24 de fevereiro de 2011

Scion: Mellus Hëim


Continuando com a temporada de Scion aqui na HnI, resolvi postar hoje uma idéia que já tenho há algum tempo para este RPG. Não se trata de nenhum plot megalomaníaco ou estratagema super complicado para detonar seus jogadores. Sério, as crias de Titã fazem isso tranqüilamente por um cachê baixo. Se bem que eu posto de graça, mas... Bom, ao assunto em si.

Já faz algum tempo que penso em como seria um lugar "for Scions only". Ou seja, onde os Heréus dos mais diferentes panteões pudessem falar de coisas divinas, falar uns com os outros abertamente, sem linguagem codificadas ou serem encarados como malucos que saem por aí degolando monstros mitológicos imaginários. O que considerei como melhor lugar para isso seria, claro, um BAR! Mas não um botequim pé de chinelo qualquer, um bar muito do bem freqüentado e com equipamentos suficientes para garantir a entrada de Heréus apenas e de quebra, ser um ótimo motivo para juntar um bando que ainda não se formou (leia-se: Como começar uma campanha de Heróis totalmente iniciantes). Além de ter total mobilidade para se encaixar em praticamente qualquer cidade do mundo onde você resolva colocar sua campanha.

Com vocês, o Aesírico (esse adjetivo existe?): Mellus Hëim!

(PS introdutório: As imagens deste post tiveram que ser caçadas à unha no Google Imagens para se adequar à idéia que já havia concebido previamente. Por isso, algumas ficaram meio discrepantes em alguns detalhes, mas acho que conseguem passar a idéia geral.)


O Mellus Heim foi fundado, gerido e servido pessoalmente por Robert Stevenson, Heréu de Baldur, há gloriosos 20 anos. O lugar começou como uma espécie de sonho pessoal de Robert, que já queria servir ao seu pai e à honrada causa dos Aesirs de maneira menos diretamente combativa. O estrategista de seu antigo Bando disse a Robert que todo exército precisava de três linhas fundamentais: ataque, defesa e suprimento. Faltando qualquer uma delas, este exército ruiria. Sem dúvida que muitos deuses e panteões podem fornecer pessoas para ataque e defesa competentes e aos montes... Mas... E quanto à terceira linha? Como esses guerreiros descansarão de suas lutas pessoais ou mortais? Robert então decidiu apoiar a causa dos deuses neste setor. Surgiu então a idéia de um espaço de convivência onde os Heréus dos mais diferentes panteões pudessem se divertir um pouco e pelo menos por curtos momentos viverem de acordo com suas próprias naturezas, sem os fingimentos que podem vir a ter em suas vidas "civis".

Se você consegue ler isso, parabéns!
Você pode entrar no bar!
Primeiramente, o bar é uma espécie de lenda. É até possível ouvir falar dele nos círculos humanos normais, como uma espécie de bar secreto em algum lugar da cidade que pouquíssimas pessoas conseguem acesso. Há boatos sobre uma seleção rígida na entrada, o que não é inteiramente verdade. Também há quem diga que o bar seja uma espécie de sociedade secreta, onde apenas conspiradores riquíssimos podem entrar para celebrar seus vícios mais repreensíveis.

Os boatos estão certos em dizerem que apenas uma espécie de sociedade secreta pode entrar no Mellus Heim. Apenas seres com Lenda são capazes de distinguir sua entrada de uma simples porta qualquer, e os umbrais são protegidos por uma invocação da Esfera Guardião que impede a entrada de qualquer ser que não tenha Lenda no local. Ou seja, apenas Heréus (e crias de Titã, aliás) podem notar as inscrições "Mellus Heim" nos degraus que levam ao bar, e, no improvável caso de algum humano quiser entrar na porta por motivos quaisquer, este será impedido, pela própria força da barreira invisível do encanto ou talvez por alguma outra influência do Destino (outra coisa lhe chama a atenção, por exemplo).

O primeiro ambiente do Mellus Heim.
O bar fica no subsolo, acessível por uma escada que dá para a própria calçada ao porão de uma casa, que vem por acaso a ser a casa onde o próprio Robert mora. Após passar pela porta tranqüilamente (sendo você um Heréu), o interior do primeiro ambiente lembra bastante o de uma caverna (o que rendeu o apelido de "a caverna" ao bar para os Heréus não muito adeptos do idioma nórdico). É lá onde o próprio Robert atende os fregueses com toda a luminosa simpatia e um sorriso aberto dignos de um Heréu de Baldur. O clima é propositalmente tendente ao nórdico, com escudos e armas vikings penduradas nas paredes de pedra cinza e iluminação à luz de velas. O balcão e as mobílias são de madeira fina, com bancos anexados às mesas (estilo que Robert começou a preferir ao descobrir que isso dificulta que cadeiras e mesas voem em momentos de ânimos exaltados). Os pratos e drinks servidos ali também são típicos das culturas natais de seu pai, com muitos defumados e bebidas como o hidromel.

O ambiente "Amatsukami" do Mellus Heim.
Os ambientes seguintes (o espaço total do bar é de centenas de metros. Robert não explica detalhadamente se há ou não influência sobrenatural nisso. Ele diz que usa feitiços de encolhimento do espaço para economizar impostos, mas o faz com um tom satírico que costuma impedir que as pessoas acreditem nisso) são temáticos a cada um dos panteões que mais freqüentam o bar. Os Amatsukami costumam preferir o ar mais sereno e zen dos biombos de papel branco sobre madeira preta, com mesas baixas onde se ajoelham para desfrutar do sakê e dos pratos japoneses. Já os Dodekatheon deixam seus calçados na entrada dos gramados (isso mesmo. Robert - sabe-se lá como - cultiva um jardim subterrâneo neste ambiente) para sentirem a grama sob os pés enquanto se reclinam nos lençóis para desfrutarem de frutas frescas e do vinho digno da admiração de Dionísio cercados por estátuas e outras esculturas clássicas, algumas estruturais, como as pilastras que sustentam o teto. Os Pesedjet, tradicionalistas como são, se sentam nas mesas de pedra para se banquetearem cercados e servidos pelo ouro e jóias reluzentes. Os Loa e Atzlanti costumam preferir o normalmente enevoado e abafado ambiente que lembra uma gruta natural. Em meio as pedras saltadas, trepadeiras e samambaias adornam as paredes o que gera um aparentemente caótico porém agradável clima tropical noturno.
Robert Stevenson. Um cara que sorri
muito. E há bons motivos para não
vê-lo bravo.

No início, apenas Robert trabalhava no bar, que só possuía seu primeiro ambiente. Com o tempo, porém, outros Heréus foram contribuindo voluntariamente para expandir, apoiar e suprir o Mellus Heim das mais diferentes formas. Seja com apoio financeiro, mágico ou com talentos úteis, como preparar ou servir pratos únicos ou até mesmo contando uma história no palco que fica no primeiro ambiente. Todo tipo de performance é bem-vinda, e se Robert vier a gostar muito da apresentação (que pode variar de um show musical de uma banda ou até mesmo a narração de uma batalha furiosa contra as crias de Titãs), o artista pode receber um desconto ou até mesmo uma rodada de graça para todos os clientes! O que sempre acaba criando novos laços, clientes fiéis e uma incrível expectativa quanto a que tipo de apresentação acontecerá no dia.

Os outros funcionários do bar (como cozinheiros e garçons dos outros ambientes) também são Heréus de menor Lenda que escolheram se juntar a Robert por concordar com sua ideologia. Eles são especialistas em suas especialidades, e seriam tidos como autoridades elevadíssimas nas suas respectivas culinárias se o mundo laico sequer soubesse de seus talentos. Robert não vê muita razão para investir em segurança, já que as ocultações externas parecem cumprir seu papel, e nenhuma cria de Titã em sã consciência entraria num lugar com tantos Heréus/m². No caso de qualquer engraçadinho tiver a feliz idéia de mexer no bar enquanto está fechado (de manhã, quando Robert está dormindo, por exemplo), não custa lembrar que mesmo que seu dono não seja mais um feroz guerreiro, ele descende do mais belicoso de todos os panteões, e ainda tem um ou dois truques na manga que aprendeu na ativa.

Robert sempre carrega a espada curta que lhe foi presenteada por seu pai. Mesmo quando está em seu balcão. Mas, em todo caso, a boa e velha escopeta embaixo do balcão também pode ser uma opção.

O Mellus Heim é um ponto de encontro para toda a comunidade mítica da região onde se instala. E claro, é muito difícil não ter Robert como um amigo próximo mesmo depois de sua primeira visita ao lugar. E irritar Robert é irritar seus amigos. Este é outro raciocínio que mantém as crias de Titãs longe dali. No caso de pretenderem um combate mais sutil contra este poderoso ponto, outros Heréus também estão a postos. Por mais que "um lugar que não exista não possa ter seguro", muitos são os conhecedores das vias burocráticas que usarão de Dons e Truques dos mais sagazes para reparar qualquer dano que porventura venha a ser causado a Robert ou ao Mellus Heim.

O Mellus Heim é um ótimo ponto para negociações, conversas, divertimento ou até mesmo para conhecer e trocar experiências com outros Heréus. Assim, é bem natural que alguns Bandos sejam formados ali ou que se possa ter notícias de Bandos separados.

Estranhamente ao que muitos podem vir a pensar, o Mellus Heim não é um lugar propenso a brigas. Novamente, irritar Robert é irritar muitos outros Heréus. Que não chegarão a punições extremas como matar outro Heréu, mas farão o possível para lhe dar uma "aula de etiqueta sobre como se portar num bar deste nível". Ou seja, se quiser começar uma briga, o faça lá fora, de preferência longe do Mellus Heim. Todo dano deve ser pago. Não interessa se é costume grego quebrar os pratos depois das refeições festivas, você terá que pagar por eles mesmo assim.

Mas, acima de tudo, é um lugar de muita diversão, descontração e festas. Afinal de contas, é só mais um bar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...