7 de novembro de 2010

L5R 4th - Uma Desesperadora Boa Notícia

Para os fãs de L5R 4ª edição, o povo do playtest da AEG já adiantou que um novo suplemento está no forno.

Não tenho certeza se ele sairá com esse nome, mas, até agora Emerald Empire v2.0 (um livro homônimo foi lançado para a 3ª edição) trará antigas escolas remodeladas, e algumas coisas novas, como o Soshi Magistrate. Sempre estranhei a ausência de uma escola legal pra magistrado dentro do Escorpião. Seguindo a linha de seu antecessor, imagino que ele também trará informações sobre a atual storyline e hierarquia Imperial (algumas coisas ficaram meio confusas com a criação dos cargos para os Oráculos de Jade e Obsidiana, sem contar que com o Satsu como Voz da Imperatriz, o cargo também mudou bastante). Quem manda em quem? Quem cuida do que? E outras perguntas devem ser respondidas nesse volume.


....

De fato, este lançamento é uma ótima notícia. Mas é desesperadora pelo menos pra mim! Que ainda nem comprei o Enemies e já tem outro lançamento já vindo. Tudo bem, pelo visto, só em meados de 2011 teremos coisas mais concretas a respeito. Talvez até lá minha situação financeira já esteja melhor. Contudo, acho que para qualquer fã, é assustadora a possibilidade de não ler este livro.

De toda forma, gostaria de mencionar paralelamente que meu aniversário é dia 22 de Novembro. E se alguém quiser colaborar com a doação de um livro ao fundo do fã de L5R desmonetarizado, de maneira alguma terá sua ajuda negada!

4 comentários :

  1. Hayashi,

    Já sabia da existência desse lançamento já a algum tempinho, também pretendem lançar o "Livro do Samurai Feliz" (tá na cara que não tem título ainda), esse livro trataria de atualizar de uma vez só os way of... e os secrets of. Seria um livro dedicado aos clãs e samuraizices em geral.

    Quanto ao Emerald Empire é caixa! O livro da terceira edição de mesmo nome é fantástico! Um dos meus preferidos ao lado da série "Masters of..", dizem que as heritage tables sairão nesse livro.

    Quanto ao enemies of the empire, comprei mas ainda não chegou.

    ps: Os meus jogadores estão literalmente devorando os contos que você traduziu. A batalha na tumba é o preferido deles junto com o "teste verdadeiro"

    ResponderExcluir
  2. Li algo parecido em algum lugar tb, algo sobre uma espécie de Livro para TODOS os Clãs Maiores (inclusive, acho q o título seris "The Great Clans" mesmo). Acho legal a idéia de juntar tudo qto é Way (os Secrets são complicados. É pinçável o q tem de bom neles. Grande maioria é só "bla bla bla" sem nexo q a Wizards enfiou na franquia sem nem pensar direito) num livro só.

    Algumas Escolas ao longo da 3ª edição realmente são muito bizarras (Moto Death Priest, Horiuchi Duelist [Assim como 90% dos duelist], Shiba Tejina) ou realmente inúteis (Tsuruchi Swordsman no topo de todas!), e a 4ª edição veio a solucionar exatamente isso, meio q secando essa "gordura" desnecessária no cenário. Eu, particularmente, nunca cheguei a achar isso ruim. Bastava deixar essas Escolas quietas, mas parece q os americanos se queixavam de "coisa inútil demais por cm²" e preferiam conteúdos mais diretamente usuais.

    Tb não senti tanta falta assim das Escolas especiais antigas. O Akodo War College talvez faça falta, mas acho o Shadow of Lion bastante "pouco necessário" (fala sério! Um Lion Ninja!? XD). A Shosuro Infiltrator não tem o mesmo charme da Butei, mas meio q junta o Shinobi com o Butei legal. A Death Priest... Bom, acho q nunca fez falta pro Unicórnio, mas os Shinjo realmente saíram desfalcados no livro básico. Vamos ver tb se as escolas destinadas aos "sexos de 2ª classe" (Utaku Infantry e Moshi Houseguard, ambas destinadas pra homens dessas famílias, tidas meio q como "samurais de segunda classe" pelas mulheres das Famílias) aparecem. Sincero, tb não sinto falta.

    Qto às fiction, achei a Batalha da Tumba muito legal, mas na minha opinião, muito abaixo da Invasão da Capital pelo Unicórnio (não lembro o nome dessa série, acho q era o Desafio do Khan ou coisa parecida). Acho q lendo agora nem empolga tanto, mas na época, vc assistir o Kaneka olhar pro alto e dizer só: "Sezaru." no final da fiction 1, pra vc ter q esperar QUINZE DIAS pra ler o resto foi tenso! XD

    PS: Antes q me considerem um ingrato pelo q a Wizards fez (ou não fez) com L5R enquanto era dona da franquia (mas verdade seja dita, fez MUITA coisa ruim), a idéia dos katas e dos dojôs foi muito legal. Aliás, eu ainda espero ver os dojôs na 4ª edição. Acho q eles podem fornecer mais variabilidade às Escolas sem criar novas Escolas, retornando ao "problema" da 3ª edição.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como meus jogadores não ligam nem um pouquinho para as escolas "especiais" de cada clã. O pessoal curte o basicão mesmo e nem ligam para as habilidades especiais. Ó a lista do que fizeram:

    Daidoji - O jogador é fanático por Crane. Já avisou que o próximo dele será um Doji.

    Tsuruchi - O jogador é fanático por snipers e ranged atack em geral e curtiu muito o clã Mantis.

    Hida - Dois jogadores fizeram dois Hidas EXATAMENTE iguais (até a distribuição dos pontos), eles curtem bastante o clã. Um deles só estava meio dividido entre Hiruma e Hida. Detalhe, nenhum dos dois combinaram, afinal fizeram a ficha em dias separados.

    Shosuro - Esse jogador é extremamente fanático por scorpion, não tenho vergonha de dizer que ele manja mais que eu desse clã! Nunca jogou com outra coisa a não ser scorpion e tenho certeza que jamais fará.

    Monge de Osano Wo - Esse jogador curte bastante o Dragão e Crab, mas quis jogar com algo diferente dessa vez. O mestre aqui está suando para mestrar para um grupo de samurais com um monge no meio... Lazarento!

    Akodo - Esse cara curte mesmo é um scorpion, mas como o fanático por scorpion acima está no jogo, ficou intimidado e quis jogar com um leão... Decisão estranha...

    Quanto aos contos, meu preferido também é a invasão da capital pelo Unicórnio! A parte em que os Leões ameaçam de ir para cima do Fênix, mesmo com o dragão de fogo do lado deles, foi extremamente tenso e fodônico! Nenhum lado ali estava errado!

    ps: Se sairá "The great Clans", será que poderesmos esperar um "The minor clans", um "The monks" e um "The Ronins and outher weird and discusting non honorable dude!"?

    ResponderExcluir
  4. Não imagino de onde podem sair escolas pros Clãs Menores tb... Acho q aquilo q já vem no básico da 4ª BEEEEM adequado pra eles já. O Hare ainda sai na frente! Clã Menor com 2 Escolas! UAU!

    Isso, claro, mantendo a idéia de "poucas escolas, menos crunch" e talz. Acho q fazer um suplemento pra "Non-Great Clans" (misturebando aí Ronins, Irmandade, Clãs Menores e seja lá mais quem for) de repente, mais viável.

    Uma coisa q notei no Enemies, é o apoio (MUITO BEM VINDO!) pros jogadores criarem seus próprios monstros. Ainda não li o livro na íntegra, mas imagino q seja algo bem próximo da tabela de "Crie seu Próprio Oni", q vinha no livro do mestre da 2ª edição. Talvez tenhamos mais material "faça você mesmo" vindo por aí tb.

    TALVEZ.

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...