13 de novembro de 2010

Lanterna Verde: O que Temos até Agora...

Bom, confesso que não estou tão interado assim quanto gostaria de estar sobre todos os detalhes da produção deste longa metragem, mas, o post recente do Minas Morgul me fez postar quase um dia depois do último post, o que é bem raro até.

Fato, estou longe de ser a maior autoridade tarada no assunto sobre o Lanterno-verso, mas, mesmo assim, depois deste comercial e alguns previews internet a fora, creio que seja hora de manifestar pelo menos a minha opinião.

Para quem acompanhou o vídeo do blog acima, vamos aos detalhes da catação de piolho feita durante as várias idas e vindas que fiz graças à minha conexão discada.



1. Reparem em 0:02 s. A bateria energética do anel está em cima da mesa do Hall. Não dá pra ver muito bem, mas obviamente, ela não segue o formato já consagrado nos quadrinhos. Puristas de plantão, manifestem seus pitis.

2. O uniforme do Lanterna. Deus do Céu. De quem foi a idéia de fazer esses músculos destacados? Isso já não tinha dado certo no Batman Eternamente e vão nos fazer engolir mais essa?

3. Nada contra o ator interpretando Hall Jordan, ele até se parece. Mas, custava alguém dar um tapa naquele cabelo? Verdade seja dita, é bem provável que as frescuras habituais de Hollywood tenham obrigado a produção a nos fazer engolir mais esse sapo, mas, sincero. Só forçando muito minha imaginação para aceitar aquele cara como o Hall. Mas, verdade seja dita, nada que vá fazer meus neurônios vazarem pelos ouvidos.

Hall Jordan e alguns oficiais da Tropa Verde.
Ao fundo, está Íon, a encarnação da
força de vontade no Universo.
Quem disse que a DC não tem uma mitologia
legal?
4. Blake Lively como Carol Ferris (par romântico do protagonista e posteriormente SPOILER: vilã da trama na pele da Safira Estrela). Pô, eu gostei. Ela realmente parece com a Carol atualmente desenhada. Viu só? Arrumar atores parecidos com o personagem não dói.

5. Em outros previews pela net se pode ver o visual do Killowog. Sincero, se o for pra ver um dos Lanternas Verdes mais legais transformados num gigantesco chicletão mastigado parecido com um hipopótamo, vou me preparar para assistir mais um filme com a adorável sensação de um coturno cravado na virilha (perdão meninas, mas não deu pra dourar a pílula dessa vez). A quem interessar possa, Kilowog é atualmente o único sobrevivente de sua raça. Sua força "braçal" é tão grande que o anel dele é o único da Tropa inteira capaz de emitir som de impacto no vácuo (o.0) (Físicos de plantão, sintam-se à vontade para elucubrar a respeito).

6. Dizem as más línguas, Hall Jordan será o único Lanterna "live-action", enquanto todos os outros "ETs" serão feitos em CG. Isso pode ser bom, pode ser ruim. Outra coisa prometida pelo roteiritas foi que o filme terá um clima meio Star Wars, com várias culturas inter-planetárias bem diferentes umas das outras. Novamente, pode ser bom, pode ser péssimo.

7. Voltando ao comercial do MM, notem as cenas de 0:13 s a 0:16 s. Nelas, temos uma nave caindo na Terra, e em seguida, um prédio da Ferris Aeronática é destruído, cai um helicóptero, etc. Óbvio que essas cenas não precisam estar ligadas, mas creio que isso signifique que essa seja a mudança na história original que os autores do filme se referiam. Originalmente, o Lanterna Verde do setor 2814 (onde está a Terra), Abin Sur, sofre um acidente em sua nave espacial (vale perguntar: Você tem um anel energético que permite viajar tranquilamente pelo vácuo do espaço a uma velocidade assustadora, com suporte vital, comunicação e banco de dados [talvez com Bluetooth. Tudo fica melhor com Bluetooth. Ou, parafraseando o Hall: "Greentooth"]. POR QUE RAIOS VOCÊ VAI USAR UMA NAVE ESPACIAL? Tá, este fato foi explicado recentemente nas hqs, mas gostaria de manifestar a interrogação). Esta, cai na Terra, e o alienígena moribundo pede ao anel que traga até ele o ser inteligente mais próximo com maior capacidade de superar o medo. O escolhido, então, é o arrojado, petulante e audacioso piloto de testes da Ferris Aeronáutica Harold Jordan. Abin então lhe entrega o anel ao humano e o mete na maior roubada da sua vida: atuar como "policial interplanetário" da Tropa dos Lanternas Verdes.

Kilowog: Era assim...
O que quero dizer é que ao que me parece, a nave de Abin agora cai na Ferris, tornando mais plausível o fato de justo Hall Jordan ser o escolhido para herdar seu anel. Tá, não melhorou muito a lógica, mas sempre tem aquele purista fanático pra encher o saco. Então acho que isso pode ser um "meio termo para agradar a todos". Não me agradou, pelo menos.

8. 0:16 s. Sim, o Hall faz uma mãozona gigante com o anel para bater nos bandidos. O Batman tem razão de zoá-lo como o "Mestre da batedeira verde gigante". Esse apelido surge porque o Bruce acha que o anel ganharia usos mais inteligentes na mão dele, à medida que o Hall o usa para as mais diversas infantilidades e inutilidades.

... Mas posso ficar assim!
9. 0:24 s. Hall chega voando e enfia um chute num vilão perdido na cena. Reparem ao fundo. Há uma espécie de "cofre" emanando uma energia amarela... Indícios do aparecimento de Sinestro e Paralax por aí?

Queria chegar no item 10, mas não deu. Bom, estou sem grandes expectativas quanto a este filme. Provavelmente, mais uma adaptação muito mal feita do universo dos quadrinhos ao mercado zilhonário das telonas. Vou ver meu herói predileto ofendido de diversas maneiras possíveis, minha inteligência subestimada a níveis antes inimagináveis e sair do cinema com a sensação de que extraíram meu fígado sem anestesia durante a exibição. Ou seja, imperdível!

Enquanto isso, vamos acompanhando a Noite Mais Densa pelos quadrinhos nacionais. É infinitas vezes melhor.

PS.: A saber, meu Laterna terráqueo predileto não é o irritante Hall Jordan, e sim o Kyle Rainer. Não por questões de poder, mas porque ele, assim como eu, é um artista plástico.

Fala sério. Dá medo, não dá? Lê-se: "PODEROSO DEMAIS" Porque dar ao maldito
Batman um super-poder baseado em inteligência, vontade e imaginação pareceu
uma boa idéia na hora.

4 comentários :

  1. É impressão minha ou o filme tem um clima fanfarrão demais?... bom, é um trailer curto, mas me deixou essa impressão. E o Ryan Reinolds é um ator que não me convence em nenhum filme que faz, então de fato não gostei dessa escolha...

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja coisa do Entertainment Tonight mesmo, Astreya. Pelo menos eu estou rezando pra q seja. Um Hall piadista é tudo o q o filme precisa pra fracassar de vez.

    Outro detalhe, o amigo de Hall a quem ele revela sua identidade heróica é o seu colega (na verdade, um mecânico de aviões) apelidado de "Tortinha" aqui no Brasil (não faço idéia da origem do apelido). Originalmente, era um inuit ("esquimó") tímido e atrapalhado. No filme, ou o Tortinha resolveu virar um nerd de cabelo crespo ou isso foi outra coisa totalmente alterada no filme. O desejo assassino de estripar o roteirista começa a surgir de novo...

    Sobre o clima "comédia", acho q entendi o q a produção pensou: "O Lanterna não é um herói q vende tanto assim, como Superman ou Batman. Mas precisamos agilizar o filme dele pra fazer o filme da Liga. Como fazer isso ser lucrativo? Ah, ponham um clima de comédia, chamem toda a família e vamos fazer um filme super Seção da Tarde e vendê-lo baratinho pra emissoras latinas depois!" Quem leu e assistiu a Liga Extraordinária sabe bem do q estou falando. A essa altura. Pelo menos eles (AINDA!) não pensaram em enfiar um romance adolescente com criaturas sobrenaturais na trama. Pq fariam isso? Pq isso sempre dá certo, oras! Já estou encomendando um boneco vodu do diretor pela Internet...

    Não conheço bem o trabalho do RR, mas ele como Deadpool/soldado-figurante-irritante no filme do Wolverine tb não agradou muito. Mas não vou julgar um cara baseado num filme q teve q ferrar o roteiro pra tuchar o Will.I.Am na história. Mas q aquele "I'm looking for trouble" no fim do vídeo me causa tumores de preocupação, isto é fato.

    Novamente, faço uso da terapêutica hermenêutica situacional pra me tranquilizar dizendo a mim mesmo q esses roteiristas são muito mais gabaritados pra obra em questão do q eu.

    ...

    Já disse hoje q odeio a hermenêutica?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Astreya e contigo, Hayashi; um Hal Jordan piadista é tudo que precisamos para que o filme fracasse, da mesma forma que um Thor "poser" há de arruinar o nome de meu filho nos cinemas.

    Também achei que o bravo Kilowog (meu Lanterna Verde Favorito) merecia mais respeito.

    ResponderExcluir
  4. Outro detalhe q até então tinha passado despercebido. Por favor, pausem a imagem no momento em q o "Tortinha" se espanta com o Hall trocando de uniforme.

    Mais alguém reconhece o Leonard, de Big Bang Theory?

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...