21 de maio de 2012

Preview de "Mestres do Império": Clã Garça

Jardim de Aço dos Kenshinzen, em Kyuden Kakita.
Será possível criar guerreiros prestáveis no meio
de tanta florzinha?
Aproveitando a empolgação gerada pelo "wargame" bastante extra-oficial de L5R, vim aqui postar apenas uma pequena parte do que já temos até agora, sobre a parte das cartas a serem usadas juntamente com as miniaturas do jogo. Na verdade, não haverá miniaturas também. Apenas tokens de tipos de unidades (infantaria, cavalaria, arqueiros e navios, a princípio) todos imprimíveis e recortáveis. Isso deve deixar as coisas ainda muito 2D, mas, nas condições em que estamos operando, é o que dá para oferecer.

Ah sim. "Mestres do Império" é um nome provisório. Imagino que seja possível encontrar nome melhor.

Download do "deck" do Clã Garça para Mestres do Império (sim, recomendo baixar e abri-lo antes de ler o resto do post).


Para começar, todo clã sempre terá 4 Elites no começo do deck (exceto a Fênix, que tem 3, mas pode escolher qual deles usará uma cópia a mais). Eles são "personagens especiais", que se destacam na maçaroca de gente que é cada unidade. Cada Elite possui um bônus correspondente que é somado à Força total do exército e comparada no final da batalha.Ou seja, eles basicamente contam como exércitos sozinhos, mas precisam em grande parte deles para funcionarem.

A Garça chega com o Duelista Kakita, que não é lá essas coisas no combate massivo, mas praticamente garante um Elite a menos no exército adversário com "Eu te Desafio" e prevenindo futuros Elites com "O Aço Decidirá". O Assolador Daidoji promete muita dor de cabeça aos inimigos também, aumentando a força do seu lado e diminuindo a do adversário, sendo potencialmente um bônus +5. O Cortesão Doji e o Shugenja Asahina visam complementar o lado defensivo do deck, gerando verdadeiros absurdos de Honra durante as cortes de inverno e atrapalhando o exército inimigo inteiro. Neste aspecto, imagino que Leão e Unicórnio seriam o seu reflexo, movendo unidades para DENTRO da batalha. O Escorpião também promete sugar Honra (e Kokus [leia-se: Ouro]) de quem aparecer pela frente. Uma coisa legal que adianto nessas mecânicas é que as ações da Garça não visam afetar necessariamente um inimigo, mas de repente perturbar inimigos futuros ou criar alvos mais prioritários que ele próprio.

Também podem notar que a carta com a Fortaleza do Clã é uma só, mas com uma Fortaleza na frente e outra no verso. Isso mesmo. Você precisa escolher qual delas usará no seu jogo, e isso corresponderá qual será a sua base de operações no mapa. Essa escolha pode ser crucial dependendo de quais outros Clãs foram escolhidos ou da estratégia a ser montada. Espero que consiga dar conta de tudo. Tanto de um Garça defensivo com o Kyuden Kakita e com uma verdadeira máquina de criar Honra no Kyuden Doji.

Confesso que tenho achado o Garça meio roubado em relação aos decks já projetados, mas só terei certeza no playtest. Mas acho justificável porque, se atentarem ao mapa, o Garça tem vizinhos a ele Escorpião e Leão; além de Fênix, Dragão, Caranguejo e Mantis a apenas uma província (ou mar) de distância de uma de suas províncias. Ou seja, o único que realmente pode demorar bastante para atacá-lo é o Unicórnio. Não por culpa do clã, também. A Garça está praticamente no meio do mapa. Tudo bem, alianças podem ser propostas pelos jogadores, etc. Mas por ser o alvo prioritário pela própria geografia, acho justificável torná-lo meio mais forte mesmo.

Espero mais à frente também poder mostrar as mecânicas que tenho imaginado para as "peças comuns", por assim dizer.

3 comentários :

  1. Crane como sempre é roubado...

    No mais o jogo parece prometer.

    ResponderExcluir
  2. Ideia: como compartilhador de arquivo, o mediafire é relativamente melhor que o 4shared (só porque não tem que esperar por download, heh).

    ResponderExcluir
  3. Mto legal Hayashi-sama
    As cartas estão, aparentemente, seguindo bem o estilo do TCG
    Ficaram mto boas

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...