3 de janeiro de 2013

O Cancioneiro Rokugani: "Onmyouza"


Saudações, visitantes.

Faz tempo que eu já queria abrir uma seção do tipo no blog, e agora (finalmente!) com uma conexão mais ou menos decente isso já é possível. Assim, venho aqui fazer jus ao legado já aberto pela Astreya, e TENTAR criar uma seção para debater músicas que podem ajudar a dar este ou aquele clima em nossas rotineiras mesas.

Assim sendo, resolvi começar com uma banda que sinceramente conheci por total acidente nas zanzeiras pelo youtube. Otakus mais calejados ainda podem reconhecer o nome da Onmyouza pelo tema de abertura de Basilisk (um anime excelente. Recomendo a quem se interessar), Kouga Ninpou Chou, mas a banda está BEM longe de se resumir a isto. Fazendo excelente uso de um metal pesado, com guitarras distorcidas, uma vocalista excelente (a majestosa Kuro Neko, cujo nome curiosamente se traduz como "gata negra"), kimonos, e letras que se referem a dramas e terror com aliterações a figuras folclóricas japonesas, ao meu ver, a Onmy consegue fazer par com bandas muito mais tradicionalmente conhecidas deste lado do Atlântico. Também serve para provar que nem só das cortações de pulso do X-Japan vive o rock japonês.

Sim, eu já sugeri inclusive a criação de um CD de trilha sonora para L5A aqui no Brasil, mas provavelmente vai ser uma ideia que não será levada à frente.

Obviamente, acho plenamente viável como inspiração para coisas L5R-escas. Inclusive, criei o termo pessoal de "Spider Clan Metal" para o gênero tocado pela Onmy. Sem mais delongas, espero que gostem das músicas que selecionei:


Kouga Ninpou Chou: O pergaminho secreto dos Kouga. Tema de abertura do anime Basilisk.

Diretamente das Terras Sombrias: Aoki Dokugan.

Kokui no Tennyo: Se a gosma preta te faz pensar em Mácula, bem-vindo ao clube.

Nemuri

Kappa no Odori (a dança do kappa): Aquele momento estranho em que uma banda
de heavy metal começa a fazer coreografias "bonitinhas".

Kimikyoku: Sim, este clip só está aqui por causa do cara de kabuki.

8 comentários :

  1. Essa banda é muito phoda!
    Uma das bandas japonesas que mais gosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Kinderia. Vou ver se arrumo mais coisas pra aumentar a seção tb. XD

      Excluir
  2. Kouga Ninpou Chou \o/

    Mto loko o "Spider Clan Metal", mas o problema é o vocal. Adoro a voz da garota, mas para usar em jogo, prefiro musicas instrumentais.

    Uma banda q eu gosto mto é a Yoshida Brothers.
    Desde que comecei a usar trilha sonora pra narrar eu usei as musicas deles, são excelentes.

    Eu n sei mto a respeito, mas acredito que Naturo possua uma trilha sonora boa, com metal misturado com instrumental japonês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Acho q pra trilhas de jogo realmente não rola, mas de repente pode dar uma ideia de clima, ou talvez até alguma referência da letra leve a um plot.

      Os Yoshida seriam minha próxima opção para um futuro post a respeito. A ideia deles é genial, embora eu sinceramente ache Rising um xerox discarado do tema de Parasite Eve 2.

      A trilha de Naruto (sim, odeio o anime, mas ignorando isso) é excelente para aquilo q se propõe, q é uma história "ninja". Ou seja, com reviravoltas rápidas, ardis emocionantes, esse tipo de coisa. De modo geral, sakuhachi sempre me faz pensar em "história de ninja" (as primeiras notas de Kouga Ninpou Chou tb usam esse tipo de flauta). Nesse sentido, a "intensidade calma" dos Yoshida acho q combina mais com L5R do q Naruto. Mas sim, ainda tenho mais cartas na manga aqui.

      Excluir
    2. Acho que ainda combinando com o "Spider Clan Metal", entra a banda japa "Metal Safari"

      http://www.youtube.com/watch?v=RenGvKLTSWs

      Excluir
    3. Valeu, Kinderia. Vou dar uma olhada.

      Excluir
  3. PELAS MINHAS BARBAS!!!!

    Mil honras ao "Spider Clan Metal"!!!

    Simplesmente excelente, nobre irmão! Muito obrigado por apresentar-me este excelente grupo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né por nada não, mas modéstia às favas, esses dias eu "to que to"! XD

      Já ganhei alguns pontinhos de Glória num grupo do facebook e agora ganho mil honra de ninguém menos do que o soberano de Asgard! Desculpa aí qq coisa, gente. XD

      Fico muito feliz por ter gostado, Odin. Como vc já sabe, sua opinião e a da Astreya contam muito pra mim. Agora vou ver se consigo aparecer mais vezes nas bandas de lá tb. :-D

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...