8 de fevereiro de 2011

L5R: "City of Lies" Traduzido

Ryoko Owari. A Cidade dos Muros Verdes. Centro comercial do Escorpião, localizado estrategicamente às margens do Rio do Ouro no coração do Império. Uma cidade célebre em vários livros e peças de teatro, e que ganhou vários outros nomes não tão belos ao longo da história, sendo mais conhecida pela vastidão de Rokugan como a Segunda Capital Imperial e Cidade das Mentiras.

Como capital do comércio do Escorpião, Ryoko Owari é onde o melhor e o pior do Clã Escorpião se combinam, numa rede de crimes, tráfico de ópio, influências políticas, jogos de poder e as amenidades das casas de geishas do Quadrante Licenciado. E o Escorpião pouco faz para impedir isso. Grande parte dos turistas que vêem à cidade buscam conhecer exatamente este lado perigosamente negro que ela emana, além do fato de que, se você precisa encontrar um mal, ele com certeza estará na cidade. Ou seja, se você procura um criminoso fugitivo, é para cá que ele virá.


City of Lies se inicia com poucas páginas fora de seu assunto principal. Elas visam informar ao leitor das obrigações, direitos e privilégios de um Magistrado de Esmeralda, pois o livro é montado como se fosse um manual a magistrados recém chegado à cidade.

Em seguida, o livro fala, ao longo de quatro capítulos, da história, locais, pessoas e ameaças públicas importantes da cidade. Sempre partindo de relatos literários relacionados, como se fosse um apanhado geral mesmo.

O lado ruim deste livro, é que ele, assim como vasta maioria dos produtos de L5R, visa atender ao cenário em sua então presente época. Assim, caso você imagine usá-lo em plena harmonia com a 4ª edição, nem tudo transcorrerá tão bem assim. A essa altura, todos os personagens listados nele provavelmente já morreram e grande parte das edificações podem ter sido alteradas durante o período em que o Unicórnio ficou com ela. Além do que, a Ilha Gota de Lágrima, o principal pólo financeiro da cidade, agora pertence a patrões do Mantis, não mais ao Escorpião. Mas nada impede usar as histórias ali presentes em suas aventuras para outros personagens. Histórias essas, aliás, cheias de incertezas e que parecem não informar tudo sobre o personagem. Afinal de contas, eles são relatos de outras pessoas em relação a eles, e numa cidade Escorpião comandada pelos Shosuro, qualquer aparência pode ser um ardil deliberado.

Também destaco que o conteúdo é totalmente interpretativo. Sem fichas, regras ou opções mecânicas quaisquer. Considerei isso algo muito bom. Bastante completo, mas com algumas ilustrações lamentavelmente executadas (embora outras tenham ficado bem legais) e ainda por cima com um mapa de Ryoko Owari ao final, o livro ficou bem divertido, prático e eficiente ao que propõe.

Download do livro traduzido de L5R: Cidade das Histórias

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...