15 de fevereiro de 2012

Projetos em MDF: Porta-Pratos de Jade

Saudações, visitantes!

Hoje, vamos falar de um assunto sobre o qual não posto aqui há muito tempo. As pessoas até podem ter achado que realmente eu parei de trabalhar como artesão, o que é parcialmente verdade. Nos tempos em que eu trabalhava em tele-atendimento, de fato ficava difícil trabalhar direito nas peças, dar acabamento, esse tipo de coisa.

Mas agora que o tempo melhorou, tive tempo finalmente de terminar esta peça que já tinha planejado há muito tempo. O nome pode até parecer estranho, mas basicamente é uma bandeja destinada a segurar prato e copo quando você vai jantar, por exemplo, em frente à TV na sala. Também há quem chame isso de "suplat", mas como isso pode designar vários objetos de formatos diferentes, mas com a mesma função, resolvi usar meu termo caseiro de "porta-pratos" mesmo. De início, me soou bastante inútil, coisa de preguiçoso, mas também disseram isso sobre o controle remoto. Bom, enfim, acabou que resolvi brincar um pouco com a idéia.

 Primeiramente, para os fãs (ou não tão fãs assim) de L5R, o que vocês veem aqui:


Ok, pelo menos uns 90% de vocês devem ter pensado em jade. Isso é tudo que eu precisava saber. E agora, quanto a isto aqui:



Jade também? Talvez esmeralda? Uma pintura do Pollock até hoje não conhecida? Ou terá sido o Hayashi que espirrou em cima de um quadro todo verde? Bom, a saber, a primeira ilustração é, na verdade, mármore verde. Mas achei muito mais estético do que a jade propriamente dita. Esta segunda é um fragmento da textura que consegui imprimir nesta peça. Na minha opinião, não ficou tão parecido assim com o mineral tanto quanto parecia, mas, acho que deu conta do recado.

Bom, agora vamos às fotos da peça propriamente dita já terminada.

Primeira pose do porta-pratos. Mais para mostrar a textura de "jade" em si, em contraste com o preto. Originalmente, haveria um fundo de chamas na parte de baixo (eu brincaria horrores com a ideia de servir para manter a comida quentinha), mas, como o próprio formato dele excede em muito o A3, acho que sairia muito caro. Além do mais, o preto não ficou tão ruim assim.

Não sei se ficou muito nítido, mas sim, há alças que unem as partes de cima e de baixo. O que o torna uma bandeja bem estável.

Segunda foto vista de ploungé. Basicamente, mais contraste "jade"/preto.

Também temi quanto a estruturalidade do negócio. Achei que o peso do prato e do copo pudessem "afundar" a parte de baixo, quebrando o conjunto. Puro medo bobo. Eles nem sequer tocam a parte de baixo. O que é legal, porque além disso, evita que você se queime ao colocá-lo no seu colo.

Mesmo assim, há um tratamento impermeável com vidro líquido e verniz acrílico pro caso de ser necessário lavá-lo.



Suplat em ação! Por fim, esta figura horrenda aí não é o Grendel. Sou eu testando o produto empiricamente. Infelizmente, a cobaia sobreviveu e está aqui escrevendo o post. Não, não deu pra arranjar gente mais qualificada. O Antonio Banderas estava ocupado, a Angelina Jolie não se interessou e Jonny Depp está rindo até agora do convite. Acabou que o produto final ficou bem divertido e o efeito do vidro do prato transparente também ficou bem legal sobre o verde, branco e preto. Fora que é bem legal poder almoçar e jantar tendo a plena certeza de que minha refeição está 100% livre de Mácula das Terras Sombrias.

Espero que tenham gostado. Qualquer coisa (como pedidos, mesmo que sejam com ideias gráficas diferentes), é só falarem por aqui, na falta da loja virtual que acabou se estourando sem muito sucesso.

2 comentários :

  1. Que lindo! E que ideia abençoada! Comer no sofá assim é bem mais fácil.

    Não se preocupe que a foto não está assustadora =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Astreya.

      Tb gostaria de acrescentar que me segurei horrores para não fazer nenhuma piada durante o post do tipo: "No dia mais claro, na noite mais densa...". Pq realmente, ficou tb bastante Lanterna Verde na minha opinião também. Não q eu reclame, longe disso.

      Excluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...