11 de dezembro de 2010

L5R: Aventura Traduzida "Sinos dos Mortos"

Konichi-wa, pessoal!

Bom, hoje será um dia atípico aqui no blog, por causa do double post que farei aqui e com a seção Gempukku.

Nesses dois últimos dias, eu baixei meio que a esmo, a aventura Bells of the Dead, para L5R (se não me engano, 2ª edição). Confesso de que de início, me interessei só pela capa, mas lendo ela atentamente, me surpreendi com o quanto ela pode ser legal, mesmo que transplantada para a 4ª edição do sistema e com um ou outro toque na mecânica e na história.

O texto da aventura é muito bem trabalhado, mas, aos olhos de hoje, acho que a idéia de deixar as "fichas" dos NPCs no final de cada "Ato" não deu um resultado tão legal assim.

A formatação original foi mantida, apesar dos personagens e demais informações mecânicas sofrerem uma adaptação minha às regras da 4ª edição. A arte é em preto e branco, mas gostei bastante da arte interna (o que é raro nos livros das primeiras edições de L5R, em que a arte era horrenda). A saber, esta capa que você vêem aqui no post foi alterada no pdf traduzido, constando com o nome de L5R traduzido para "Lenda dos Cinco Anéis". Foi um trabalho rápido de uns dois talvez três dias, mas espero que os erros do texto sejam os mínimos possíveis. Alguns feitiços provavelmente não existem nesta nova edição, ou talvez com outros nomes (confesso que não conferi isto).


De resto, a aventura é muito boa, e bastantante empolgante depois do pode vir a ser um GI-GAN-TES-CO Ato Um com os personagens dos jogadores quicando de um canto a outro de Rokugan em busca das pistas para o caso que pretendem resolver.

A história na verdade começa bem antes dos personagens sequer nascerem, mas ao que interessa, um magistrado Imperial, Miya Katsu, pede aos personagens dos jogadores para que escoltem uma cartógrafa pelo território que ela pretende atualizar, enquanto a protegem de um pretenso bandido, que vem matando quem ele acredita ser os responsáveis pela extinção de seu antigo Clã Menor, a Lebre, que se encontra destruída após uma acusação de prática de maho, destituição do cargo Imperial e um ataque avassalador do Clã Escorpião a Shiro Usagi. Mas, há muito mais por trás disso do que os jogadores podem imaginar.

Conspiração, intriga, mistério, investigação, perseguição, batalha naval, fantasmas furiosos, onis nojentos e... SAKÊ! Sim, uma das barras laterais conta como é feito a bebida mais sagrada para o Clã Caranguejo (e alguns outros pinguços do Império).

Recomenda-se ter personagens experientes (Rank 2 ou 3) jogando esta aventura, e o confronto final realmente é de justificar esta exigência. Mesmo assim, Sinos dos Mortos tem uma narrativa intrigante de ação e suspense, além do onipresente clima de desconfiança. Quem está por trás dos assassinatos? O que é a sociedade secreta Kolat? O que pretende Kitsune Hamato surfando perto do Vilarejo do Viajante Amigável?

Esses e outros mistérios serão respondidos por vocês mesmos em Sinos dos Mortos.

2 comentários :

  1. Só gostaria de avisar q erratei o arquivo agora há pouco e atualizei no 4Shared. Ainda creio haver erros pelo arquivo.

    ResponderExcluir
  2. Hayashi,

    Nunca gostei de mestrar aventuras prontas, para ser bem sincero, odiava! Entretanto depois de mestrar o "Time of The Void", "Four Winds", cai na besteira de ler a aventura "Mirror, Mirror" e acabei fisgado!

    Particularmente eu gostei muito de City of Lies (que tive a sorte de comprar a preço de banana) e também a série "Bushido" que proporciona diversas escolhas morais para os personagens.

    Sino dos Mortos já está na lista das aventuras que mestrarei com toda a certeza!

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...