4 de julho de 2010

D&D 4th - Programas

Numa tremenda falta de assunto e coisas legais para se traduzir, resolvi falar hoje sobre os programas que já tive acesso que podem ajudar a mestrar ou jogar D&D 4th. Bom, antes de mais nada, gostaria de esclarecer que esses relatos partem somente da minha opinião, e do contato que tive com esses aplicativos. Assim, de maneira alguma me entitulo uma autoridade no assunto capaz de desvendar todas as suas profundezas a partir de meros contatos.

Assim sendo, também seria legal dizer que a 4ª edição de D&D ainda é muito nova para nós, brasileiros, pelo menos. Toda a 3.x seguia muito os padrões antigos, e embora seu sistema fosse desnivelado em muitos aspectos, o povo não sentia dificuldade em interpretar as regras e alterá-las (coisa que creio eu, todo grupo fazia uma hora ou outra, senão conscientemente, pela tradução dúbia e rebuscada da Devir). Agora, temos que nos preocupar com a quantidade de ações num turno, as palavras-chave dos poderes (e suas interpretações), a matriz de combate se tornou mais necessária do que antes, os ataques de oportunidade se tornaram um recurso estratégico muito mais "player-friendly", e agora temos os polêmicos e herméticos pulsos de cura. Todas essas novidades podem causar certa sobrecarga para mestres e jogadores quando despejadas numa só oportunidade. Para facilitar todo esse período de adaptação, ou pelo menos tornar o jogo menos massante, aqui vão as ferramentas que surgiram de lá pra cá.


D&D Insider

 
Até agora, composto por dois grandes programões, mas que devem ganhar novos parentes no decorrer dos anos, o Insider até hoje é composto pelo Character Builder e o Monster Builder. Respectiva e obviamente, eles se destinam a construir personagens e monstros para D&D 4th. Provavelmente, no futuro os próximos programas devem se destinar à construção gráfica (em 3d, pelo que vi até agora) dos personagens, e para movimentação deles em tabuleiros imaginários das dungeons propriamente ditas. Imagino que em breve, sairá um programa que elabore e jogue as aventuras sozinho... Bom, espero que não, sinceramente.

Bom, a Wizards foi certamente uma empresa visionária na hora de elaborar o CB (primeira parte do Insider a ser liberada). Ele fornece todas as informações mecânicas necessárias para a elaboração de um personagem. Todas as raças, classes, e até mesmo itens (mágicos ou não) estão lá, com as informações precisas dos livros e sugestões de criação. Isso tira a necessidade de comprar os livros? Em grande parte, sim. Em tempos passados, comprávamos livros para nos manter atualizados e conscientes do que o povo fazia a respeito de D 3.x. Novas classes de prestígio, opções de construção de personagens, etc. Agora, pode-se continuar comprando livros de D&D, mas, hoje, não vejo mais porquê continuar fazendo-o (considerando a acessibilidade ao CB) por questão de conhecimento mecânico. "Ah! Mas logo lançam um livro maluco e você está desatualizado!". Foi o que pensei no início. A Wizards lança atualizações mensais para os assinantes de seu programa, atualizando todos os aplicativos do Insider aos livros e revistas (Dungeon e Dragon, para quem não conhece) publicados até então. Novos monstros, classes, raças, itens, talentos e o escambau, tudo vindo diretamente da fonte, com raras oportunidades de bugs ou informações incorretas.

Ah, sim. O Insider roda meio pesado por aqui (1 GB de memória), mas roda. Imagino que em plataformas mais dignas de primeiro mundo, isso aconteça diferente. Como também não tenho suporte a gráficos 3d sinistros (não tenho placa aceleradora), creio que eu também vá ficar de fora do provável (e esperado) Character Imager.

Ao longo do processo de construção de personagem, a barra lateral do programa manda informações e sugestões de como tirar o melhor proveito de sua classe/raça, e exibe o texto original dos livros quanto a talentos, perícias, etc. Isso agiliza MUITO a construção de fichas (o que atrapalhava muito no meu grupo de 3.x), e evita o uso dos próprios livros. Ah, sim. Comprar livros por causa da arte continua plenamente válido.


Character Builder - Site oficial da Wizards

Masterplan


Se você quer um programa para AUXILIAR na mesa, você precisa do Masterplan. O programa por si só já é um excelente organizador de campanha, montando os eventos da narrativa nessa forma de organograma mostrada acima. Assim, você, como mestre pode se organizar se seus jogadores vão para a floresta perseguir os kobolds, ou vão investigar direito o estrago que eles fizeram na vila que atacaram, por exemplo.

Outro grande destaque do MP é o seu construtor de dungeon (o que requer as libraries do programa, mas isso é obtido em minutos com uma conexão boa). Sim, existem trocentos programas que fazem isso, inclusive apresentados aqui. Mas, qual o destaque do MP? Ele constrói dungeons baseado em recortes das "Dungeon Tiles" oficiais da Wizards. Isso permite que você construa qualquer dungeon originalmente publicada pela editora em suas aventuras publicadas, ou construa as suas próprias. Mas, em muitos casos (como eu passei ao mestrar Fortaleza no Pendor das Sombras), os mapas são externos, e muito próprios para serem reproduzidos pelas tiles. Verdade seja dita, esse momento requer, pelo menos, a aventura em pdf. Extrair ou montar a figura em algum outro formato gráfico requer o uso de outros programas, mas creio que um pouco de paciência, consiga se fazer isso até mesmo no Paint do Windows. Depois, é só exportar a figura como uma única Tile grandona e ta-dam! Está pronto o seu mapa! Os "tokens" são literalmente fichinhas que representam os personagens e monstros no combate. É possível personalizá-los colocando imagens próprias para cada um, aumentando ainda mais o charme da plataforma gráfica da partida. Assim, o Zombie Hulker deixa de ser um monótono "ZH" branco sobre fundo preto e passa a ser um recorte da incrível arte do Argyle no livro dos monstros.

Como eu disse, o MP se destina a AUXILIAR a mestragem em mesa, e me parece ter pouca utilidade pra uma aventura online. Ele posiciona os movimentos dos personagens e jogadores na matriz de combate, e mantém o controle de seus PVs, o que já é uma baita ajuda. Mas, seu rolador de dados é bastante secão e pouco atraente.

Para o Brasil, vejo possibilidades incríveis para o MP. Principalmente se você tem um laptop e quer levá-lo pras aventuras. A diversão fica muito melhor com um projetor (coisa ainda pouco acessível no Brasil, mas muita gente tem um por necessidade profissional), para poder projetar o que está acontecendo na aventura pra que todos possam ver o mapa e talz com o mínimo de cotovelada no nariz se espremendo na tela. Outra possibilidade seria para mestrar em casa, todos próximos a um computador com uma tela maior. O programa é super leve e roda muito fácil. Até hoje, não consegui encontrar plataformas que não fosse capaz de suportá-lo.

Site oficial do Masterplan

Maptool


A princípio, o MapTool se destinava a ser um programa genérico para se jogar em qualquer RPG online. Baseada em Java, ele por si só é bem simples, limitado e pouco interessante. Isso é proposital.

A idéia do MapTool é fazer com que o próprio usuário crie suas próprias ferramentas de acordo com o RPG que ele prefere e com suas próprias conveniências e preferências. Com um pouco de paciência, você aprende a montar suas próprias macros e como adicionar novos tokens aos disponíveis na bonita, porém, muito limitada biblioteca básica do programa. Tudo nele (ou quase tudo) é configurável, permitindo que você crie efeitos instantâneos para que mestres e jogadores definam rapidamente qual área está sendo afetada pela magia do mago, se o ladino está ou não no ângulo de visão do hobgoblin, ou se a granada do soldado mercenário pegará em todos os zumbis que o perseguem. É um programa interessante e que deveria ser estudado por todos aqueles que têm interesse na área de programação para plataformas online de RPG.

Por ser um programa amplamente genérico, não há muita coisa nele próprio pra D&D 4th, mas isso pode ser solucionando buscando na net ou criando suas próprias ferramentas. Ainda sonho com uma mesa de L5R por esse programa...

O Maptool é extremamente aberto a programas auxiliares. Assim, você pode editar ou criar seu mapa nos Photoshop/Corel da vida e mandar ver no Map.

Para criar uma mesa online, assim como muitos aplicativos em Java, tudo que se tem a fazer é sediar um host, e mandar que seus jogadores se conectem a ele, se não por nenhum outro meio, pelo seu IP. Caso isso falhe, sempre haverá o Hamachi pra isso.

Site oficial da família Maptool

RRPG Firecast


Não que eu seja nacionalista, mas me sinto meio obrigado a comentar as iniciativas brazucas no meio desse fogo cruzado. Uma delas, é o RRPG Firecast. Acima, vocês vêem seu maior diferencial em relação a outros programas do gênero: sua ferramenta "Scene". Ela oferece uma plataforma bem rudimentar de 3d, mas que permite muito bem uma representação bem próxima de objetos, cenário, construções e personagens.

Herdeiro direto dos iRPG e outros programas RPG/iRC, ele é basicamente um host para trocentas salas de chat, onde cada uma se destina a uma partida de RPG diferente. Assim, você pode montar sua sala como narrador ou entrar em alguma outra que te interesse como jogador. Rolador de dados bastante intuitivo e muitas ferramentas bastante propícias ao estilo de jogo do mIRC de décadas passadas.

Na verdade, o Firecast é um programa genérico, e como tal, tem poucas ferramentas que sejam próprias para as mecânicas de D&D 4th em especial. Mesmo assim, é um ótimo programa e muita coisa boa tem acontecido em suas mesas. Não satisfeito, ele vive sofrendo atualizações que só têm a acrescentar ainda mais ao programa.

Existem fichas pré-programadas disponíveis no site do programa, e a de D&D 4th é muito boa. Há vários pedidos para uma compatibilidade com os personagens salvos do Character Builder oficial da Wizards, mas, por mais que isso poupe tempo, não é NECESSÁRIO. Ajudaria, mas é plenamente possível construir personagens acrescentando poderes no dedo.

Site oficial do RRPG Firecast

_________

Ainda há muitos programas, obviamente. Tenho ouvido falar muito bem do Fantasy Grounds. O baixei em outra oportunidade, mas por não me enteder direito com sua plataforma de mapas o acabei deletando. Qq comentário a respeito também é muito bem-vindo.

4 comentários :

  1. Opa blz!^^

    gostei muito dessa materia sobre esses programas ....fiquei muito interessado no masterplan ....mas naun estou conseguindo operalo direito.... se vc pudesse me explicar ...obrigado !!

    blog muito show!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom, o grande problema do Masterplan é q ele é simples demais. Tanto, q normalmente nossas dúvidas são resolvidas com algo tão simples q nem fazíamos idéia que podia ser algo assim.

    Ele organiza os encontros "organogramamente", o que é deveras fácil de se fazer (Add\Encounter, com o projeto da aventura já aberto, aliás). Só q, como me olvidei de citar, o programa requer as "libraries" para poder fazer de fato os encontros. Elas podem ser encontradas com facilidade na internet, então nem fez tão mal assim não ter falado delas. São arquivos pequenos, q fornecem dados pro programa montar os encontros e calcular ND deles. O sistema de mapas tb é bem tranquilo.

    Qq coisa, estamos aí.

    ResponderExcluir
  3. Opa!! to de volta ..... pode parecer uma pergunta meio idiota mas ...onde axo essas libraries ?? tipo por onde posso começar a procura??

    vlw pela explicaçao e atençao awe!!!
    vlw mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem algumas pastas no 4Shared que as contém. São arquivos bem pequenos aliás.

    Mas acho q salvo engano, qq googleada por "Masterplan libraries" já deve dar alguma resposta interessante. Em último caso, na página original do programa pelo menos deve ter alguma orientação. Não me interessei pelas libraries dos livros mais atuais, assim, nem lembro quais são os endereços em que elas podem ser encontradas.

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...