divertido: as cidades rokuganis, sendo mais destinados a Mestres que procurem dicas sobre como criá-las. Imagino que por ser totalmente descritivo ele pode ser usado em praticamente qualquer outro RPG com um ou outro ajuste. Evitei citar termos mecânicos sobre, por exemplo, até que ponto a reputação de uma boa pousada pode interferir na economia geo-social de toda uma região, ou que tipos de bônus ter uma cidade murada com ripas de madeira ou com muros de aço interferiria numa batalha de cerco. Isso vai variar de caso para caso e praticamente apenas aqueles que construíram a cidade em suas cabeças saberiam julgar a que bônus/penalidades correspondentes isso corresponderia. O trabalho em si foi até rápido, mas espero que gostem ainda assim.


De resto, ressalto algo que é raro ver em L5A: citações a outros livros. E se tratando de cidades, realmente o acervo é vasto. Strongholds of the Empire, City of Lies, The Great Clans e praticamente qualquer outra aventura das edições anteriores pincela um pouco sobre arquitetura, costumes típicos, feriados ou história dessa ou daquela cidade/vilarejo. Nem mesmo o The Way of the Scorpion escapou do festival remissivo e foi citado pela parte sobre casas de geishas. Não, eu não estava nem um pouco a fim de repetir tudo aquilo que já está lá.

Sem mais delongas, espero que todos gostem. E que mais suplementos "curtinhos" que nem esse venham por aí:

Donwload do Suplemento Fan-made "Um Guia Para Cidades", para L5A 4ª Edição.

PS.: Leitores atentos poderão notar que o suplemento já está usando os termos aceitos pela Oráculo Editora.

5 comentários :

  1. Obrigado, Hayashi!
    Adorei a ideia e sera de grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Kinderia. Depois deixa o feedback aqui.

      Espero ter de fato ajudado e q essa iniciativa gere novas coisas por aqui tb.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Consertei lá. Estranhamente, o link estava levando para o este mesmo post...

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...