20 de junho de 2012

Mestres do Império: Primeira Edição

Olá, pessoal.

Hoje, venho aqui deixar o que temos até agora do jogo de tabuleiro inspirado em L5R: Mestres do Império. A saber, é um arquivo .rar contendo os pdfs dos decks dos clãs, eventos, marcadores especiais, manual e o tabuleiro em formato do Corel. Conforme especificações do manual, o tabuleiro deve ter um tamanho entre o A3 e o A2 (se você não tem um A2 e gostaria de um mapa grande, recomendo que veja se o lugar onde for imprimir consegue dividir a imagem do tabuleiro ao meio e fazê-la em 2 A3. O resto é facilmente resolvido até mesmo com fita durex).



Pois é, senhoras e senhores.
O tabuleiro evoluiu.
Fato, ainda falta fazer o playtest propriamente dito. E devo fazê-lo ainda este fim de semana, mas como quanto mais opiniões, melhor, espero poder contar com as de vocês também. Imagino que ainda seja meio exaustivo cortar e preparar todas as peças do jogo. Se você quiser (e quiser bancar isso), ainda pode pedir para as cartas, peças e tabuleiros serem impressas em papel de gramatura maior. Por aqui, tudo isso beirou os R$ 60 a 80. Preço bem salgado para algo ainda em fase de testes, mas ainda bem mais barato que um jogo de tabuleiro oficial importado poderia vir a custar por aqui.

Estou MUITO incerto quanto às regras. Em primeiro lugar porque elas podem parecer complicadas, embora jogadores do card notarão várias semelhanças. Pessoas que conheçam o GoT:BG também notarão certas "homenagens". Mas também estou aqui para montar uma FAQ e responder qualquer pergunta que possa vir a surgir. Realmente, o manual está meio carente de exemplos práticos, e ainda o achei pouco ilustrado para ajudar mais. Ainda assim, minha preocupação principal são quanto às ordens. Em GoT:BG havia "tokens" que eram posicionados ao mesmo tempo por todos os jogadores, em qualquer lugar onde eles tivessem unidades. Depois de todas as ordens serem posicionadas VIRADAS PARA BAIXO, todas eram reveladas ao mesmo tempo, e os jogadores as executavam na ordem de turnos. O que não raramente gerava engraçadas surpresas. Em MdI, isso ficou um pouco diferente. Em primeiro lugar, porque não achei imagens suficientemente legais e coesas que pudessem representar as ordens. E em decorrência disso, os jogadores decidirão que ordem darão para suas Províncias todas no SEU turno. E o que acho que pode gerar confusão é que, caso haja unidades de exércitos rivais na mesma Província, a batalha não é decidida na hora (diferentemente de GoT:BG). O(s) outro(s) jogador(es) pode(m) escolher retirar suas tropas dali, afinal, no seu turno. Só quando todos terminaram suas ordens, persistindo a contenda, a batalha é resolvida. Ironicamente, a ordem que faz as unidades se retirarem de uma Província sobre ataque é "Avançar". Claro, porque exércitos em Rokugan não recuam. Dão meia-volta e avançam!

De resto, esclareço que ainda aproveitaria a ideia que já me foi oferecida aqui de montar as unidades em formato de peças de shogi. Até tinha pensado em altos efeitos gráficos photoshopianos para dar a ideia de relevo da peça. Mas o PS está dando pau por aqui e devo resolver isso o quanto antes. Até lá, as unidades serão representadas por pecinhas retangulares opcionalmente munidas de bases para fazê-las ficarem em pé (são os "pentágonos" super irregulares no final de cada deck de clã). Os mons de cada Clã são para marcarem suas posições nas Esferas de Poder e nos Aneis Elementais (se seu Clã dominou um Anel, você põe o mon do seu Clã sobre o símbolo do Anel correspondente do canto inferior direito do tabuleiro. Se você o descartou, você retira o marcador. Solução muito mais simples do que criar cinco cartas desses Aneis para cada Clã, por exemplo).

A mecânica de duelos/disputas/desafios também me incomoda um pouco. Mas talvez tudo isso ainda possa ser só uma preocupação técnica com o equilíbrio. Espero que o jogo acima de tudo seja divertido. E que vocês se divirtam muito com ele.

Download do jogo print & play "Mestres do Império"

12 comentários :

  1. Ora, mas esta é uma ideia muito interessante mesmo! E apesar dos problemas e preocupações levantados, me parece bastante divertido.

    ResponderExcluir
  2. Mto legal cara,
    O visual do mapa está mto bom.
    Dei uma olhada nas cartas e tmbm ficaram ótimas.

    Vc mencionou q n tem imagens pra todas as ordens, talvez eu possa ajudar.
    Tenho um banco de imagens de l5r enorme, q juntei com o tempo.

    Li meio por cima o manual, assim q der uma lide melhor comento.

    Uma duvida q eu tenho é se vai ter alguma forma de negociação entre os jogadores, comercio, troca de cartas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Odin e DonSantiago.

      O problema com as ordens não é exatamente ter imagens. É ter imagens q ficariam bem "pequenas". Os tokens de ordens devem ter em torno de 1 cm, ou talvez até menos. Elas precisariam ser mais propriamente "ícones" do q imagens, na verdade. Eu pelo menos teria sérias dificuldades em imaginar no q poderia representar "Suporte" ou "Cultivar", por isso.

      Sobre negociações, toda Primavera, os Clãs colhem suas safras. E isso é feito "negociando" entre os jogadores. O lado de negociação e aliança tb é deixado meio extra-jogo. Vc pode livremente falar para o outro jogador "Eu não te ataco este turno, mas quero q vc me ajude contra o fulano". Obviamente, isso tb não obriga o jogador a seguir essa promesa. ;D

      Sendo de acordo entre a mesa, a houserule de dar kokus como oferta pode até ser legal, mas pela economia não ser lá um poder tão sinistramente forte em Rokugan, achei por bem deixar essas mecânicas de fora do "core".

      Excluir
  3. Será q n seria interessante criar simbolos para os marcadores?

    Algo simples, similar aos mons dos clãs? Por exemplo, um marcador de ataque poderia ser representado por par de katanas cruzadas, enquanto o de suporte poderia ser um par de katanas paralelas. O marcador de cultivo poderia ser uma moeda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uns exemplos de icones, só pra ter uma ideia.
      http://imageshack.us/photo/my-images/232/icones.jpg/

      Excluir
    2. Até consegui fazer uns ícones aqui pro jogo nas últimas horas. Juro q tentei ver o imageshack, mas tá falhando por aqui no momento.

      Gostei da ideia do token para suporte. A moeda eu acho q vai ter q ficar pra outra. Os jogadores já lidam com kokus pra caramba tanto no tabuleiro qto como moeda para criação de unidades.

      Depois do playtest, surgiram inúmeros problemas de ordem física. O mapa está pequeno demais, outras coisas grandes demais, as unidades deverão mudar tb. E os tokens de ordem tb devem crescer.

      Faço isso assim q recuperar os movimentos normais do braço direito. XD

      Excluir
    3. Tenta esses dois links Hayashi:

      http://imageshack.us/f/232/icones.jpg/

      http://desmond.imageshack.us/Himg232/scaled.php?server=232&filename=icones.jpg&res=landing

      Excluir
    4. Agora to conseguindo ver. Nem sei pq antes não conseguia. Enfim...

      Gostei bastante. A ideia é bem essa mesmo.

      Ao q me parece, vamos voltar ao conceito de GoTBG. Todos os jogadores colocam suas ordens viradas PARA BAIXO juntos. E revelam todas juntos. O Líder Político então pode trocar uma de suas ordens. Talvez ele possa trocar uma dos outros jogadores tb. Ainda estou pensando nisso.

      Mas te falo q adorei a tigela de arroz!

      Excluir
    5. Ah sim. Falava do negócio das ordens viradas para baixo pois isso fará com q provavelmente os marcadores tenham os mons dos seus Clãs no verso. Isso, claro, se eu conseguir encontrar alguém nesta bagaça de cidade q consiga fazer o "impossível" de imprimir frente harmonizada com o verso.

      Excluir
  4. Ah sim. O marcador de cultivo q foi usado no playtest era um portal toori. Pq "Cultivo" tb pode ser usado para aumentar sua posição na Esfera de Poder Místico.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li, to meio sem tempo!
    Mas já to ná fúria para jogá-lo!
    AHEUhUAEHuAE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Projeto parado no momento, Kinderia, mas espero retomá-lo assim q possível. Pessoalmente, eu meio q desanimei com wargames depois AToE, mas espero realmente q este projeto possa fazer algum sucesso dentre os tantos meus q não deram nem pra estourar um estalinho.

      Fato, muita coisa precisa ser mudada, atualizada, redesenhada e principalmente reimpressa. Por não ter grana para fazer esta última, o treco todo está parado mesmo. XD

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...