27 de outubro de 2011

Notícias de L5R: Novidades sobre 'Emperor Edition'

Olás devidos a quem puder!

Hoje, eu nem ia postar nada. As traduções da HQ de Dresden Files até têm ido até melhor do que eu esperava, mas ainda devo demorar um pouco para upá-las e deixar aqui. Mas hoje, o assunto é um pouco diferente.

Como todos já sabem, sou grande fã de L5R, e nos áureos tempos em que tinha tempo e gente para isso, jogava tando o card game quanto o RPG. E recomendo ambos como excelentes produtos em suas devidas áreas.

Porém, card games de modo geral parecem sofrer um preconceito imenso aqui no Brasil. Acho que, primeiramente, porque soa como algo infantil. "Jogo de cartinhas", ou coisa assim. Bom, fato é que Vampire: The Eternal Struggle me parece bem longe dessa classificação. De mais a mais, também é muito mais inviável no paupérrimo solo nacional por questões de importação, o que acaba saindo caro de qualquer jeito. Acrescido ao fato de que, você gasta uma fortuna em boosters e caixas e decks para no final... Chegar no campeonato, seu deck ser vitimado de uma síncope e você quase mandar a editora do card pro PROCON. Isso creio ser moléstias que afetam todo card game no Brasil. Com L5R, houve ainda a polêmica da própria "onipotente" Devir ter desistido do jogo, em grande parte, em virtude de jogadores que ao invés de comprarem por ela, a traziam de fora. Ou compravam as cartas que queriam especificamente ao invés de contar com a sorte em trilhões de salgados boosters. Ainda creio ser possível encontrar focos de resistência do card espalhados pelo Brasil, mas, bom, não é bem sobre isso que eu queria falar.

Como eu disse, hoje seria apenas mais um dia esperando comentários, sem postagens, até que vi minha RSS da AEG anunciar um post sobre "Notícias Importantes" da nova edição. Como é esperado, a AEG "reseta" o jogo de vez em quando, permitindo que novos jogadores entrem com maior igualdade, o povo do design crie regras e cartas novas sem ter um aneurisma na hora de equilibrar tudo e mantenha o vício consumista vivo e pulsante. Bom, até aí, novidade nenhuma. Mas o que destaco como uma preocupação recente da AEG é o fato de atentar para o fato do começo de arco (cada "arco" de história de L5R CCG abriga as edições correspondentes) sempre soar como "momento ideal para se começar a jogar o jogo". Eu, como jogador enferrujado, me coloco entre esses novatos.

Para começar, a AEG não deixa por menos e continua investindo luxuosamente na sua arte. As caixas são coisas que provavelmente me farão chorar pelo estado em que os correios as mandarão pro país. E, se o aumento do número de cartas por booster e deck, simplificação das regras, ênfase na tematização dos Clãs (agora cada Clã faz mais coisas "que deveria fazer". Evitando coisas como Caranguejo de Iluminação), e maior contato com a storyline (isso mesmo. Segundo o site, com o deck, você já ganha um voto na storyline oficial! Só não sei o que ele vai decidir) não o deixarem tentado, então vale uma passada no site oficial para ficar babando um pouco na arte (e tamanho) das caixas.

Fato, isso ainda deve sair meio salgado para o Brasil. Mas imagino que não seja nada que dividir entre os amigos e um cartão de crédito internacional não possam resolver.

Também estou esperando empolgado o lançamento do manual para download (e claro, traduzi-lo e disponibilizá-lo aqui). Não sei ainda se vou voltar a jogar, mas garanto que momento melhor que este, pelo menos nos próximos dois anos (tempo médio da duração de um arco) não chegará nem a pau.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...