5 de março de 2012

Projeto "Anauê!": Preview 2 - A Mula Sem Cabeça

Olá, pessoal.

Bom, tenho tido sinceras dúvidas quanto à possibilidade do desenvolvimento do Projeto "Anauê!". Ainda assim, afirmo que tem sido muito divertido e empolgante trabalhar nesta ideia. Confesso que ainda tenho muitas outras dúvidas quanto a ele, mas só gostaria que toda essa diversão e empolgação não fossem só meus, praticamente.

De qualquer forma, tenho trombado com coisas incrivelmente legais que jamais conheci, e que espero poder dividir com todos assim que o trabalho estiver concluído. O que ainda deve demorar alguns meses, caso eu queira conseguir um ilustrador, ou até mesmo conseguir da conta de algo tão extenso quanto esse projeto deve ser.

Mas hoje, quero mostrar e me avaliar como designer de criaturas dentro do sistema de Scion. Confesso que o fato não tê-lo jogado/mestrado ainda atrapalha um pouco, pois me falta a experiência prática para julgar se algo está equilibrado ou apelão demais. Mas vamos lá mesmo assim. Hoje, trago a vocês uma criatura estupidamente comum de nosso folclore, que acabou não recebendo lá nenhuma modernização, como é típico de Scion, mas apenas uma abordagem mais... Aterrorizante.

Mula Sem Cabeça
Criatura ooo/Relíquia o (1 Poder Único de 1 ponto)
O termo em si é bem claro quanto à aparência desta criatura, mas um pouco impreciso. A mula sem cabeça possui o corpo de uma égua, na verdade, embora mantenha a característica de não ter cabeça, e sim uma fogueira em seu lugar. Porém, em seu pescoço, logo abaixo da fogueira, fica o rosto de uma mulher, que parece estar dormindo.

Até hoje os especialistas míticos discutem sobre sua capacidade de orientação, já que o rosto humano também não parece contribuir ativamente para isto.


A origem dessas criaturas ainda é incerta, mas a vertente mais possível é que seja uma maldição que recaia esporadicamente sobre mulheres de pouco recato e propensas a relacionamentos ilícitos, transformando-as nesses assustadores animais. Porém, ao contrário do que a maioria pode pensar, as mulas sem cabeça não são ferozes, e são bastante obedientes a seus donos Heréus.


Mulas sem cabeça possuem as mesmas características que um cavalo, conforme mencionado em Scion: Hero, além de poderem possuir Dádivas da Esfera Fogo, o poder único detalhado abaixo e Lenda 2.


Ao gastar 1 ponto de Lenda, uma mula sem cabeça pode despertar seu rosto de mulher, que grita em horror assim que percebe sua nova condição. Todos na área audível deste grito devem então fazer uma rolagem de F. Vontade + Integridade com dificuldade 6 para não fugirem como puderem. Três sucessos ou mais permitem que eles fiquem na cena, paralisados até superarem o medo (gastando 1 F. Vontade assim que puderem agir). Seres com Lenda 3 ou mais podem gastar 1 F. Vontade e automaticamente superar este efeito.


Ao ganhar uma mula sem cabeça como Criatura, o Heréu também recebe um crucifixo dourado do tamanho de um pingente, que ele deve segurar e gastar 1 ponto de Lenda para chamar esta criatura, que emerge de dentro de alguma sombra próxima.


Bom, agora aos motivos que me levaram a deixar a mula sem cabeça desta maneira:

Em primeiro lugar, deixar as criaturas de nosso folclore o mais "amigáveis" possível. Assim, a mula sem cabeça acabou virando uma provável montaria de Heréu. Em segundo lugar, a novidade estranha que ninguém conhecia no mito original: a face da mulher que sai berrando quando dá na telha da mula.

De fato, lenda ou relato algum descreve essa característica. Mas é estranho ver em trechos de Câmara Cascudo, os antigos do interior dizerem que "Os olhos da mula sem cabeça brilham com brasas do Inferno!". POMBAS! Como assim ela tem olhos fumegantes SEM A CABEÇA? O que me levou portanto a criar uma "segunda cabeça", mais discreta no animal (que por ser tão discreta, acabaria passando desapercebida pelas testemunhas de seus relatos. Fala sério. É um cavalo que no lugar da cabeça tem um lança-chamas. Você chegaria perto para dar uma olhada melhor justo no PESCOÇO dele?). O rosto ser de mulher é oriundo da lenda que diz que mulas sem cabeças eram mulheres que tiveram relações sexuais com padres, ou alguma outra coisa semelhantemente ilícita e libidinosa. Eu também acho isso profundamente machista (por que só a mulher é amaldiçoada? Por que nada acontece com o padre?), mas deixemos isto para lá por enquanto.

A princípio, ela nem teria nada tão aterrorizante assim. Até ontem (quando inclusive, escrevi a respeito dela), quando encontrei um texto na Internet dizendo que a melhor maneira para se encontrar uma mula sem cabeça seria passar correndo por um crucifixo de uma igreja à meia-noite sem fazer o sinal da cruz. Podem me chamar de medroso, mas coisas do tipo da invocação de Bloody Mary, Candyman ou até mesmo dessa mula sem cabeça, eu nunca faria. Todas essas regras peculiares, se não dão sustentabilidade racional ao mito, pelo menos o tornam bem crível para mim. Daí também surgiu a ideia da relíquia de invocação da mula: um pingente crucifixo. É algo bem comum, inclusive. Ninguém estranharia alguém andar por aí com um pingente de crucifixo dourado no pescoço ou no pulso.

Outro motivo para deixá-la mais amedrontadora, talvez tenha vindo de um surto de nacionalismo. Meu objetivo sempre foi colocá-la para competir com seu principal equivalente mítico-heroico: O Pégaso grego. Pelo menos na minha opinião, a mula ficou muito mais interessante do que um cavalo que voa. Ela é uma montaria fiel, obediente e corajosa. Ela impõe medo nos seus oponentes... E creio também poder servir para aquecer as mãos ou assar marshmellows...

Enfim, esta nem de longe é minha melhor criatura mítica brasileira já transcrita para "Anauê!", mas espero que tenham gostado. E aí? O que acharam?

4 comentários :

  1. Muito legal. Sério!
    Muitos heróis por aí cavalgam pégasos, mas poucos podem dizer que realmente cavalgaram uma Mula sem Cabeça (tirando o Chico Bento, é claro, que já cavalgou-a diversas vezes).

    Eu ainda estou me acostumando com o cenário de Scion, aprendendo aos pouquinhos. Pude notar que todos os panteões possuem 7 deuses. Você pode dar uma prévia dos deuses que está pensando em incluir para o Brasil =D?

    Novamente parabéns pelo projeto e espero que ele vá muito longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo panteão, na verdade. O Dodekatheon, como o nome diz, tem 12. Os Pesedjet são 11. Salvo engano, os Aesir, tb 12. Os Loa, 6. E do básico, apenas Amatsukami e Atzlánti são em 7.

      Eu iria fazer um novo preview algum dia com algum Deus tb. Mas, acho q no momento, não estraga a surpresa de ninguém falar sobre os até agora seis deuses elencados nos Nhanderú:

      Em ordem alfabética: Anhangá, Guaraci, Jaci, Kerana, Sumé e Tupã. Ainda estou na dúvida se incluo ou não Rudá na lista. Naturalmente, falar mais profundamente sobre cada um é assunto pra uma outro preview.

      Ah sim. A Esfera exclusiva do panteão tb já está pronta. Pelo menos até o nível 5...

      Excluir
    2. Ops, epic fail. Não sei como consegui contar 7 deuses em cada panteão... deve ser obra dos titãs.

      Poxa, obrigado por divulgar, ai eu já posso ir sabendo pelo menos um pouco mais sobre esses deuses.

      Uma coisa que eu senti falta em Scion é a regra de combate social do exalted, mas na wikia existe uma adaptação feita por fãs. Você já chegou a testá-la?

      Excluir
    3. Na verdade, ainda não cheguei a testar nenhuma regra de Scion. Nem mesmo as suplementares. Só tive uma chance de mestrá-lo q acabou nem indo pra frente.

      Mas a White Wolf Wikia tem muita coisa boa suplementar, realmente. E grande parte dela fan-made.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...